Rede IVG
Tecendo transformação nos territórios
No enfrentamento das desigualdades sociais, soluções isoladas têm impacto limitado. Desafios complexos como a exclusão social, a evasão escolar, o desemprego juvenil e a precarização do trabalho fazem parte do cotidiano dos territórios onde atua a Rede IVG — e exigem respostas integradas, articuladas e contínuas. Nesse cenário, o trabalho em rede se consolida como uma estratégia eficaz para gerar mudanças duradouras.
A Rede IVG, articulada pelo Instituto Pe. Vilson Groh, tem se posicionado como uma das forças na busca por essas soluções. Como um ecossistema de colaboração entre organizações da sociedade civil e escolas sociais conveniadas, a Rede transforma os territórios à medida que participa da vida das pessoas e compreende suas necessidades.
Juntas, essas instituições operam de forma interdependente para ampliar oportunidades para crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade na Grande Florianópolis.
Nesta seção, você vai conhecer as organizações da Rede IVG e como cada uma, com sua identidade e missão próprias, atua de forma complementar para enfrentar esses desafios. Este é um convite para descobrir o impacto da educação para o futuro, do protagonismo juvenil, do acesso à cultura, da representatividade, da tecnologia — e da potência que existe nas parcerias com os setores público e privado para ampliar caminhos de transformação.
Experiência, território e transformação social
As organizações que compõem a Rede IVG nasceram a partir da escuta ativa das comunidades. Suas origens estão diretamente ligadas a contextos de desigualdade, onde o acesso à educação de qualidade, ao cuidado e à cidadania eram historicamente negados. Desde a década de 1980, essas instituições vêm apostando na formação integral do ser humano e na valorização do protagonismo social.
A atuação conjunta nos territórios é baseada em três pilares:
- Presença territorial contínua e confiável
- Oferta de projetos e programas alinhados às necessidades das faixas etárias
- Promoção de uma cultura de direitos e corresponsabilidade
Caminho de oportunidades
Impacto por ciclo de vida
Por meio do trabalho articulado, a Rede IVG oferece um caminho formativo contínuo, do acesso à educação básica até a inserção no mundo do trabalho e no ensino superior. Esse modelo se diferencia pela integração entre serviços, que permite atender às demandas específicas de cada fase da vida, evitando lacunas e rupturas no processo de desenvolvimento.
Todos os serviços são gratuitos e fundamentados nos princípios de uma educação integral, humanizadora e emancipatória, com foco no fortalecimento das capacidades individuais e coletivas.
Primeira infância (0 a 5 anos)
- Educação Infantil
- Acolhimento Institucional
Infância (6 a 11 anos)
- Ensino Fundamental (em escolas sociais)
- Educação Complementar
- Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos
- Acolhimento Institucional
- Assessoramento e defesa e garantia de direitos
Adolescência (12 a 17 anos)
- Ensino Fund. e Médio (em escolas sociais)
- Educação Complementar
- Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos
- Acolhimento Institucional
- Inserção social e laboral
- Assessoramento e defesa e garantia de direitos
Juventude (18 a 24 anos)
- Ensino Médio (em escolas sociais)
- Educação Complementar
- Inserção social e laboral
- Assessoramento e defesa e garantia de direitos
Famílias e adultos
- Inserção social e laboral
- Assessoramento e defesa e garantia de direitos
- Assessoramento às organizações sociais
A Rede IVG atua em três municípios da Grande Florianópolis – Florianópolis, São José e Palhoça
e também mantém uma frente internacional em Empada, na Guiné-Bissau (África).
Em 2024, o impacto da rede alcançou:
Esses números refletem não apenas escala, mas eficiência no uso dos recursos e compromisso com a transformação social baseada em dados.