CSES

Centro Social Elisabeth Sarkamp

O CSES é uma organização sem fins lucrativos e de natureza associativa, fundada em 2004 e mantida pelo trabalho de voluntários e lideranças locais. Busca, por meio de um grupo comunitário organizado, ter mais influência na articulação ante os problemas da comunidade, promover movimentos ambientais e atividades de cunho assistencial e educativo, ampliar trocas culturais e de vivência, desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Abrangência

Alto da Caieira (Florianópolis – Ilha).

Serviços oferecidos

Apoio aos Serviços Pastorais da Igreja Local, e Inserção Social e Laboral.

Centro Social Elizabeth Sarkamp - Rede IVG

117

famílias atendidas.

186

jovens – apoio na inserção social e laboral

436

pessoas atendidas.

49

migrantes.

18

voluntários. 

R$ 45,66

investimento médio mensalmente, por família

R$ 5.343,00

investidos em ações em 2022

Apoio à Igreja Católica da Comunidade Nossa Senhora Aparecida do Alto da Caieira

Oferece suporte à catequese local com planejamento e realização de encontros com as crianças e jovens em preparação para a primeira comunhão e crisma. Também atua na formação da liturgia com a equipe da capela e escala litúrgica para a realização das celebrações e nas datas festivas com destaque para a Festa da Padroeira.

Cuidado e atenção ao território e à Casa Comum

No último ano, viabilizou a reforma da capela incluindo pintura e iluminação, a manutenção do parque infantil e o plantio de mudas nas trilhas ecológicas. Junto à Escola Marista e lideranças comunitárias atuou na articulação para a revitalização do Parque Ecológico e na realização de projetos ambientais, mutirões e celebrações ecológicas.

Fotos

Depoimento sobre a CSES

Em tempos de pandemia, foi possível notar a mensagem de Cristo exposta na participação e envolvimento dos moradores. Os trabalhos sociais realizados em nossa comunidade fizeram com as pessoas olhassem além dos seus telhados, pois juntos podemos caminhar sem colocar as diferenças na frente. Não importa a religião, crença ou partido político. Quando a dificuldade vem, o que precisa prevalecer é o espírito de solidariedade”.
Ana Célia Arruda Maria, diretoria do CSES.
A certeza que tenho é de agradecer a Deus pelo trabalho que o Centro Social Elizabeth Sarkamp tem feito na comunidade do Alto da Caieira. Nos ajudamos enquanto comunidade, buscando deixar ninguém desamparado. É muito bom ter pessoas como os voluntários do CSES perto da gente.
Isaura Rosa, moradora da comunidade.

Outras instituições

plugins premium WordPress