Rede IVG

A Rede IVG é formada por sete organizações e duas escolas parceiras conveniadas que, juntas, trabalham pela garantia de diretos da criança, do adolescente e do jovem das comunidades empobrecidas da Grande Florianópolis. 

Tecendo transformação nos territórios

O Instituto Pe. Vilson Groh trabalha junto, ombro a ombro, com seis organizações sociais e duas instituições de ensino, formando a Rede IVG. 

Espalhadas pelas periferias da Grande Florianópolis, essas organizações nasceram, cada uma ao seu tempo, a partir de um grito de socorro das comunidades, marcadas pela falta e a desigualdade.

Desde os anos 1980, essas organizações têm sido conduzidas por pessoas perseverantes, que foram abrindo caminhos, vendo possibilidade onde ninguém mais via, para instaurar um processo inverso ao assistencialismo: a promoção do protagonismo, firmado nos direitos humanos.

O caminho de oportunidades da Rede IVG

É por meio de um trabalho articulado que a Rede IVG consegue oferecer um caminho contínuo de oportunidades a crianças, adolescentes e jovens que vivem nos mais de 40 bairros impactados.

Esse caminho inicia com os serviços de Educação Básica (Ensino Infantil, Fundamental e Médio), Acolhimento Institucional, de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e finaliza com a oferta de preparação pré-universitária e apoio ao ingresso e permanência nas universidades e mercado de trabalho.

Todos esses serviços são acessados gratuitamente e são pautados nos princípios de uma educação integral, humanizadora e emancipatória.

Onde a Rede IVG atua

As organizações da Rede IVG estão fisicamente nos municípios de Florianópolis, Palhoça e São José, além da cidade de Empada, na Guiné-Bissau, África. Nosso impacto se estende para outras cidades da região metropolitana, alcançando mais de 40 bairros e suas comunidades.

Serviços oferecidos

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental e Médio (Escolas Sociais)
  • Educação Complementar
  • Acolhimento Institucional
  • Convivência e Fortalecimento de Vínculos
  • Inserção Social e Laboral
  • Assessoramento às organizações (IVG)

A ACAM – Amigos da Criança e do Adolecente do Morro do Mocotó desenvolve ações educativas e assistenciais para crianças e adolescentes, e suas famílias, nos morros do Mocotó, da Queimada, do Bode e Jagatá.

A Associação João Paulo II atua na Comunidade da Prainha, em Palhoça, na promoção da Educação Básica e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no contraturno escolar para crianças e adolescentes.

A Amigos da Guiné-Bissau é um programa humanitário de educação para crianças, adolescentes e jovens que vivem na cidade afriana de Empada, na Guiné-Bissau.

O CEDEP atende crianças, adolescentes e jovens do Monte Cristo, oferecendo serviços no contraturno e apoio na inserção social e laboral.

O Centro Cultural Anastácia oferece acolhimento institucional e realiza projetos de inserção social e laboral para adolescentes e jovens de toda Florianópolis.

O Centro Social Elizabeth Sarkamp fica no Alto da Caieira, onde que oferece apoio à capela e engaja as famílias da comunidade em atividades social e de sustentabilidade.

Parcerias socioeducacionais – Escolas Sociais Maristas

O Marista Escola Social Lucia Mayvorne é uma unidade do Grupo Marista que oferece Educação Básica gratuita numa perspectiva de Educação Integral às comunidades do Monte Serrat e do Alto da Caieira.

O Marista Escola Social São José é uma unidade do Grupo Marista que oferece Educação Básica gratuita numa perspectiva de Educação Integral a comunidades empobrecidas do município de São José.