Jovens do Pode Crer criam jogos para prevenir exploração sexual infantil

Jogos foram criados durante o Maio Laranja, mês em que se discute a importância de prevenir e combater a exploração sexual infantil

Durante o mês de maio, o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) desafiou cerca de 100 jovens do programa Pode Crer, a trabalhar com tecnologia para contribuir com a prevenção e o combate à exploração sexual infantil.

Em alusão à campanha Maio Laranja, esses jovens usaram impressoras 3D, Arduinos e linguagens de programação para prototipar jogos que conseguissem tornar esse assunto mais didático e acessível para crianças e adolescentes.

Fazendo os primeiros testes dos jovens

Na última terça-feira (28), um grupo deles apresentou as primeiras versões dos jogos criados para estudantes de uma escola da rede pública de ensino em Florianópolis. Um deles é um jogo de tabuleiro, com peças feitas na impressora 3D, que segue a lógica de perguntas e respostas.

Outro jogo cria uma relação entre o corpo da criança e as luzes do semáforo. Ele ensina que há partes do corpo que não devem ser tocadas e, quando isso acontece, o sinal vermelho é acendido.

Dados nacionais alertam para a importância de prevenir a exploração sexual infantil

No Brasil, 320 crianças e adolescentes sofrem situações de exploração sexual a cada 24 horas. O número pode ser ainda maior, já que apenas 7 a cada 100 casos são denunciados. Os dados, da Organização Mundial da Saúde (OMS), causam espanto principalmente quando relacionados ao fato de o país ter registrado mais de 11 mil denúncias de violência sexual, só em 2024, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

Iniciativa do IVG em parceria com o ChildFund Brasil

Essa é uma iniciativa do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), desenvolvida dentro do Projeto Legacy, em parceria com o ChildFund Brasil. O objetivo é conscientizar a juventude sobre como a tecnologia e a inovação podem ser usadas para defender os direitos da criança e do adolescente.

O Pode Crer é um programa social para crianças, adolescentes e jovens de comunidades periféricas, que querem seguir carreira profissional nas áreas tecnológicas e criativas, especialmente nas empresas de tecnologia e inovação da Grande Florianópolis.

O propósito do Instituto Pe. Vilson Groh é preparar esse público para acessar essas oportunidades, oferecendo um curso gratuito, prático, abrangente e que combina o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais.

Em 2024, o Pode Crer é correalizado pela Associação João Paulo II e conta com patrocínio da Caixa e do Governo Federal, do Ministério dos Direitos Humanos, da Fundação Salvador Arena (FSA), ChildFund Brasil, além do apoio dos parceiros FIESC e SEBRAE.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

2024_05_28_Maio Laranja - Childfund Brasil - Conbate à exploração sexual infantil 3
Jogos foram criados durante o Maio Laranja, mês em que se discute a importância de prevenir e combater a exploração sexual infantil
Padre Vilson Groh em lançamento do Relatório Social
Relatório Social traz dados e relatos de crianças, adolescentes e jovens atendidos pelos programas em 2023.
Na foto, há quatro jovens, duas moças no centro e dois rapazes nos cantos. Eles estão sorrindo, vestidos de camiseta azul clara.
Curso é gratuito e faz parte do Laboratório de Inovação Social do IVG, apoiado pela Fundação Salvador Arena.
plugins premium WordPress