Centro Cultural Anastácia inaugura biblioteca com acervo afro-brasileiro e antirracista

O Centro Cultural Anastácia (CCA) inaugurou, no último dia 22 de novembro, a primeira biblioteca de Florianópolis com acervo totalmente composto por obras literárias afro-brasileiras e antirracistas. 

O espaço, localizado na sede da organização no bairro Balneário Estreito, foi batizado em homenagem a João Ferreira de Souza (in memoriam), o Seu Teco, um dos fundadores da instituição e figura fundamental no Monte Serrat, comunidade periférica onde nasceu o Centro Cultural Anastácia.

O acervo conta com 1 mil livros de autoras e autores negros, além de obras antirracistas de referência. Entre as autoras e autores presentes estão Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Djamila Ribeiro, Milton Santos, Elisa Lucinda, Maria Firmina Reis e Abdias do Nascimento, entre outros. De Santa Catarina, destaque para obras de Jeruse Romão, Fábio Garcia, Maurício Pestana e Edenice Fraga. 

O espaço, de 80m², fica no piso térreo da sede do CCA, que foi totalmente reformado para receber as publicações. O projeto foi financiado pelo Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT/SC)

A Biblioteca João Ferreira de Souza já está aberta para visitação, de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 17h30, bem como os livros estão disponíveis para empréstimo para a comunidade de toda a Grande Florianópolis. 

Centro Cultural Anastácia completa 25 anos em 2023

A inauguração da Biblioteca João Ferreira de Souza – Seu Teco marcou os 25 anos de fundação do CCA, comemorados em junho deste ano; e integrou também os eventos em torno do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

O Centro Cultural Anastácia tem suas raízes no Monte Serrat, no Maciço do Morro da Cruz, Centro de Florianópolis. Nasceu do movimento comunitário com o propósito de enfrentamento pacífico da criminalidade, em meados dos anos 1990. 

A organização sem fins lucrativos integra a Rede do Instituto Pe. Vilson Groh e desenvolve um trabalho voltado para a educação, fortalecimento de vínculos, inserção social e laboral, assistência social, cultural e esportiva e acolhimento institucional, principalmente de jovens de periferias da Grande Florianópolis.

Além de projetos como o Rito de Passagem, Procurando Caminho e Jovem Aprendiz, desenvolvidos no contraturno escolar na sede da instituição (bairro Balneário, região continental da Capital), o CCA mantém a Casa de Acolhimento Darcy Vitória de Brito para crianças e adolescentes, no Monte Serrat. A Casa oferece acolhimento institucional para 20 crianças e adolescentes, conforme princípios, diretrizes e orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Conheça o site o CCA aqui.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Campanha Movimento Nacional ODS SC-01
IVG é parceiro do Movimento Nacional ODS SC na campanhade conscientização sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Centro de Inovação Social 1 - CIS Monte Serrat - Novas imagens-01-01
O primeiro Centro de Inovação Social em periferias da Grande Florianópolis, está avançando para sua fase de implementação.
089A7663
Em agosto, os jovens do Programa Pode Crer vivenciaram uma programação repleta de atividades variadas e oportunidades de aprendizado.
plugins premium WordPress