O projeto “CAIXA Tem – Programa Pode Crer” é uma iniciativa social inovadora que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da Região Metropolitana de Florianópolis.
O princípio do Programa é de que os jovens da periferia não são uma ameaça e sim uma oportunidade para a cidade. Para o presidente do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) e idealizador do projeto, Pe. Vilson Groh, “o jovem da periferia é um grande capital social. Uma força de criatividade e de trabalho subaproveitada e mal qualificada, e algumas vezes perdida precocemente para a violência”.
A solução proposta pelo Programa Pode Crer é promover a formação desses adolescentes e jovens, aproximando-os do ecossistema de inovação e tecnologia, e dos espaços educativos e culturais (Centros de Inovação Social), e, desta forma, contribuir na redução da desigualdade de oportunidades e no alcance da justiça social.
O Programa constrói uma conexão entre a necessidade das empresas de tecnologia e economia criativa em contar com pessoas preparadas, e a importância de melhorar o nível de educação e da capacidade de geração de renda das comunidades da periferia da Grande Florianópolis.
Participação no Programa Pode Crer é totalmente gratuita
O projeto “Caixa Tem – Programa Pode Crer” prevê a execução de trilhas formativas acompanhando crianças desde os 11 até 13 anos, e adolescentes e jovens dos 14 aos 24 anos, estes últimos, também, com o encaminhamento para o mercado de trabalho. O projeto iniciará em fevereiro de 2021, atendendo 320 jovens em duas unidades da Rede IVG (Associação João Paulo II e Centro Cultural Escrava Anastácia), e a participação no Programa é totalmente gratuita.
Parceiros do IVG no Programa Pode Crer
Dentre os parceiros estão: a Caixa Econômica Federal, como patrocinadora principal, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o SEBRAE/SC, o Movimento Floripa Sustentável, WOA, Acate (Associação Catarinense de Tecnologia), Instituto Guga Kuerten, Organização Internacional para as Migrações (OIM) Brasil, além de empresários da área de tecnologia. O Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA) e a Associação João Paulo II (APJII) são correalizadores do Programa junto com o IVG.
Sobre o Instituto Pe Vilson Groh
Fundado no ano de 2011, o Instituto Pe. Vilson Groh – IVG se articula em rede com oito organizações sem fins lucrativos (Rede IVG) que desenvolvem ações educativas e sociais nas periferias da Grande Florianópolis e Guiné-Bissau, na África. Foi criado para facilitar e potencializar o trabalho desta rede, criando sinergia entre as ações e gerando aprendizagem, além de ser um espaço de articulação política, onde se discutem os problemas sociais da região e propõem-se soluções, visando influenciar na formulação de políticas públicas.
A Rede IVG atende crianças, adolescentes e jovens, desde 0 a 24 anos ou mais, por meio de acolhimento institucional para crianças e adolescentes em situação de violência, educação infantil, ensino fundamental e médio, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (contraturno), além de pré-vestibular, programa de bolsas de estudo e inserção social e laboral. Todos os serviços são gratuitos e pautados pelo princípio da educação integral, buscando a defesa e a garantia dos direitos do público atendido.
5 respostas
Como Faso pra escrever minha filha ?ela tem 13 anos
Olá Nilda,
para crianças e adolescentes até 13 anos, o Projeto acontece na Palhoça, na Associação João Paulo II (Ponte do Imaruim). Para adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, o Projeto já acontece no Balneário Estreito, Florianópolis, no Centro Cultural Escrava Anastácia. Entre em contato conosco pelo telefone 48 99109-3918 para darmos mais detalhes e podermos te orientar quanto a inscrição, etc.