Com o mote “Junte-se à mudança que importa“, o Movimento Nacional ODS SC lança, em setembro, a nova campanha de conscientização para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – os ODS, com o apoio de instituições catarinenses, incluindo o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG).
A campanha começou nesta segunda-feira (2), mobilizando as mídias sociais, e vai até o dia 20 de setembro. A proposta é incentivar a sociedade catarinense a se engajar e contribuir com a implementação dos 17 ODS indicados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Planejada e executada por estudantes e docentes da UNIVALI, a campanha é voltada para as mídias sociais, ressaltando “situações cotidianas que, aparentemente, contribuiriam para o alcance da Agenda 2030, mas que pouco ajudam em grande escala”, explica a professora Isaura Maria Longo, uma das responsáveis por coordenar a campanha, que também ressalta: “A ideia é mostrar as mudanças que realmente importam”.
As peças da campanha estão sendo veiculadas diariamente nas mídias sociais do Instituto Pe. Vilson Groh, signatário do Movimento Nacional ODS SC desde 2019, contribuindo com os objetivos relacionados à erradicação da pobreza, à redução das desigualdades, à promoção de educação de qualidade e trabalho decente e ao fomento de parcerias entre instituições engajadas com a justiça social. Outras instituições também estão engajadas na campanha.
A campanha também está sendo divulgada em sc.movimentoods.org.br.
Movimento Nacional ODS SC é formado por voluntários
O Movimento ODS SC é formado por voluntários e visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. O grupo é formado por comitês locais que abrangem todas as regiões do Estado.
“Ao unirmos forças com uma instituição acadêmica de excelência, conseguimos ampliar o alcance das nossas ações, sensibilizando e mobilizando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para a importância de integrar os ODS em todos os aspectos da vida cotidiana. A colaboração com a Univali não só fortalece o nosso compromisso com um futuro mais sustentável, como também reforça a necessidade de parcerias estratégicas para garantir que ninguém seja deixado para trás”, afirma o coordenador geral do Movimento ODS Santa Catarina, Gilson Zimmermann.