Jovens estudantes do Programa Pode Crer vão apresentar seus trabalhos artísticos na Mostra OIA, que ocorre nesta segunda-feira, dia 11 de dezembro. O evento será realizado no teatro do Sesc Prainha, em Florianópolis. Além de uma exposição fotográfica e audiovisual, a programação contará com apresentações de dança, canto e teatro.
As produções a serem exibidas na Mostra foram desenvolvidas durante as oficinas de arte e cultura oferecidas pelo Projeto OIA, desde agosto. Esta é uma iniciativa promovida pelo Instituto Pe. Vilson Groh em parceria com a Produtora Ginga Criativa, no Centro Cultural Anastácia, organização da Rede IVG.
Para a coordenadora do projeto, Maria Elisabete Pereira, esta mostra é a materialização do trabalho de 6 meses de uma equipe de profissionais da cultura, sendo o resultado do que foi experenciado e criado de forma coletiva e horizontal. “Neste tempo pudemos presenciar várias evoluções para além da técnica, criamos vínculos humanos e afetivos.” afirma.
No evento, a turma de teatro, dirigida pela professora Geruza Bandeira, irá encenar o trecho do texto “Fando e Liz”, com dramaturgia de Fernando Arrabal e adaptação de Pedro Vieira e o texto “Quando o vento se Zanga”, com dramaturgia de Pedro Vieira.
Já a turma de dança, conduzida pela professora Aldelice Braga, irá apresentar coreografias que abordam as lutas que ainda são latentes em nossa sociedade. O canto ficará por conta da voz e direcionamento de Dandara Manoela e traz a água como tema e resposta.
A mostra também contará com intervenções audiovisuais dos alunos da oficina de produção de vídeo, ministradas pelo professor Wally Morais. Ainda terá exposição de fotos das duas turmas de fotografia de Radilson Gomes.
Projeto OIA no Programa Pode Crer
O Projeto OIA surgiu com objetivo de formar os jovens do Programa Pode Crer no desenvolvimento de habilidades técnicas, criativas e de comunicação através de oficinas de arte e cultura. Desde agosto, cerca de 100 jovens tiveram a oportunidade de frequentar aulas de canto, dança, teatro, além de oficinas de fotografia, produção de vídeo e produção de eventos culturais.
Durante as oficinas, eles tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos de cada linguagem artística e puderam entender um pouco sobre a dimensão profissional que envolve a cadeia produtiva da cultura.
O projeto é uma realização da Produtora Ginga Criativa e do Instituto do Pe. Vilson Groh. Patrocinado pelo Município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Modalidade Doação), o OIA é incentivado pelas empresas Cassol, Dimas e Teltech Solutions.
SERVIÇO
Data: 11/12, às 19h30
Local: Tv. Siríaco Atherino, 100 – Centro, Florianópolis
Evento Fechado