Nessa terça-feira (31), a jovem educanda da trilha 3 do Projeto “Caixa Tem – Programa Pode Crer”, Alessandra Zuffo, de 18 anos, representou o Instituto Pe. Vilson Groh e a Jornada X em um encontro virtual organizado pela Ashoka e Programa Escolas2030, na Semana de Educação Integral e Transformadora.
Alessandra contou a professores das mais de 40 escolas que fazem parte do movimento, suas experiências de protagonismo no Projeto Pode Crer, especialmente na oficina que desenvolveu a gincana gamificada Jornada X em parceria com a Livelab. Na Jornada X, os 250 educandos das trilhas 2 e 3 (que acontecem no Centro Cultural Escrava Anastácia) foram desafiados a resolver problemas de suas comunidades e a praticar a empatia, confiança e colaboração a partir do uso da tecnologia.
A ideia do encontro foi mostrar a importância da escola fomentar e desenvolver ações de incentivo e apoio aos estudantes para que sejam protagonistas no processo de aprendizagem. Com o Pode Crer, desenvolvendo projetos e conectando a resolução de desafios ao território e projeto de vida dos educandos, o IVG está contribuindo na formação de juventudes engajadas com seu entorno e vozes potentes como a da Alessandra.
Assista a um trecho da fala do Alessandra durante o encontro:
Sobre o Escolas2030
O Escolas2030 é um programa global de pesquisa-ação que busca criar novos parâmetros para a avaliação da aprendizagem com base na prática da educação integral e transformadora, com vistas a garantir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU (ODS 4).
Sobre o Programa Pode Crer
O Programa Pode Crer nasce para trazer o potencial da tecnologia para resolver problemas sociais, por meio da formação de crianças, adolescentes e jovens da periferia da Grande Florianópolis, e da integração com o ecossistema de inovação da cidade.
Os Centros de Inovação Social
A proposta do IVG e seus parceiros é a criação de cinco Centros de Inovação Social em comunidades empobrecidas, começando pelo Monte Serrat – com previsão de lançamento para novembro de 2022.
Serão espaços propícios para crianças, adolescentes e jovens desenvolverem seus projetos de vida, ampliarem seus conhecimentos, vislumbrarem futuros promissores em grandes empresas ou iniciarem o próprio negócio, e – principalmente – serem agentes de transformação em suas comunidades.
Investimento que dá retorno
Em 2021 estamos desenvolvendo o projeto-piloto, “Caixa Tem – Programa Pode Crer”, com 320 crianças, adolescentes e jovens, de 11 a 24 anos.
Em cinco meses de projeto, eles ampliaram seu conhecimento tecnológico e repertório cultural, iniciaram o desenho dos seus projetos de vida e próprios negócios, e já começaram a se aproximar do ecossistema de inovação e tecnologia, para que, futuramente, possam acessar esse mercado.
Trilhas formativas
O projeto-piloto prevê três trilhas formativas:
– A Trilha 1 é voltada para crianças e adolescentes, de 11 a 13 anos, focada nas áreas de tecnologia, educação financeira, inglês, arte e sustentabilidade.
– As Trilhas 2 e 3, desenvolvidas para adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, tem o foco na equalização tecnológica, empreendedorismo, inglês, direito e cidadania, programação e design, além de oficinas especiais de desenvolvimento de habilidades socioemocionais e aproximação com o setor de tecnologia.
A participação é totalmente gratuita.