IVG dá início às formações da segunda rodada do Microcrédito

Na última terça (18), o IVG deu início às oficinas da segunda rodada do Microcrédito, para 13 empreendedores.

O Microcrédito, projeto do Instituto Pe. Vilson Groh, vai muito além de oferecer apoio financeiro a empreendedores de pequenos negócios nas periferias. Essa iniciativa também proporciona uma formação empreendedora de qualidade, tornando o avanço dos empreendimentos uma realidade tangível.

Na última terça (18), o IVG deu início às oficinas da segunda rodada do projeto, marcando o início de uma jornada promissora para 13 empreendedores.

As oficinas, conduzidas presencialmente no auditório do IVG, contam com o conhecimento e expertise de consultores do SEBRAE/SC, parceiro desde 2021 do Instituto na execução do Microcrédito.

Na primeira oficina, realizada no dia 18, o tema abordado foi “Comportamento Empreendedor”, ministrado por Anderson Cunha. Anderson é consultor, instrutor, palestrante e mentor empresarial, além de contador de formação, com mais de 10 anos de experiência de mercado e atuação no SEBRAE/SC desde 2015.

O ciclo de oficinas, que se estenderá até o dia 16 de agosto, abordará temas fundamentais para o crescimento dos empreendimentos, como comunicação e marketing, planejamento estratégico e gestão financeira. A ênfase na capacitação é um dos pilares que garantem o sucesso dos beneficiados pelo Microcrédito.

Após a conclusão das oficinas, o SEBRAE/SC oferece mentoria individualizada a cada empreendedor, com o objetivo de auxiliá-los na elaboração de um plano de negócios sólido. Esse plano será criteriosamente avaliado com base em diversos fatores, incluindo participação nas oficinas, consistência e qualidade do plano, importância do faturamento do negócio na renda familiar, risco de inadimplência e formalização. Somente após essa etapa, os empreendedores têm a oportunidade de receber o microcrédito de até R$ 10 mil, o qual pode ser parcelado em até 24 vezes sem juros e possui carência de até 6 meses para o início do pagamento.

História de sucesso com o Microcrédito

Esta é a segunda rodada do Microcrédito, um projeto que já obteve sucesso graças ao apoio do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT/SC) e que beneficiou, na primeira rodada, seis empreendedores de comunidades como Monte Serrat e Monte Cristo.

Um exemplo inspirador dessa iniciativa é a história de Grazi Santos, uma das empreendedoras que recebeu financiamento pelo Microcrédito. Essa oportunidade possibilitou que ela adquirisse equipamentos e construísse uma cozinha específica para o seu negócio de doces para festas, o “Docinhos da Grazi”.

Moradora do Monte Serrat desde o nascimento, Grazi é casada e mãe de três filhos, e atualmente sua renda mensal provém exclusivamente da comercialização dos doces. Ela relata que sua renda atual é cinco vezes maior em comparação ao período em que tinha um emprego formal.

O Microcrédito, aliado à formação empreendedora de qualidade, tem sido a chave para transformar sonhos em realidade nas periferias, proporcionando uma oportunidade genuína de crescimento e prosperidade para aqueles que acreditam no poder do empreendedorismo.

Com o apoio do SEBRAE/SC e do MPT/SC, essa iniciativa continua a inspirar e transformar vidas, promovendo um impacto positivo e sustentável nas comunidades em que a Rede IVG atua.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Amigos da Guiné-Bissau - África - Instituto Pe. Vilson Groh
Túlio Dias assumiu a presidência dos Amigos da Guiné-Bissau com a missão de avançar nas demandas da ONG
2024_02_26_Visita da Consul Italiana 3
Visita ocorreu na última segunda (26). É a primeira vez que Eugenia Berti vem a Florianópolis para conhecer o Instituto
É uma imagem azulada, com uma mulher jovens, de cabelos lisos escuros e pele morena, sorrindo. Ela está vestindo um casaco preto de couro sobre uma camiseta branca. Ao lado do rosto dela, há o letreiro: Programa Pode Crer em tamanho médio; abaixo dele, o logotipo do IVG num tamanho menor.
Pode Crer em 2024 inicia em março, com oficinas na Associação João Paulo II e no Centro Cultural Anastácia
plugins premium WordPress