Governo Japonês oficializa doação de R$ 196 mil ao CEDEP

Uma amizade de longa data entre Brasil e Japão tem beneficiado imensamente o trabalho do Centro de Educação Popular (CEDEP), na formação cidadã e educacional de centenas de crianças e jovens da região do Monte Cristo, em Florianópolis.

Tudo começou em 2004, quando, pela primeira vez, o Consulado Geral do Japão em Curitiba conheceu Pe. Vilson Groh e o CEDEP, através do seu vice-presidente, Elidio Yocikazu Sinzato. “Naquela época ainda não havia a estrutura que temos hoje e a colaboração do Governo Japonês com a mobília e equipamentos foi fundamental para consolidação do nosso trabalho”, conta Pe. Vilson, que lembra também quando a Rede IVG, em resposta a essa bela amizade, se solidarizou com o povo japonês em 2011, diante da tragédia que matou mais de 16 mil pessoas.

Agora, em 2021, interessados em acompanhar o trabalho que vem sendo realizado pelo CEDEP e impressionados com os resultados alcançados, o Consulado Geral do Japão em Curitiba renovou seu apoio à organização por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana. A ajuda, no valor de 45 mil dólares americanos (R$ 196 mil na conversão da moeda na época em que foi feita a doação), será destinada ao Projeto de Melhorias do Espaço Educacional do CEDEP.

“É a segunda vez que recebemos do Governo do Japão. Não é comum que isso aconteça, por isso nos sentimentos lisonjeados e muito felizes com tal gesto de amizade e solidariedade do povo japonês à nossa comunidade”, destaca a coordenadora geral da organização, Maria Marlene da Silva.

CEDEP recebe visita de Cônsul do Japão e oficializa doação

Em reconhecimento ao apoio do Sr. Masahiro Takagi, o CEDEP oficializou, na tarde desta quarta (14), no Teatro Titina Bastos, a doação do recurso, contando com a presença do Cônsul e sua equipe, o presidente do IVG, Pe. Vilson Groh, a presidente do CEDEP Titina Bastos, o vice-presidente Elidio Yocikazu Sinzato, a coordenadora geral Maria Marlene Silva, e os fomentadores do grupo Nipocultura, Sr. Iochihiko Kaneoya e Hisae Yagura Kaneoya, que trabalham os diversos aspectos da cultura japonesa.

Masahiro Takagi, em suas palavras, agradeceu por poder participar desse movimento que tanto beneficia a comunidade do Monte Cristo, com educação e cultura. “Mais que dinheiro, essa doação envolve também o calor humano e reforça a amizade entre nossos povos”. finalizou o Cônsul.

A cerimônia contou ainda com apresentações de dança e música dos educandos, além de uma homenagem ao Sr. Elidio prestada pelo Pe. Vilson e a Sra. Titina Bastos, que comemoraram a recuperação da sua saúde.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Amigos da Guiné-Bissau - África - Instituto Pe. Vilson Groh
Túlio Dias assumiu a presidência dos Amigos da Guiné-Bissau com a missão de avançar nas demandas da ONG
2024_02_26_Visita da Consul Italiana 3
Visita ocorreu na última segunda (26). É a primeira vez que Eugenia Berti vem a Florianópolis para conhecer o Instituto
É uma imagem azulada, com uma mulher jovens, de cabelos lisos escuros e pele morena, sorrindo. Ela está vestindo um casaco preto de couro sobre uma camiseta branca. Ao lado do rosto dela, há o letreiro: Programa Pode Crer em tamanho médio; abaixo dele, o logotipo do IVG num tamanho menor.
Pode Crer em 2024 inicia em março, com oficinas na Associação João Paulo II e no Centro Cultural Anastácia
plugins premium WordPress