Aprovada Regulamentação Novo Marco Regulatório

Last Updated on 30 de maio de 2023 by

Aprovada Regulamentação Novo Marco Regulatório, que passará a valer a partir de 01 de janeiro de 2015.

Nesta quarta-feira (22/07), a presidenta Dilma Rousseff editou a Medida Provisória nº 684, com o objetivo de prorrogar o prazo para entrada em vigor da Lei 13.019/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Assim, a Lei passa a valer a partir de janeiro de 2016.

 A medida responde a solicitações de órgãos públicos, associações de municípios e representantes da sociedade civil que, ao mesmo tempo em que reconhecem os avanços da lei aprovada pelo Congresso Nacional em julho de 2014, manifestaram-se pela extensão do prazo para garantir amplo conhecimento das novas regras e preparação para a gestão das parcerias. O novo regime demanda mudanças estruturais da administração pública federal, estadual, municipal e do Distrito Federal, assim como das próprias organizações da sociedade civil.

De acordo com a Medida Provisória nº 684, a Lei 13.019/2014 passará a vigorar após 540 dias de sua aprovação, que aconteceu em julho de 2014. Ou seja, haverá mais 180 dias, a partir de agora, para os entes públicos se adaptarem às novas regras, adequando legislações específicas e estruturas administrativas. A entrada em vigor coincidirá com o início da execução do orçamento de 2016.

 O novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil estabelece um conjunto de regras próprias para as parcerias realizadas entre o Poder Público e as organizações, reconhecendo a especificidade das entidades privadas sem fins lucrativos. É uma norma estruturante de abrangência nacional – vale para União, estados e municípios – e exige tempo para adaptação. A extensão do prazo para a entrada em vigor se mostrou fundamental para que essa nova arquitetura jurídica e institucional se desenvolva da forma adequada, com tempo para compreensão e adaptação por todos os envolvidos.

 Imprensa Nacional – Visualização dos Jornais Oficiais

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=30/10/2014

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas novidades

089A3039

2º Inova Captação fortalece área de projetos sociais na Rede IVG

Inova Captação promoveu esta semana palestras sobre a elaboração de projetos sociais para se destacar em editais e chamadas de investimento
Jornada Neon ao Coração Digital

FITIS 2026 reúne ciência e inovação social em Florianópolis (SC)

O FITIS 2026 conecta ciência e inovação social em Florianópolis, nos dias 11 e 12 de novembro, com oficinas, debates e inscrições gratuitas
Formação Biblioteca 2024-08-02 Bia Sá (43)

Biblioteca Seu Teco promove programação sobre Consciência Negra

Biblioteca Seu Teco promove seis encontros sobre Consciência Negra, literatura, identidade, representatividade e antirracismo em Florianópolis