Nesta sexta-feira (20), às 14 horas, o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) irá realizar a concessão dos empréstimos financeiros aos empreendedores participantes da segunda rodada do Microcrédito, projeto realizado pelo IVG em parceria com Sebrae/SC e o Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT/SC). O evento será na sede do IVG, no Centro de Florianópolis.
Ao todo, 13 pessoas participaram de todo o processo de formação, mentoria e avaliação. Quatro delas serão contempladas com a linha de crédito, nesta sexta-feira. O Instituto irá, nesta segunda rodada, R$ 37 mil.
O recurso é proveniente da atuação do MPT/SC, que promove a aplicação da legislação trabalhista e, posteriormente, busca direcionar esses recursos oriundos de multas e processos judiciais à comunidade lesada.
Como funciona o Microcrédito?
O Microcrédito é um dos eixos do Banco Comunitário IVG tem o objetivo de apoiar a economia circular e estimular o desenvolvimento de pequenos negócios de pessoas que vivem nas comunidades de periferias da Grande Florianópolis. Ele acontece em duas fases:
- Fase 1 – Formação: oficinas e mentorias nas áreas de empreendedorismo, gestão estratégica, marketing e finanças, em parceria com o Sebrae.
Fase 2 – Concessão: Ao final das oficinas, cada empreendedor apresenta ao IVG um plano de ação para alavancar seu negócio. Neste plano é apontado o recurso financeiro necessário para executá-lo.
IVG seleciona, então, os empreendedores que estão aptos a receber o microcrédito. Isto é, aqueles que cumpriram todos os requisitos (participação nas oficinas; qualidade do plano; importância do negócio na renda familiar; risco de inadimplência; formalização do MEI; e comprometimento com as leis e boas práticas trabalhistas).
O microcrédito pode chegar até R$ 10 mil, podendo ser parcelado em até 24 vezes sem juros. O prazo para começar a pagar é de até 6 meses.