Redescoberta
O REDEscoberta nasceu com o objetivo de enfrentar as defasagens de aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, com foco na alfabetização e letramento de crianças e adolescentes a partir dos seis anos. Mais do que ensinar conteúdos, o projeto valoriza as potências individuais de cada educando, promovendo um ambiente de aprendizagem significativo, afetivo e lúdico, que reconhece suas experiências e interesses.
Por meio de estratégias pedagógicas centradas no brincar, na escuta e na valorização da identidade, o projeto contribui para o fortalecimento da autoestima, o engajamento e a permanência escolar, combatendo riscos de evasão e ampliando as possibilidades de futuro para centenas de crianças, adolescentes e adultos da Rede IVG.
Quem são os participantes do REDEscoberta?
Total de atendimentos diretos em 2024
139 pessoas atendidas
Impacto indireto
532 pessoas impactadas indiretamente (considerando média familiar de 4 integrantes)
Perfil socioeconômico
- 100% dos educandos com ensino fundamental incompleto
- Renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo
- Predominância de pessoas negras e pardas
- Situação de vulnerabilidade social, com histórico de exclusão, preconceitos e violência
Diversidade, faixa etária e escolaridade
Distribuição de gênero
Faixa etária
Escolaridade
Crianças e adolescentes:
- Maior concentração entre o 2º e o 6º ano
- 27% dos dados não informados (refletem rotatividade e evasão escolar)
Adultos da Ocupação:
- 1 pessoa analfabeta
- 4 com estudos interrompidos entre 1º e 9º ano (inclusive EJA)
- 1 dado não informado
De onde vêm os participantes?
Resultados alcançados desde 2022
O REDEscoberta foi planejado para um ano, mas, diante da demanda, foi prorrogado de novembro de 2022 a novembro de 2024. Os números revelam a potência do projeto:
- 406 crianças e adolescentes atendidos ao longo do projeto
- 133 atendimentos realizados em 2024
- 83 educandos saíram do projeto com domínio da leitura e escrita
- 30 migrantes e 5 indígenas atendidos
- 70% do público atendido é negro
- Participantes oriundos de 12 escolas públicas da Grande Florianópolis, além das duas escolas sociais Maristas da Rede IVG
Iniciativas com adultos: mulheres da Ocupação Marielle Franco
Além do atendimento às crianças e adolescentes da Rede IVG, o REDEscoberta iniciou, em 2024, com a parceria através de apoiadores individuais, o atendimento a 6 adultos moradores do Maciço Morro da Cruz, especialmente da Ocupação Marielle Franco e em maioria mulheres. Este eixo do REDEscoberta nasceu da demanda identificada entre as mulheres participantes do Projeto “Marielas Saboaria”, que enfrentam grandes desafios em retomar seus estudos. Elas relatam dificuldades significativas tanto em acompanhar o desenvolvimento escolar de seus filhos, quanto em buscar inserção no mercado de trabalho, devido à falta de escolaridade básica.
A iniciativa, portanto, visa suprir essa necessidade, oferecendo oportunidades de alfabetização e letramento, essenciais para que possam se sentir mais preparadas para exercer seu papel de apoio às crianças e melhorar suas condições de empregabilidade e renda.
Metodologia e diferenciais do projeto
A metodologia do REDEscoberta valoriza o envolvimento dos participantes a partir de seus interesses, utilizando jogos, contação de histórias e atividades lúdicas para fortalecer o aprendizado e a autoestima. A formação continuada das pedagogas é um pilar importante, com encontros semanais para discutir planejamentos e aprimorar práticas.
O diferencial do projeto é oferecer um olhar individualizado para as dificuldades dos educandos, começando pelo componente socioemocional, utilizando jogos e o brincar como base para desenvolver as habilidades de alfabetização em leitura, escrita e matemática. As aulas aconteceram duas vezes por semana, motivando o interesse dos educandos por meio de projetos lúdicos e fomentando a equidade racial e habilidades socioemocionais, desenvolvendo a consciência dos educandos e a reflexão sobre as realidades sociais em que estão inseridos.
A metodologia do REDEscoberta foi concebida para melhorar a autoestima dos educandos e reverter os danos que a desigualdade social causa no aprendizado e desenvolvimento socioemocional de nossa juventude.
Formação continuada e Letramento Racial
Desde outubro de 2022, o projeto oferece formação semanal às pedagogas, com foco em letramento e alfabetização. Em 2024, o tema central foi o Letramento Racial, inspirado no livro Como ser um educador antirracista, de Bárbara Carine.
Essas formações:
- Totalizaram 334 horas até 2024
- Acontecem semanalmente às sextas-feiras
- Influenciaram diretamente o planejamento pedagógico e indiretamente mais de 350 educadores de organizações da Rede IVG
- Ampliaram a consciência crítica sobre o racismo estrutural e seus efeitos no desenvolvimento escolar de crianças negras
Exemplos de práticas pedagógicas em 2024
Inspirados no livro Óvulos, da renomada artista catarinense Eli Heil, os educandos foram convidados a criar suas próprias obras artísticas, desenvolvendo autonomia, expressão criativa e pensamento crítico. A proposta resultou em um planejamento dinâmico e diversificado, que estimulou a pesquisa, o diálogo, a construção colaborativa e a autonomia dos educandos na criação de suas próprias obras. Esse processo valorizou a liberdade criativa e a independência, permitindo que cada educando aprendesse de maneira significativa, respeitando seu próprio ritmo e necessidades.
A partir do livro Da minha janela, de Otávio Júnior – autor carioca, do Complexo da Penha – os educandos refletiram sobre sua própria realidade e identidade, compartilhando o que veem de suas janelas e promovendo trocas ricas a respeito de vivências, território e pertencimento. Na etapa seguinte, os educandos criaram releituras da obra, expressando suas perspectivas em textos e ilustrações. O desafio “E se sua janela fosse mágica?” estimulou o compartilhamento de emoções, sentimentos e sonhos, resultando em narrativas sensíveis e imaginativas.
Depoimentos e relatos
Parcerias estratégicas
Desde 2022 até dezembro de 2024, o REDEscoberta contou com o financiamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por meio do Programa PJSC Mais Social, e com doações de pessoas físicas. A turma do REDEscoberta na Ocupação Marielle Franco é viabilizada graças ao apoio de doadores individuais.