Pré-vestibular

O Pré-vestibular Rede IVG é o eixo do Programa de Bolsas de Ensino Superior do IVG, voltado à preparação de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade econômica para o ingresso no Ensino Superior. Este é um dos programas mais longevos do Instituto, em funcionamento antes mesmo da institucionalização da entidade, em 2011.

Em 13 anos de história, o programa atendeu 1.622 jovens, com 593 aprovações em universidades e institutos federais. O programa, portanto, não apenas amplia o acesso à educação formal, mas também atua como catalisador de mudanças estruturais nas trajetórias pessoais e sociais dos jovens atendidos.

Quem são os participantes do Pré-vestibular?

Total de atendimentos diretos em 2024

  • 142 atendimentos indiretamente
  • 42 atendidos diretamente [18 a 21 anos] (concluíram o curso)

Impacto indireto

  • 168 pessoas impactadas indiretamente (considerando média familiar de 4 integrantes)

Perfil socioeconômico

  • 34% são os primeiros da família a acessar o Ensino Superior.
  • A maioria veio de escolas públicas e já concluiu o Ensino Médio.
  • A maioria não está trabalhando atualmente.
    Faixa etária predominante: 19 anos.
  • Predominância de pessoas negras e pardas.
  • Renda familiar: 62% vivem com até três salários mínimos.

Diversidade, faixa etária, escolaridade e outros dados

Distribuição de gênero

Faixa etária

Escolaridade

Acesso ao Pré-vestibular

Trabalho

Renda familiar

Análise de cursos almejados

  • Medicina foi o curso mais almejado, com 7 jovens interessados, mostrando a alta aspiração dos estudantes mesmo diante da reconhecida dificuldade de acesso e da concorrência elevada.
  • Concentração em áreas sociais e da saúde: A maioria dos cursos desejados apontava para profissões com forte impacto social — seja no cuidado direto de pessoas, seja na educação, justiça ou cultura.
  • Diversidade de carreiras: Apesar da concentração em Saúde e Humanidades, houve interesses variados que incluem tecnologia, design e cinema.

Motivos para fazer vestibular

  • Os estudantes buscaram, majoritariamente, o curso como uma oportunidade de suprir as deficiências enfrentadas no ensino público. 
  • Para eles, a universidade é vista como caminho para melhores condições de vida para si e suas famílias, um espaço de realização de sonhos, de crescimento pessoal, de empoderamento e de conquista da estabilidade financeira.
  • Após a graduação, muitos se veem também como agentes capazes de promover impacto positivo em suas comunidades, tornando-se testemunhos vivos da transformação que a educação pode gerar.

De onde vêm os participantes?

Os estudantes atendidosvieram de 35 bairros diferentes, abrangendo regiões centrais, periféricas e áreas rurais da Grande Florianópolis.

Resultados alcançados em 2024

Em 2024, 28 estudantes (66%) conquistaram aprovações nos vestibulares, sendo que 8 deles foram aprovados em múltiplos cursos. Ao todo, somaram-se 37 aprovações.

  • Aprovações por Instituição: Considerando as múltiplas aprovações, os estudantes foram aprovados em diversas instituições, com destaque para: 20 aprovações na UFSC; 9 na UDESC; 3 em cursos simultâneos na UFSC e UDESC; 1 na USP/FAVEST; 2 na UniSul; 1 na UniCesumar e 1 na Anhanguera (ProUni)
  • Aprovações por Curso: Os estudantes foram aprovados em 22 cursos diferentes, abrangendo diversas áreas do conhecimento, desde Engenharia até Filosofia.
  • Aprovações por Área: Saúde: 9 aprovações (21,43%); Ciências Sociais: 7 aprovações (16,67%); Exatas: 7 aprovações (16,67%); Tecnologia e Design: 6 aprovações (14,29%); Humanas e Artes: 5 aprovações (11,90%) e Administração e Negócios: 2 aprovações (4,76%)

Metodologia e diferenciais do projeto

Em 2024, o IVG implementou um novo processo de entrada no Pré-vestibular, complementando a seleção socioeconômica com um enfoque mais amplo e inclusivo. Continuamos a atender toda a Grande Florianópolis, priorizando jovens da REDE IVG e das comunidades atendidas pelas OSCs da Rede, com renda familiar de até 1,5 salários mínimos per capita. Além desses critérios, oferecemos duas semanas de um Curso de Base, focado no letramento científico e na equalização de expectativas dos estudantes em relação ao Pré-vestibular e ao Ensino Superior.

O letramento científico é fundamental para formar cidadãos críticos e capazes de transformar a realidade ao seu redor. Em um mundo cada vez mais pautado por avanços tecnológicos e decisões baseadas em evidências, compreender a linguagem da ciência deixou de ser um privilégio e passou a ser uma necessidade democrática. Por meio do letramento científico, o estudante desenvolve o pensamento crítico, a autonomia intelectual e o entendimento de como o conhecimento pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.

Dentro dessa perspectiva, o Pré-vestibular IVG não se limita à preparação técnica para os exames, mas se configura como um espaço de formação ampla. O curso visa não apenas a aprovação, mas a reflexão sobre o próprio processo de preparação e o significado de ingressar no Ensino Superior. Ao entender o papel social da universidade, o estudante se reconhece como agente de mudança, ampliando suas perspectivas de futuro e fortalecendo seu compromisso com a transformação coletiva. Assim, o Pré-vestibular IVG contribui para que o acesso à universidade seja mais do que um objetivo acadêmico: é um projeto de vida consciente e crítico.

Ao longo do ano, contamos com aulas dinâmicas ministradas por professores voluntários, momentos de tira-dúvidas, especialmente nas áreas de exatas, além de eventos como aulões e visitas a teatros para assistir peças relacionadas às leituras obrigatórias para as provas. Também realizamos semanas específicas de preparação para o ENEM e para a UFSC.

Depoimentos e relatos

Parcerias e voluntariado

Em 2024, o projeto continuou contando com a colaboração essencial de parceiros que garantiram seu sucesso. O quadro de professores segue sendo coordenado por Welly Chang, que, juntamente com os demais educadores, contribui de forma voluntária. O COC Floripa também manteve sua parceria, cedendo salas de aula para a realização das atividades.

A base do projeto é a atuação totalmente voluntária, com 16 professores dedicados, que contribuem para a formação e o desenvolvimento dos nossos estudantes.

Voluntários atuantes nas aulas:
Rafael Silva de Castro (Matemática), Alan Carlos Ghedini (História e Sociologia), Tiago Fontanella de Lima (Filosofia), Lara Santos Ventura (Matemática), Carlos Henrique Colombo (Química), Leonardo Fiamoncini de Souza (Geografia), Dalton Lopes Reis Júnior (História), Fernando Henrique Amorim (Física), Felipe Augusto Werner dos Reis (Sociologia), Suélen de Bortolo (Redação), Gabriela Fernandes Peralvo Vergara (Matemática), Guilherme Mulinari (Biologia), Antonio José Martins (Física), Larissa Campos (Química), e Welly Chang (História e Coordenação do Projeto).