O Pode Crer é um programa socioeducativo do IVG que usa a tecnologia e a inovação para transformar realidades. Desde sua criação em 2021, tem oferecido formação complementar em tecnologia, empreendedorismo, direitos humanos e cidadania para crianças, adolescentes e jovens da periferia, ampliando suas oportunidades e fortalecendo seu protagonismo. Mais que qualificação, ele amplia o repertório cultural, promove o letramento digital aos mais novos e conecta talentos juvenis às empresas e empreendedores do setor produtivo da Grande Florianópolis, reconhecendo nesse público o olhar, a força e a criatividade essenciais para o desenvolvimento sustentável e diverso da capital e região.

Perfil do público atendido

Quantidade total de pessoas atendidas em 2024

Impacto direto

1.220 pessoas do núcleo familiar.

Distribuição de gênero

Faixa etária

Escolaridade

Bairros e cidades

Público do Pode Crer vem de 67 bairros da Grande Florianópolis

Quantas pessoas já participaram desde o início do projeto

O Pode Crer vem se consolidando como um importante programa socioeducativo para adolescentes e jovens das periferias da Grande Florianópolis, promovendo formação técnica, desenvolvimento de competências socioemocionais, cidadania e articulação com empresas, em consonância com diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Entre 2021 e 2024, o programa alcançou 1.509 crianças, adolescentes e jovens, com alta participação de pessoas negras, superando o índice de 60% ao longo dos anos, além de demonstrar abertura intercultural à população migrante, ainda que em percentual reduzido (entre 3% e 5% ao ano).

Outros indicadores têm contribuído para o aprimoramento do percurso formativo, com ações alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a dados de referência de instituições como a ONU Mulheres. Destaca-se a busca contínua por equidade de gênero no acesso à educação de qualidade, com média anual de 51% de participação feminina, e o atendimento a jovens oriundos de famílias com quatro ou mais membros, realidade de cerca de 65% dos participantes ao longo dos anos.

Por fim, o IVG tem se empenhado em ampliar anualmente a inserção de jovens no mundo do trabalho, entendendo esse indicador como evidência de impacto direto na promoção da autonomia econômica. Ainda assim, o Instituto reconhece que o fortalecimento do repertório cultural, o despertar de sonhos, talentos, a permanência nos estudos e o acesso ao ensino superior também são dimensões essenciais do desenvolvimento integral. Desde 2021, 115 jovens foram inseridos em vagas qualificadas, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos.

Renda familiar

Total de famílias impactadas:
305, sendo a maioria composta por até três pessoas.

Diante do levantamento que revelou o alto número de famílias sem renda formal, o IVG avaliou a viabilidade da concessão do benefício da Moeda Social para 56 famílias, no período de agosto a dezembro do último ano.

A iniciativa teve três objetivos principais:

1. Incentivar a permanência dos estudantes no projeto;

2. Fortalecer o poder de compra das famílias;

3. Impulsionar a economia local.

Mais informações estão disponíveis na página da Moeda Social.

Eu e minha família estamos muito felizes com a Moeda Social, porque é bem no fim do mês que começa a acabar as coisas, e com esse benefício, nós podemos comprar a comida que está faltando em casa. Sou muito grata ao pessoal do IVG por essa ajuda.

Condição profissional

Com base na resposta de 231 famílias, os dados revelam um retrato importante sobre a inserção de pais e mães no mercado de trabalho:

Principais atividades realizadas em 2024

Pelo terceiro ano consecutivo, estudantes da Trilha 1 do Pode Crer participaram do Torneio Sesi de Robótica, promovido pela FIESC para estimular o interesse em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Em dezembro de 2024, 30 educandos representaram o programa na etapa regional da FIRST LEGO League (FLL), cujo tema “Submersos” trouxe à tona discussões sobre sustentabilidade dos oceanos.

Neste ano, pela primeira vez, adolescentes da Trilha 2 também integraram a equipe, ampliando o acesso à experimentação tecnológica e ao desenvolvimento de habilidades para o futuro. A preparação incluiu meses de estudos, testes, ensaios e visitas técnicas a museus e projetos como o R3 Animais, LabMar, LapMar/UFSC e o Museu do Naufrágio.

Como reconhecimento, o grupo CrabTech recebeu o prêmio Peers Award, por sua atuação colaborativa – o terceiro ano consecutivo em que o Pode Crer é premiado na competição.

Em 2024, a Trilha 1 realizou a segunda edição do Pode Crer Challenge, uma gincana gamificada que integrou oficinas do projeto com o tema “Territorialidade”. Os jovens colocaram em prática conhecimentos em língua inglesa, robótica, criação de personagens e resolução de desafios temáticos. A iniciativa fortalece o aprendizado por meio do lúdico e do trabalho em equipe.

Em alusão ao Maio Laranja, a Trilha 2 promoveu ações de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A programação incluiu rodas de conversa, oficinas criativas e uma visita à Escola Presidente Juscelino Kubitschek, onde educandos dialogaram com alunos do 7º ano sobre prevenção e canais de apoio.

Jogos educativos impressos em 3D e kits de Arduino tornaram o tema mais acessível. As ações foram apoiadas pelas cartilhas do parceiro ChildFund e ampliadas por meio de campanhas nas redes sociais e em espaços comunitários.

O Fórum das Juventudes foi criado para fomentar o protagonismo juvenil e o pensamento crítico. Em outubro, um encontro preparatório reuniu adolescentes para aprofundar temas como direitos, cidadania e desigualdades sociais.

O evento principal, realizado em 27 de novembro, reuniu 230 jovens em uma programação com apresentações artísticas e debates sobre liberdade, educação, trabalho e saúde. Mais do que um evento, o Fórum consolidou-se como um espaço de escuta, resistência e fortalecimento da juventude em situação de vulnerabilidade.

O Hackathon Pode Crer mobilizou a Turma Avançada em torno da criação de soluções inovadoras para o Centro de Inovação Social (CIS). Divididos em seis equipes, os jovens propuseram projetos voltados ao empreendedorismo social, inclusão e bem-estar da comunidade, como consultorias para migrantes, atividades para idosos e uma plataforma de integração territorial.

Realizado em três etapas entre agosto e setembro, o Hackathon premiou os participantes com livros, ingressos de cinema e uma visita à maior Escape Room de Santa Catarina.

Em parceria com o IFSC, o IVG realizou, em agosto, o 1º Torneio de Robótica Pode Crer/IFSC, reunindo 60 jovens do programa. Organizado pela equipe universitária FRC5800, o evento teve como objetivo proporcionar a primeira experiência competitiva em robótica e aproximar os participantes do ambiente acadêmico.

Com o tema “Cotidiano de Florianópolis”, as 12 equipes executaram missões em tapetes que abordaram sustentabilidade e mobilidade urbana. O torneio reforçou a aprendizagem técnica e habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, liderança e tomada de decisão.

Parcerias estratégicas

O Programa Pode Crer em 2024 contou com o apoio financeiro e institucional de importantes parceiros: a Caixa Econômica Federal, patrocinadora oficial; a Fundação Salvador Arena, apoiadora do Laboratório de Inovação Social; o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, no Laboratório de Participação Jovem em Comunicação, Direitos e Cidadania; e o ChildFund Brasil, que contribuiu com metodologias, tecnologias e formações continuadas com foco em proteção infantil, cidadania e uso seguro da tecnologia. Na Rede IVG, o Instituto também contou com a Associação João Paulo II na correalização da Trilha 1 e com o Centro Cultural Anastácia, que cedeu espaço para as atividades das Trilhas 2 e 3.

Voluntariado

Em 2024, contamos com o apoio do IFSC em atividades de extensão em prototipagem; da Equipe FR5800 nas ações com robótica; do coletivo Casa Múltiplas, com atividades voltadas às adolescentes meninas; e de cerca de 30 voluntários que atuaram como banca nos Hackathons e Pitches.

Principais resultados alcançados

Em 2024, das 95 crianças e adolescentes participantes da Trilha 1, 72 concluíram com êxito. Um dos marcos dessa jornada foi a participação de 27 adolescentes no Torneio Sesi de Robótica, onde o grupo se destacou, conquistando o Prêmio Peers Award. A qualidade da formação oferecida foi amplamente reconhecida, com 95% de aprovação por parte das famílias.

Já nas Trilhas 2 e 3, dos 210 adolescentes e jovens matriculados, 136 concluíram o curso com alta taxa de aproveitamento. A inserção no mercado de trabalho tem sido um reflexo do trabalho árduo e do empenho dos participantes, com 59 jovens já contratados em empresas, além de 132 encaminhamentos para programas de Aprendizagem. Destaca-se também o ingresso de 8 jovens nas universidades e institutos federais.

Os responsáveis pelos participantes destacam ganhos valiosos, como a mudança no comportamento, aumento de responsabilidade, amadurecimento e comprometimento. Além disso, mencionam avanços em habilidades interpessoais, como trabalho em equipe, comunicação e competências relacionadas à tecnologia e à realidade social, evidenciando a transformação que o Pode Crer proporciona além da educação formal.

Depoimentos e relatos