Bolsas de Ensino Superior
O Programa Bolsas de Ensino Superior é um desdobramento do Pré-vestibular Rede IVG e marca a etapa final do caminho formativo de oportunidades oferecido pela Rede. Sua missão é garantir o acesso e a permanência de jovens nas universidades e institutos federais, fortalecendo a conexão entre educação de qualidade e desenvolvimento de trajetórias profissionais sustentáveis.
Destinado prioritariamente a jovens oriundos das escolas sociais, programas e organizações da Rede IVG, o programa busca assegurar que o investimento feito nas etapas anteriores se converta em oportunidades concretas de qualificação, inserção no mercado de trabalho e construção de autonomia.
O apoio se dá por meio da concessão de bolsas de estudo em parceria com instituições privadas, auxílio permanência para despesas acadêmicas (como transporte, alimentação e materiais) e acompanhamento psicossocial contínuo. A intenção é que, ao concluir a graduação, esses jovens se tornem referências positivas para suas famílias e comunidades, ampliando o impacto social da Rede IVG.
Quem são os participantes do Bolsas de Ensino Superior?
Total de atendimentos diretos em 2024
- 54 atendimentos diretamente.
Impacto indireto
- 216 pessoas impactadas indiretamente
(considerando média familiar de 4 integrantes).
Perfil socioeconômico
- 90,7% dos participantes têm entre 18 e 29 anos, com média de 24 anos.
- Mulheres representam 66,7% do total.
- 55,6% vivem em famílias com renda de até um salário mínimo.
- A maioria é a primeira geração da família a ingressar na universidade.
- 80% estão matriculados em instituições de alto reconhecimento.
- 92,6% já participaram de outras ações da Rede IVG.
Diversidade, faixa etária e renda
Distribuição de gênero
Faixa etária
Renda familiar
De onde vêm os participantes?
O Programa alcançou 38 territórios diferentes — incluindo comunidades como Monte Serrat, Morro da Bina, Mocotó e Monte Cristo — com beneficiários de quatro cidades e um município do interior (Curitibanos).
Entre os 54 bolsistas, 92,6% já participaram de outras iniciativas da Rede. A forte presença de ex-integrantes do Pode Crer, das escolas sociais e do CCA revela a potência de um ecossistema educativo que acompanha e forma jovens desde o ensino básico até o ensino superior.
Abrangência geográfica
Origem na Rede IVG
Análise da graduação e histórico familiar
Estudos na graduação – cursos
- Curso mais escolhido: Direito (11,3%)
- Outros cursos: Matemática, Arquitetura, Odontologia, Fisioterapia, Administração, Design, Ciências Biológicas e Psicologia
Estudos na graduação – instituições
- UFSC representa 70,4% das matrículas (38 estudantes)
- 80% dos estudantes em universidades com alto reconhecimento regional e nacional
Privadas incluem: Unisul (3), Estácio de Sá (3), UNIVALI (2), UniCESUSC (1), ESMESC (1) e Anhanguera (2).
Histórico de estudos na família
O projeto rompe barreiras históricas de acesso à educação, contribuindo para a transformação intergeracional.
- A maioria dos bolsistas é a primeira geração no ensino superior, com 86,1% das mães e 94,4% dos pais sem diploma universitário.
- A maioria dos pais e mães tem apenas ensino médio completo ou fundamental incompleto (55,6%).
- A maioria das mães (70,4%) não completou a educação superior, o que reforça a vulnerabilidade estrutural em termos de escolaridade.
Resultados alcançados em 2024
Em 2024, o jovem Gabriel Vitor G. Cerqueira concluiu sua graduação em Ciências Contábeis pela UFSC, tornando-se o mais novo graduado do Programa de Bolsas de Ensino Superior. Outros nove bolsistas seguem na reta final de seus cursos, prestes a conquistar o diploma.
No mesmo ano, o IVG acolheu 14 novos bolsistas, ampliando o alcance do programa e garantindo mais oportunidades de acesso ao ensino superior.
Também foi um período marcado por maior integração dos bolsistas a outras ações da Rede IVG, além das atividades regulares do programa. A participação em seminários, encontros e eventos promovidos pela Rede tem fortalecido o senso de pertencimento e a consciência coletiva — caminhos que podem inspirar os jovens a atuarem, no futuro, como voluntários ou gestores nas organizações sociais.
Dia a dia no programa
Em 2024, o Programa de Bolsas de Ensino Superior promoveu encontros quinzenais, realizados alternadamente às quartas-feiras e aos sábados, com o objetivo de ampliar as possibilidades de participação dos estudantes. A programação dos encontros foi construída com base nas necessidades e interesses do grupo, sempre valorizando a escuta ativa e a construção coletiva.
Ao longo do ano, diversos temas relevantes foram abordados por profissionais voluntários, como: organização dos estudos e do tempo, saúde mental do educando, formação e inserção no mercado de trabalho, criatividade e negócio pessoal, empreendedorismo e conjuntura das profissões do futuro. Um dos destaques foi o encontro de integração com o tema “Ser, olhar e sentir o mundo em rede: tudo está interligado”, que promoveu reflexões profundas sobre interdependência e coletividade.
As atividades aconteceram no IVG e também em espaços significativos da cidade, como a Comunidade Monte Serrat (Pastoral) e o Parque Jardim Botânico, entre outros. A metodologia adotada valorizou a dialogicidade, o vínculo e a construção de sentidos a partir das vivências dos próprios bolsistas.
Depoimentos e relatos
Parcerias, doações e voluntariado
Em 2024, o programa consolidou importantes parcerias que ampliaram o acesso ao ensino superior. A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC) manteve a gratuidade no curso de Magistratura, enquanto a UNICESUSC seguiu oferecendo bolsas integrais para os cursos de Direito e Psicologia.
Além dessas colaborações institucionais, o programa contou com o apoio fundamental de empresas parceiras e de doadores individuais, como Nilcea e Miguel P., Lúcia e Antonio A., e João, Ana e Pedro – estes últimos também atuam como mentores voluntários para estudantes das áreas de Engenharia, fortalecendo o acompanhamento e o desenvolvimento acadêmico dos bolsistas.