Campanhas e Mobilizações
As campanhas de mobilização de recursos do Instituto Pe. Vilson Groh garantem a sustentabilidade dos projetos e fortalecem a organização, diversificando fontes de financiamento e ampliando parcerias. Essas iniciativas promovem autonomia institucional, complementam recursos e dão visibilidade às causas do IVG. Empresas e pessoas desempenham um papel essencial nesse processo, pois a construção de um futuro com mais oportunidades para crianças, adolescentes e jovens é uma responsabilidade coletiva.
Panetone Solidário: uma tradição da Rede IVG
O Panetone Solidário é uma tradição do IVG e da Rede IVG, comercializado nos dias que antecedem o Natal, como um presente de amor e solidariedade sobre a mesa de milhares de famílias. Em 2024, foram vendidas 10.000 unidades do panetone de chocolate trufado, cuja caixa foi desenhada voluntariamente pela agência OneWG. A arrecadação das vendas contribuiu diretamente para a continuidade dos projetos sociais da Rede. A campanha contou com o patrocínio de 11 empresas – Abstrato, Instituto Somar Unicred, Beiramar Shopping, WOA, WKoerich, DVA, Domazzi, Schaefer Yachts, Lojas Koerich, Kalonga Empreendimentos e Água Santa Rita –, além de uma doação individual.


Dia de Doar: IVG une forças com comércios de Floripa
Em dezembro, o IVG celebrou o Dia de Doar, um movimento nacional que incentiva a cultura de doação no Brasil. Em 2024, o Instituto mobilizou pessoas e empresas, para ampliar a conscientização sobre a importância da solidariedade na prática e arrecadar recursos para seus projetos sociais. Os estabelecimentos que aderiram a ação na capital e em São José, foram: Magazine de Massas, Didge Steakhouse Pub, Restaurante Mariá, Nema Padaria (Centro), Usina do Hamburguer, Café Sorrentino, Casas de Bolos, Lammas Café, Lua de Papel, Crepiô Bistrô, Forneria Catarina, Armazém Rita Maria (Tomato, Café Paris, Kill Brew, Freddo, Vacuno, Nonna Celia, Gareduvin e Boteco Rita Maria), Desapega, Rancho Açoriano (Ribeirão da Ilha), Ponta D’Agulha Costelaria (Centro) e Café Escondido, totalizando 32 pontos de atendimento. Parte das vendas destes locais, no valor de R$ 15.301,97, realizadas no dia 03, foi destinada como doação aos projetos do Instituto.
Data comemorativas: celebrando a generosidade
No segundo semestre de 2024, o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) lançou a campanha “Celebre a Generosidade”, incentivando as pessoas a transformarem momentos especiais – como aniversários, casamentos e formaturas – em oportunidades de solidariedade. Em vez de presentes tradicionais, os participantes podem convidar amigos e familiares a fazerem doações para o IVG, apoiando a continuidade dos projetos sociais da organização. A adesão é simples: basta preencher um formulário no site do IVG, onde estão disponíveis modelos de convite e todas as orientações para a realização da ação. A campanha teve grande alcance, impactando quase 100 mil pessoas por meio de anúncios nas redes sociais. A página da iniciativa recebeu 1.700 acessos, e 14 pessoas já aderiram à causa.


Eventos solidários em prol do IVG
Em novembro de 2024, duas iniciativas culturais e de entretenimento se uniram à causa do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), transformando diversão em solidariedade. O Circo Fantástico realizou uma sessão beneficente especial em Florianópolis, na SC-401, destinando 100% da renda obtida com a venda dos ingressos para os projetos sociais do IVG. Com 240 ingressos vendidos, a ação resultou em uma doação de R$ 6.000. A iniciativa foi viabilizada com o apoio da WKoerich, Passeio Primavera e Hurbana, que se mobilizaram para tornar esse espetáculo ainda mais significativo. Na mesma época, a 14ª edição da feira de games RetroSC, no Sesc Cacupé, arrecadou quase 400 kg de alimentos por meio da venda de ingressos. Os participantes que optaram pela meia-entrada contribuíram com 1 kg de alimento, ajudando a garantir suporte à Casa de Acolhimento Darcy Vitória de Brito, que acolhe crianças e jovens que tiveram seus laços familiares fragilizados ou rompidos e, por isso, precisam de acolhimento institucional.