Redescoberta

O Redescoberta aposta em atividades de leitura, escrita e matemática compatíveis com a realidade e interesse da criança e do adolescente. Assim, eles são encorajados a frequentar as oficinas e a desenvolver o raciocínio lógico e solucionar questões criativamente.

A pandemia de Covid-19 também impactou na educação de crianças e adolescentes no Brasil; e os mais afetados são justamente os negros e de periferia. Entre 2019 e 2021, o índice de crianças de seis a sete anos não alfabetizadas aumentou 66,3%: 2,4 milhões de crianças – quase metade da população infantil. Já entre o público de sete a 14 anos, 1,22 milhão não sabem ler ou escrever.

Diante desse cenário, em 2022, o IVG, com apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por meio do Programa PJSC Mais Social, deu início ao REDEscoberta – um projeto de alfabetização e letramento para 280 crianças e adolescentes da Rede IVG.

Redescoberta na prática

O resultado não se restringe apenas ao desempenho escolar. Por ser um público majoritariamente negro e periférico, constantemente estigmatizado como retardatário, o projeto trabalha a autoestima a partir da identificação com sua origem étnica.

Uma das crianças atendidas pelo Redescoberta na AJP II, é a Valentina R, de 10 anos. Ela está no 4º ano e percebe que está melhorando. “A professora fala com a alma, explica muitas vezes a mesma coisa até a gente entender e ficar fácil de fazer a atividade. Acho que já estou melhorando na hora de ler e escrever.”

280

crianças e adolescentes atendidos

40

na ACAM

40

na AJP II

40

no CEDEP

80

no MESLM

80

no MESSJ

Notícias

Fotos

Depoimentos

plugins premium WordPress