Redescoberta

O Redescoberta é um projeto de alfabetização e letramento, desenvolvido pelo Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) a partir de uma necessidade observada pelas organizações da Rede IVG.

O Redescoberta é um projeto de alfabetização e letramento, desenvolvido pelo Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) a partir de uma necessidade observada pelas coordenações e equipes pedagógicas da Rede IVG.

O projeto é uma resposta ao aumento no número de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagens, distorção idade-ano e com risco de evasão escolar – cenário agravado pela pandemia da Covid-19, o que acentua as desigualdades sociais e fragiliza a cultura escolar.

O projeto Redescoberta proporciona um ambiente acolhedor e lúdico a cerca de 300 crianças e adolescentes que frequentam regularmente a ACAM, o CEDEP, a Associação João Paulo II e as escolas sociais maristas Lucia Mayvorne e São José.

Ali, eles são encorajados a desenvolver suas habilidades de leitura, escrita, interpretação, raciocínio lógico para o dia a dia e resolver problemas matemáticos

ODS impactados

Público atendido pelo Redescoberta

O Redescoberta é realizado desde 2022, com apoio do Tribunal de Justiça do Trabalho e atende crianças e adolescentes que, em sua maioria, estudam em escolas públicas e residem em 10 comunidades perféricas da Grande Florianópolis, com maior concentração no Maciço do Morro da Cruz e no Monte Cristo. Abaixo você pode conferir dados do público atendido em 2023:

346

crianças e adolescentes, de 7 a 15 anos

59,24%

são negros

41,43%

são meninas

7,53%

são migrantes

Resultados do Redescoberta

Mais que resultados quantitativos, desde o início do projeto, observou-se o aumento no interesse pela leitura, escrita e resolução de problemas por parte do público atendido. Além disso, o IVG observou o fortalecimento dos laços entre as organizações da Rede IVG, as escolas públicas e os territórios impactados.

84,58%

frequentam regularmente o Redescoberta

Relato

“O Redescoberta veio para somar em nossa escola. É um projeto que pensa no desenvolvimento, protagonismo e na leitura de mundo que essa criança tem direito de ter. Existem crianças que precisam de um olhar diferenciado, um atendimento diferenciado, individual ou em pequenos grupos, para que possam criar esse vínculo com o mundo da leitura e da escrita. Isso faz a diferença e comprovadamente dá certo nos nossos espaços-tempos. Destaco também o atendimento às nossas crianças migrantes: o quanto o Redescoberta fez a diferença em nossa escola com as aulas de Português para os alunos falantes de Espanhol, e o quanto conseguimos avançar na integração, inclusão e acolhimento dessas crianças. Esse é um projeto de muita importância e significado em nossa escola, para cada criança que tem seu potencial valorizado e impulsionado.”

Cheila Pereira (em pé, de camisa azul)

Coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais no Marista Escola Social Lúcia Mayvorne.

Redescoberta - Instituto Pe Vilson Groh - André Quadros

Registros

Parcerias

Depoimentos

plugins premium WordPress