Na última quinta-feira (31), jovens estudantes do Programa Pode Crer realizaram o Pré-Fórum das Juventudes, que, por sua vez, promoveu um rico debate sobre Direitos Humanos e Cidadania, no Centro Cultural Anastácia, em Florianópolis.
Com a presença de estudantes do Pré-Vestibular do IVG, o encontro reuniu jovens para um dia de troca de conhecimentos. Além disso, houve discussões sobre cidadania e inclusão social, abordando igualdade de direitos, além da importância da participação ativa na sociedade.
Além de gerar diálogo, o evento prepara os jovens para o Fórum das Juventudes, marcado para 27 de novembro no CEDEP, ampliando a discussão ao público geral.
Direitos Humanos: saúde, educação, trabalho e liberdade no centro das discussões no Pré-Fórum das Juventudes
O Pré-Fórum das Juventudes incentivou reflexões sobre os Direitos Humanos no cotidiano dos jovens e de suas comunidades. Os direitos discutidos incluíram saúde, educação, trabalho e liberdade.
Focado em reconhecer barreiras persistentes, o evento estimulou os participantes a identificarem como essas questões impactam suas vidas e o acesso igualitário a direitos.
Projetos e iniciativas juvenis ganham destaque
O Pré-Fórum ofereceu aos jovens a chance de compartilhar projetos desenvolvidos ao longo do ano. Além disso, os temas em destaque incluíram a proteção da infância e a promoção da tolerância religiosa, facilitando a troca de experiências.
Fórum das Juventudes: próximo evento será aberto ao público
O Pré-Fórum das Juventudes faz parte de um esforço preparatório para o Fórum das Juventudes, que acontecerá dia 27 de novembro, no CEDEP, em Florianópolis.
Este próximo evento será aberto ao público e pretende reunir pessoas interessadas em aprofundar o debate sobre os Direitos Humanos e o protagonismo juvenil. Assim, ele se torna um espaço importante para a discussão e a conscientização.
Por que eventos como o Pré-Fórum das Juventudes são importantes?
O Fórum das Juventudes é uma iniciativa organizada pelos próprios jovens do Programa Pode Crer, que participam do Laboratório de Participação Jovem, apoiado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH). Portanto, ele é essencial para desenvolver o pensamento crítico e o engajamento social.
Além do apoio do MDH, o Pode Crer, neste ano, conta com o patrocínio da Caixa e do Governo Federal, bem como o apoio da Fundação Salvador Arena (FSA), no Laboratório de Inovação Social, do ChildFund Brasil, da FIESC e do SEBRAE.