Programa Pode Crer
O Programa Pode Crer nasceu para trazer o potencial da tecnologia e da inovação na resolução de problemas sociais, por meio da qualificação dos espaços de educação, cultura e lazer nas regiões de mais vulnerabilidade social, intensificando o contato entre as empresas, os empreendedores criativos e a população das comunidades. Tudo isso com profunda consciência do contexto social desafiador das juventudes das periferias e comunidades marginalizadas.

“Mais do que as crianças e jovens atendidos no Pode Crer, impactamos todo um ecossistema que vai se surpreendendo com os talentos de uma geração criativa e capaz de pensar soluções para problemas dos mais simples até os mais desafiadores em seus territórios. ”.
Pe. Vilson Groh, presidente do IVG
Uma ponte para o futuro com mais oportunidades
Com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável da Grande Florianópolis e repensar, na perspectiva da inovação social, o futuro da educação, trabalho e da sociedade brasileira, o IVG criou um programa e metodologia de educação complementar: o Programa Pode Crer.
O Programa consolida os 40 anos de experiência da Rede IVG em uma metodologia escalável que potencializa os talentos dos jovens das periferias por meio de uma abordagem inovadora que combina tecnologia e soft skills. Desde 2021, o Pode Crer tem preparado crianças, adolescentes e jovens para serem líderes engajados na sociedade e participantes ativos na economia do conhecimento por meio da imersão em tecnologia, projetos práticos voltados para impacto comunitário, empreendedorismo e liderança, e na criação de conexões com empresas de tecnologia da região.

Os Centros de Inovação Social
O Pode Crer prevê a criação de cinco Centros de Inovação Social (CIS) em áreas de vulnerabilidade social da Grande Florianópolis.
Serão espaços de formação de crianças, adolescentes e jovens, mantendo uma forte parceria com as demais organizações educacionais e sociais da comunidade, além de um local moderno e sustentável de integração entre comunidade e o ecossistema de inovação e tecnologia da região.
A participação do público de interesse nas atividades será totalmente gratuita. Com espaços para mostras e eventos e escritórios compartilhados, o Centro de Inovação pretende atrair as pessoas e transformar a forma como a sociedade vê o morro.

Faça parte disso: Invista na construção do primeiro CIS!
O primeiro Centro de Inovação Social será construído na comunidade do Monte Serrat e contará com:
– Praça de Convivência e Eventos
– Café Central e Cozinha Gourmet
– Bibilioteca Interativa
– Sala de Programação e Desenvolvimento
– Sala de Edição, Design, Arte, Dança e salas multiuso.
– Estúdio de Música
– Coworking
– Espaço Maker
– Laboratório de Pesquisa e Criação
Você pode constribuir com a construção de um espaço específico e nomeá-lo ou doar material, recurso financeiro ou mão de obra para o CIS como um todo.
Entre em contato conosco pelo telefone (48) 3039-1828, 9 9117-6104, ou pelo e-mail ivg@redeivg.org.br


O impacto previsto com o CIS Monte Serrat
700 jovens acessando uma educação complementar de qualidade na área de tecnologia e inovação, ao longo de cinco anos.
Um ambiente educativo, acolhedor e criativo, com tecnologia de ponta para atender as escolas do Maciço do Morro da Cruz e estimular a qualificação dis seus mais de 40 mil moradores.
Cocriação de novas soluções para velhos problemas sociais, por meio da integração entre o acossistema de inovação da cidade e a realidade da comunidade, dentro um espaço cultural e de formação continuada.
Promoção de sustentabilidade do setor de tecnologia da Grande Florianópolis, a partir da oferta de profissionais qualificados em hard e soft skills.

Projeto Piloto
Desde 2021, o IVG vem desenvolvendo, com o patrocínio da Caixa, o projeto-piloto “Caixa Tem – Programa Pode Crer – Acreditando nos Sonhos e nos Talentos do Futuro”.
São atendidas 300 crianças, adolescentes e jovens com uma formação integral desenvolvendo competências técnicas e socioemocionais, de forma totalmente gratuita.
Além de colocar em curso, testar e aprimorar a metodologia pedagógica do Programa Pode Crer, o projeto contribuiu na integração junto ao setor e empresas de inovação.
Trilhas formativas
Estimular o autoconhecimento, a criatividade, a capacidade de solucionar problemas e empreender são questões chaves abordadas no Projeto Pode Crer. Elas são fundamentais nos setores de tecnologia e economia criativa.

Trilha 1
Para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos. Acontece na Assoc. João Paulo II.
A partir do “faça você mesmo” na perspectiva da educação maker, essa oficina é um espaço de experimentação, aprendizagem criativa e prototipação de soluções e desafios do cotidiano.
Aprimora as habilidades de comunicação compreendendo a importância da arte e da cultura, além de aguçar a sensibilidade, o pensamento lógico e a concentração.
A partir de atividades lúdicas e do uso de meios tecnológicos, fortalece a base para as 4 habilidades da Língua Inglesa – ouvir, falar, escrever e ler, além de ampliar o repertório cultural.
Desenvolve habilidades socioemocionais e competências ligadas à maneira que a criança e o adolescente se comunicam e se expressam através das experiências que os atravessam.

Trilha 2
Para adolescentes e jovens de 11 a 16 anos, no Espaço IVG/ CCEA.
Estimula a responsabilidade social, incentivando a noção de pertencimento, construção de identidades e o senso crítico. Também aproxima o jovem do ecossistema de inovação da cidade.
Fortalece a autoestima e a expressividade escrita e oral, contribuindo com a identificação de talentos, além de abordar elementos técnicos de diferentes mídias e diversas linguagens.
Apresenta o universo da tecnologia, com foco nas ferramentas de trabalho, aprendizado autodirigido e métodos de organização para aprender a aprender.
Amplia a autonomia e o repertório cultural e linguístico, visando o engajamento em um mundo plurilíngue e multicultural, de forma mais crítica e atuante.

Trilha 3
Para adolescentes e jovens, com idade acima dos 17 anos, no Espaço IVG/ CCEA.
Trabalha a produção autoral a partir da roteirização e gravação de vídeos sobre o projeto de vida e perspectiva profissional do jovem, além de apresentar habilidades técnicas de comunicação e edição.
Oferece uma formação em habilidades técnicas e ferramentas necessárias para materialização de projetos, a partir da Eletrônica e Impressão 3D. Tem o objetivo de incentivar o pensamento maker e crítico que possibilite a criação de dispositivos inovadores concebidos pelos jovens.
Associa a construção e programação de dispositivos para a execução de tarefas de maneira autônoma; com o suporte das mais novas plataformas de robótica educacional, os jovens são apresentados aos conceitos de Automação, Engenharia e Programação na construção ativa de robôs.
Possibilita o acesso às plataformas de produção de conteúdo digital. Na área de programação web, softwares como o WordPress são usados para criação de sites, contando com o auxílio de linguagens como HTML e CSS.
Fortalece elementos de cultura, de comunicação de um mundo sem fronteiras e, ao mesmo tempo, dialoga com as realidades do mercado de trabalho em tecnologia, empreendedorismo e inovação.
Aprofunda a discussão sobre direito à cidade e os desafios que o jovem percebe na sua comunidade, além de possibilitar conhecer a história, o mercado de tecnologia e inovação, e as oportunidades na Grande Florianópolis.
Coloca em prática as ideias e soluções de problemas apontados pelo próprio jovem na sua comunidade, a partir da sua leitura de mundo usando o ferramental e a tecnologia.
Principais resultados do projeto em 2021
- Fortalecimento da cultura maker e do repertório cultural das crianças e adolescentes, a partir da integraçao entre as oficinas.
- Evolução na comunicção e expressão dos adolescentes e jovens.
- 250 bolsas pagas aos adolescentes e jovens das trilhas 2 e 3 para permanecerem no projeto.
- 10 jovens participando do ONE (Oracle Next Education) em cursos de lógica de programação, Front-End, Java, além de desenvolvimento do soft skills.
- Parceria com a Livelab, na gincana jornada X, onde os adolescentes e jovens pensaram ações de impacto social.
- Mais de 35 jovens encaminhados ao mercado de trabalho de tecnologia e inovação.
- Ampliação e rede de empresas e apoiadores entusiastas do Pode Crer (27 parcerias)
- Aproximação com ecossistema de tecnologia: visitas técnicas ao SEBRAE/SC, CoCreation Lab Monte Cristo, K-lab: Laboratótio de Inovação da koerich, Teltec Solutions e ACATE.
- 8 jovens inseridos no Programa de Bolsas IVG (Pré-vestibular e Auxílio Universitário)
Números do Pode Crer em 2022
Trilha 1
Trilha 2 e 3


Depoimentos
"



Fotos














































































