O Pode Crer pensa na criança e no jovem da periferia de forma integral. Por meio de uma formação cidadã e profissional, o IVG amplia os horizontes de oportunidades, de acesso às universidades e mercado de trabalho, criando pontes entre periferia e Centro, para que juntos possam cocriar soluções para velhos problemas sociais.
Florianópolis está no mapa mundial do empreendedorismo tecnológico. O número de empresas de tecnologia no estado cresceu acima da média nacional e o setor na capital lidera com muitos empregos e faturamento bilionário.
Acontece que há muros invisíveis entre as juventudes da Grande Florianópolis e essa “Ilha do Silício”: jovens que, mesmo com ensino médio e vivendo no entorno dessas empresas, não conseguem acessar este mercado.
E o Pode Crer, idealizado pelo IVG, comunidades e parceiros, vem para ampliar os horizontes de oportunidades, criando pontes entre periferia e Centro, para que juntos possam cocriar soluções para velhos problemas sociais.
Dados da ACATE e do Caged.
O Pode Crer prevê a criação de cinco Centros de Inovação Social (CIS) em áreas de vulnerabilidade social da Grande Florianópolis.
Serão espaços de formação de crianças, adolescentes e jovens, mantendo uma forte parceria com as demais organizações educacionais e sociais da comunidade, além de um local moderno e sustentável de integração entre comunidade e o ecossistema de inovação e tecnologia da região.
A participação do público de interesse nas atividades será totalmente gratuita. Com espaços para mostras e eventos e escritórios compartilhados, o Centro de Inovação pretende atrair as pessoas e transformar a forma como a sociedade vê o morro.
O primeiro Centro de Inovação Social será construído na comunidade do Monte Serrat e contará com:
Você pode constribuir com a construção de um espaço específico e nomeá-lo ou doar material, recurso financeiro ou mão de obra para o CIS como um todo.
700 jovens acessando uma educação complementar de qualidade na área de tecnologia e inovação, ao longo de cinco anos.
Um ambiente educativo, acolhedor e criativo, com tecnologia de ponta para atender as escolas do Maciço do Morro da Cruz e estimular a qualificação dis seus mais de 40 mil moradores.
Cocriação de novas soluções para velhos problemas sociais, por meio da integração entre o acossistema de inovação da cidade e a realidade da comunidade, dentro um espaço cultural e de formação continuada.
Promoção de sustentabilidade do setor de tecnologia da Grande Florianópolis, a partir da oferta de profissionais qualificados em hard e soft skills.
Desde 2021, o IVG vem desenvolvendo, com o patrocínio da Caixa, o projeto-piloto “Caixa Tem – Programa Pode Crer – Acreditando nos Sonhos e nos Talentos do Futuro”.
São atendidas 300 crianças, adolescentes e jovens com uma formação integral desenvolvendo competências técnicas e socioemocionais, de forma totalmente gratuita.
Além de colocar em curso, testar e aprimorar a metodologia pedagógica do Programa Pode Crer, o projeto contribuiu na integração junto ao setor e empresas de inovação.
Estimular o autoconhecimento, a criatividade, a capacidade de solucionar problemas e empreender são questões chaves abordadas no Projeto Pode Crer. Elas são fundamentais nos setores de tecnologia e economia criativa.
Para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos. Acontece na Assoc. João Paulo II.
A partir do “faça você mesmo” na perspectiva da educação maker, essa oficina é um espaço de experimentação, aprendizagem criativa e prototipação de soluções e desafios do cotidiano.
Aprimora as habilidades de comunicação compreendendo a importância da arte e da cultura, além de aguçar a sensibilidade, o pensamento lógico e a concentração.
A partir de atividades lúdicas e do uso de meios tecnológicos, fortalece a base para as 4 habilidades da Língua Inglesa – ouvir, falar, escrever e ler, além de ampliar o repertório cultural.
Desenvolve habilidades socioemocionais e competências ligadas à maneira que a criança e o adolescente se comunicam e se expressam através das experiências que os atravessam.
Para adolescentes e jovens de 11 a 16 anos, no Espaço IVG/ CCEA.
Estimula a responsabilidade social, incentivando a noção de pertencimento, construção de identidades e o senso crítico. Também aproxima o jovem do ecossistema de inovação da cidade.
Fortalece a autoestima e a expressividade escrita e oral, contribuindo com a identificação de talentos, além de abordar elementos técnicos de diferentes mídias e diversas linguagens.
Apresenta o universo da tecnologia, com foco nas ferramentas de trabalho, aprendizado autodirigido e métodos de organização para aprender a aprender.
Amplia a autonomia e o repertório cultural e linguístico, visando o engajamento em um mundo plurilíngue e multicultural, de forma mais crítica e atuante.
Para adolescentes e jovens, com idade acima dos 17 anos, no Espaço IVG/ CCEA.
Trabalha a produção autoral a partir da roteirização e gravação de vídeos sobre o projeto de vida e perspectiva profissional do jovem, além de apresentar habilidades técnicas de comunicação e edição.
Oferece uma formação em habilidades técnicas e ferramentas necessárias para materialização de projetos, a partir da Eletrônica e Impressão 3D. Tem o objetivo de incentivar o pensamento maker e crítico que possibilite a criação de dispositivos inovadores concebidos pelos jovens.
Associa a construção e programação de dispositivos para a execução de tarefas de maneira autônoma; com o suporte das mais novas plataformas de robótica educacional, os jovens são apresentados aos conceitos de Automação, Engenharia e Programação na construção ativa de robôs.
Possibilita o acesso às plataformas de produção de conteúdo digital. Na área de programação web, softwares como o WordPress são usados para criação de sites, contando com o auxílio de linguagens como HTML e CSS.
Fortalece elementos de cultura, de comunicação de um mundo sem fronteiras e, ao mesmo tempo, dialoga com as realidades do mercado de trabalho em tecnologia, empreendedorismo e inovação.
Aprofunda a discussão sobre direito à cidade e os desafios que o jovem percebe na sua comunidade, além de possibilitar conhecer a história, o mercado de tecnologia e inovação, e as oportunidades na Grande Florianópolis.
Coloca em prática as ideias e soluções de problemas apontados pelo próprio jovem na sua comunidade, a partir da sua leitura de mundo usando o ferramental e a tecnologia.