Programa Pode Crer

O Programa Pode Crer nasceu para trazer o potencial da tecnologia e da inovação na resolução de problemas sociais, por meio da qualificação dos espaços de educação, cultura e lazer nas regiões de mais vulnerabilidade social, intensificando o contato entre as empresas, os empreendedores criativos e a população das comunidades. Tudo isso com profunda consciência do contexto social desafiador das juventudes das periferias e comunidades marginalizadas.

001-2.jpg

“Mais do que as crianças e jovens atendidos no Pode Crer, impactamos todo um ecossistema que vai se surpreendendo com os talentos de uma geração criativa e capaz de pensar soluções para problemas dos mais simples até os mais desafiadores em seus territórios. ”.

Pe. Vilson Groh, presidente do IVG

Uma ponte para o futuro com mais oportunidades

Com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável da Grande Florianópolis e repensar, na perspectiva da inovação social, o futuro da educação, trabalho e da sociedade brasileira, o IVG criou um programa e metodologia de educação complementar: o Programa Pode Crer.

O Programa consolida os 40 anos de experiência da Rede IVG em uma metodologia escalável que potencializa os talentos dos jovens das periferias por meio de uma abordagem inovadora que combina tecnologia e soft skills. Desde 2021, o Pode Crer tem preparado crianças, adolescentes e jovens para serem líderes engajados na sociedade e participantes ativos na economia do conhecimento por meio da imersão em tecnologia, projetos práticos voltados para impacto comunitário, empreendedorismo e liderança, e na criação de conexões com empresas de tecnologia da região.

Os Centros de Inovação Social

O Pode Crer prevê a criação de cinco Centros de Inovação Social (CIS) em áreas de vulnerabilidade social da Grande Florianópolis.

Serão espaços de formação de crianças, adolescentes e jovens, mantendo uma forte parceria com as demais organizações educacionais e sociais da comunidade, além de um local moderno e sustentável de integração entre comunidade e o ecossistema de inovação e tecnologia da região.

A participação do público de interesse nas atividades será totalmente gratuita. Com espaços para mostras e eventos e escritórios compartilhados, o Centro de Inovação pretende atrair as pessoas e transformar a forma como a sociedade vê o morro.

Instituto Pe. Vilson Groh, UFSC e FIESC iniciam oficina de Machine Learning e Front End para jovens do Projeto Pode Crer

Faça parte disso: Invista na construção do primeiro CIS!

O primeiro Centro de Inovação Social será construído na comunidade do Monte Serrat e contará com:

– Praça de Convivência e Eventos

– Café Central e Cozinha Gourmet

– Bibilioteca Interativa

– Sala de Programação e Desenvolvimento

– Sala de Edição, Design, Arte, Dança e salas multiuso.

– Estúdio de Música

– Coworking

– Espaço Maker

– Laboratório de Pesquisa e Criação

Você pode constribuir com a construção de um espaço específico e nomeá-lo ou doar material, recurso financeiro ou mão de obra para o CIS como um todo.

Entre em contato conosco pelo telefone (48) 3039-1828, 9 9117-6104, ou pelo e-mail ivg@redeivg.org.br

O impacto previsto com o CIS Monte Serrat

700 jovens acessando uma educação complementar de qualidade na área de tecnologia e inovação, ao longo de cinco anos.

Um ambiente educativo, acolhedor e criativo, com tecnologia de ponta para atender as escolas do Maciço do Morro da Cruz e estimular a qualificação dis seus mais de 40 mil moradores.

Cocriação de novas soluções para velhos problemas sociais, por meio da integração entre o acossistema de inovação da cidade e a realidade da comunidade, dentro um espaço cultural e de formação continuada.

Promoção de sustentabilidade do setor de tecnologia da Grande Florianópolis, a partir da oferta de profissionais qualificados em hard e soft skills.

Projeto Piloto

Desde 2021, o IVG vem desenvolvendo, com o patrocínio da Caixa, o projeto-piloto “Caixa Tem – Programa Pode Crer – Acreditando nos Sonhos e nos Talentos do Futuro”.

São atendidas 300 crianças, adolescentes e jovens com uma formação integral desenvolvendo competências técnicas e socioemocionais, de forma totalmente gratuita.

Além de colocar em curso, testar e aprimorar a metodologia pedagógica do Programa Pode Crer, o projeto contribuiu na integração junto ao setor e empresas de inovação.

Trilhas formativas

Estimular o autoconhecimento, a criatividade, a capacidade de solucionar problemas e empreender são questões chaves abordadas no Projeto Pode Crer. Elas são fundamentais nos setores de tecnologia e economia criativa.

Trilha 1

Para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos. Acontece na Assoc. João Paulo II.

A partir do “faça você mesmo” na perspectiva da educação maker, essa oficina é um espaço de experimentação, aprendizagem criativa e prototipação de soluções e desafios do cotidiano.

Aprimora as habilidades de comunicação compreendendo a importância da arte e da cultura, além de aguçar a sensibilidade, o pensamento lógico e a concentração.

A partir de atividades lúdicas e do uso de meios tecnológicos, fortalece a base para as 4 habilidades da Língua Inglesa – ouvir, falar, escrever e ler, além de ampliar o repertório cultural.

Desenvolve habilidades socioemocionais e competências ligadas à maneira que a criança e o adolescente se comunicam e se expressam através das experiências que os atravessam.

Trilha 2

Para adolescentes e jovens de 11 a 16 anos, no Espaço IVG/ CCEA.

Estimula a responsabilidade social, incentivando a noção de pertencimento, construção de identidades e o senso crítico. Também aproxima o jovem do ecossistema de inovação da cidade.

Fortalece a autoestima e a expressividade escrita e oral, contribuindo com a identificação de talentos, além de abordar elementos técnicos de diferentes mídias e diversas linguagens.

Apresenta o universo da tecnologia, com foco nas ferramentas de trabalho, aprendizado autodirigido e métodos de organização para aprender a aprender.

Amplia a autonomia e o repertório cultural e linguístico, visando o engajamento em um mundo plurilíngue e multicultural, de forma mais crítica e atuante.

Instituto Pe. Vilson Groh, UFSC e FIESC iniciam oficina de Machine Learning e Front End para jovens do Projeto Pode Crer

Trilha 3

Para adolescentes e jovens, com idade acima dos 17 anos, no Espaço IVG/ CCEA.

Trabalha a produção autoral a partir da roteirização e gravação de vídeos sobre o projeto de vida e perspectiva profissional do jovem, além de apresentar habilidades técnicas de comunicação e edição.

Oferece uma formação em habilidades técnicas e ferramentas necessárias para materialização de projetos, a partir da Eletrônica e Impressão 3D. Tem o objetivo de incentivar o pensamento maker e crítico que possibilite a criação de dispositivos inovadores concebidos pelos jovens.

Associa a construção e programação de dispositivos para a execução de tarefas de maneira autônoma; com o suporte das mais novas plataformas de robótica educacional, os jovens são apresentados aos conceitos de Automação, Engenharia e Programação na construção ativa de robôs.

Possibilita o acesso às plataformas de produção de conteúdo digital. Na área de programação web, softwares como o WordPress são usados para criação de sites, contando com o auxílio de linguagens como HTML e CSS.

Fortalece elementos de cultura, de comunicação de um mundo sem fronteiras e, ao mesmo tempo, dialoga com as realidades do mercado de trabalho em tecnologia, empreendedorismo e inovação.

Aprofunda a discussão sobre direito à cidade e os desafios que o jovem percebe na sua comunidade, além de possibilitar conhecer a história, o mercado de tecnologia e inovação, e as oportunidades na Grande Florianópolis.

Coloca em prática as ideias e soluções de problemas apontados pelo próprio jovem na sua comunidade, a partir da sua leitura de mundo usando o ferramental e a tecnologia.

Principais resultados do projeto em 2021

Números do Pode Crer em 2022

Trilha 1

0
Crianças e adolescentes atendidos
0 %
concluíram a trilha e foram certificados
0 %
são meninas
0 %
de aprovação pela família
0
em competição de robótica

Trilha 2 e 3

0
Adolescentes e jovens atendidos
0 %
Concluíram as trilhas e foram certificados
0 %
são meninas
0
migrantes da Venezuela, Colômbia e Haiti
0
jovens destaques em tecnologia
0
jovens no Hackathon Pode Crer
0
bolsistas com auxílio permanência
0
no Pré-vestibular IVG e no Pode Crer simultaneamente
1 a cada 8
Jovens está no mercado de trabalho como jovem aprendiz ou estágio
R$ 0
investimento per capita/mês em um educando Pode Crer

Depoimentos

"

Aprendendo a tecnologia e o conhecimento que o Pode Crer oferece, nós, enquanto jovens, podemos desenvolver projetos, ir para fora do país... porque a gente pode pensar grande.
Jéssica Gomes
Educanda
Eu me apaixonei pelo Pode Crer, porque eu vi uma metodologia educacional semelhante ao que encontrei nos Estados Unidos, na linha de resolução de problemas reais, de trabalhar habilidades técnicas e socioemocionais - e acima de tudo isso, focada em quem mais precisa. Por isso, é importante criar pontes, unindo tudo que está acontecendo de tecnologia, de inovação, de conhecimento, dentro e fora do Brasil, para as áreas de periferia, que estão alheias a todo esse crescimento.
Lucas de Paula
CTO da Neoway
Antes do Pode Crer eu via a tecnologia como algo só para me divertir, mas após o início do curso, percebi que poderia ser a minha carreira profissional, o meu futuro.
Jackson Ribeiro
Educando
Eu me sinto desafiada no Pode Crer e isso é o que eu gosto e o que me motiva a continuar. Eu consegui perceber talentos meus, criatividade e meu potencial para a tecnologia.
Nayane Nunes
Educanda
O Pode Crer, para os meus filhos, tem sido de muita importância. Eles estão mais interessados nos projetos que realizam nas oficinas e chegam em casa muito otimistas e cheios de sonhos. Esse projeto significa um alicerce para eles.
Depoimento de uma das famílias dos jovens
Ensinar Machine Learning para os jovens no Pode Crer como parte da iniciativa Computação na Escola/INE/UFSC foi um sucesso! Os jovens aprenderam a desenvolver os seus próprios aplicativos inteligentes e discutir criticamente os impactos da Inteligência Artificial dentro de sua realidade. Observar o interesse e a dedicação dos participantes e ver os resultados alcançados em tão pouco tempo foi impressionante, e demonstra a importância do Programa Pode Crer, preparando-os para participar ativamente de um mundo cada vez mais influenciado pela Inteligência Artificial, e inspirando-os a seguir carreira nessa área com tantas oportunidades.
Christiane Gresse von Wangenheim
Professora da Universidade Federal de Santa Catarina
Foi maravilhoso conhecer o trabalho altamente impactante que o IVG está fazendo com o Pode Crer. Me impressionou o fato de vocês criarem, e isso é muito incomum para as organizações que tenho contato, um programa que atende todo mundo e que principalmente leva àquelas pessoas que mais precisam os serviços que vocês prestam. Eu vejo inúmeros programas para jovens que querem escolher as 10 melhores crianças e até podem ser crianças que vêm de origens desfavorecidas, mas por causa de qualquer boa sorte que tiveram, agora estão entre os 1% melhores. Eu acho que o que é muito mais empolgante e inspirador é que vocês conseguiram criar um programa escalável e bem-sucedido, focado em realmente ajudar os jovens a chegarem de A a Z, onde eles têm sucesso e conseguem um emprego no final do projeto, a viverem uma vida segura e saudável, ficarem longe das ruas, evitarem violência, doenças e vícios. É muito emocionante e inspirador o que vocês fazem.
Beth Simone Noveck
Coordenadora do Solving Public Problems Education Accelerator, professora da Northeastern University, diretora do Burnes Center e do Govlab e a primeira diretora de inovação social do estado de Nova Jersey.

Fotos

Vídeos