Programa Pode Crer

O Pode Crer pensa na criança e no jovem da periferia de forma integral. Por meio de uma formação cidadã e profissional, o IVG amplia os horizontes de oportunidades, de acesso às universidades e mercado de trabalho, criando pontes entre periferia e Centro, para que juntos possam cocriar soluções para velhos problemas sociais.

Uma ponte para o futuro com mais oportunidades

Florianópolis está no mapa mundial do empreendedorismo tecnológico. O número de empresas de tecnologia no estado cresceu acima da média nacional e o setor na capital lidera com muitos empregos e faturamento bilionário.

Acontece que há muros invisíveis entre as juventudes da Grande Florianópolis e essa “Ilha do Silício”: jovens que, mesmo com ensino médio e vivendo no entorno dessas empresas, não conseguem acessar este mercado.

E o Pode Crer, idealizado pelo IVG, comunidades e parceiros, vem para ampliar os horizontes de oportunidades, criando pontes entre periferia e Centro, para que juntos possam cocriar soluções para velhos problemas sociais.

Dados da ACATE e do Caged.

[:pt-br]Programa Pode Crer - Instituto Pe. Vilson Groh[:]
[:pt-br]Vilson Groh[:]

“O jovem da periferia é um grande capital social, uma força de criatividade e de trabalho subaproveitada, mal qualificada, e muitas vezes, perdida precocemente para a violência”.

Pe. Vilson Groh, presidente do IVG

Os Centros de Inovação Social

O Pode Crer prevê a criação de cinco Centros de Inovação Social (CIS) em áreas de vulnerabilidade social da Grande Florianópolis.

Serão espaços de formação de crianças, adolescentes e jovens, mantendo uma forte parceria com as demais organizações educacionais e sociais da comunidade, além de um local moderno e sustentável de integração entre comunidade e o ecossistema de inovação e tecnologia da região.

A participação do público de interesse nas atividades será totalmente gratuita. Com espaços para mostras e eventos e escritórios compartilhados, o Centro de Inovação pretende atrair as pessoas e transformar a forma como a sociedade vê o morro.

[:pt-br]Programa Pode Crer - Instituto Pe. Vilson Groh. Crédito: André Quadros.[:]

Faça parte disso: Invista na construção do primeiro CIS!

O primeiro Centro de Inovação Social será construído na comunidade do Monte Serrat e contará com:

  • Praça de Convivência e Eventos
  • Café Central e Cozinha Gourmet
  • Bibilioteca Interativa
  • Sala de Programação e Desenvolvimento
  • Sala de Edição, Design, Arte, Dança e salas multiuso.
  • Estúdio de Música
  • Coworking
  • Espaço Maker
  • Laboratório de Pesquisa e Criação


Você pode constribuir com a construção de um espaço específico e nomeá-lo ou doar material, recurso financeiro ou mão de obra para o CIS como um todo.

O impacto previsto com o CIS Monte Serrat

700 jovens acessando uma educação complementar de qualidade na área de tecnologia e inovação, ao longo de cinco anos.

Um ambiente educativo, acolhedor e criativo, com tecnologia de ponta para atender as escolas do Maciço do Morro da Cruz e estimular a qualificação dis seus mais de 40 mil moradores.

Cocriação de novas soluções para velhos problemas sociais, por meio da integração entre o acossistema de inovação da cidade e a realidade da comunidade, dentro um espaço cultural e de formação continuada.

Promoção de sustentabilidade do setor de tecnologia da Grande Florianópolis, a partir da oferta de profissionais qualificados em hard e soft skills.

Projeto Piloto

Desde 2021, o IVG vem desenvolvendo, com o patrocínio da Caixa, o projeto-piloto “Caixa Tem – Programa Pode Crer – Acreditando nos Sonhos e nos Talentos do Futuro”.

São atendidas 300 crianças, adolescentes e jovens com uma formação integral desenvolvendo competências técnicas e socioemocionais, de forma totalmente gratuita.

Além de colocar em curso, testar e aprimorar a metodologia pedagógica do Programa Pode Crer, o projeto contribuiu na integração junto ao setor e empresas de inovação.

O Pode Crer foca:
no projeto de vida de crianças, adolescentes e jovens.
O Pode Crer foca:
no educando tendo participação ativa no processo de aprendizagem.
O Pode Crer foca:
no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais (hard e soft skills)
O Pode Crer foca:
no apoio na inserção acadêmica e no mercado de trabalho.
O Pode Crer foca:
na troca de experiências e conhecimentos entre o educando e profissionais de tecnologia.
Previous slide
Next slide

Trilhas formativas

Estimular o autoconhecimento, a criatividade, a capacidade de solucionar problemas e empreender são questões chaves abordadas no Projeto Pode Crer. Elas são fundamentais nos setores de tecnologia e economia criativa.

[:pt-br]Programa Pode Crer - Instituto Pe. Vilson Groh. Crédito: André Quadros.[:]

Trilha 1

Para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos. Acontece na Assoc. João Paulo II.

A partir do “faça você mesmo” na perspectiva da educação maker, essa oficina é um espaço de experimentação, aprendizagem criativa e prototipação de soluções e desafios do cotidiano.

Aprimora as habilidades de comunicação compreendendo a importância da arte e da cultura, além de aguçar a sensibilidade, o pensamento lógico e a concentração.

A partir de atividades lúdicas e do uso de meios tecnológicos, fortalece a base para as 4 habilidades da Língua Inglesa – ouvir, falar, escrever e ler, além de ampliar o repertório cultural.

Desenvolve habilidades socioemocionais e competências ligadas à maneira que a criança e o adolescente se comunicam e se expressam através das experiências que os atravessam.

[:pt-br]Programa Pode Crer - Instituto Pe. Vilson Groh. Crédito: André Quadros.[:]

Trilha 2

Para adolescentes e jovens de 11 a 16 anos, no Espaço IVG/ CCEA.

Estimula a responsabilidade social, incentivando a noção de pertencimento, construção de identidades e o senso crítico. Também aproxima o jovem do ecossistema de inovação da cidade.

Fortalece a autoestima e a expressividade escrita e oral, contribuindo com a identificação de talentos, além de abordar elementos técnicos de diferentes mídias e diversas linguagens.

Apresenta o universo da tecnologia, com foco nas ferramentas de trabalho, aprendizado autodirigido e métodos de organização para aprender a aprender.

Amplia a autonomia e o repertório cultural e linguístico, visando o engajamento em um mundo plurilíngue e multicultural, de forma mais crítica e atuante.

[:pt-br]Programa Pode Crer - Instituto Pe. Vilson Groh. Crédito: André Quadros.[:]

Trilha 3

Para adolescentes e jovens, com idade acima dos 17 anos, no Espaço IVG/ CCEA.

Trabalha a produção autoral a partir da roteirização e gravação de vídeos sobre o projeto de vida e perspectiva profissional do jovem, além de apresentar habilidades técnicas de comunicação e edição.

Oferece uma formação em habilidades técnicas e ferramentas necessárias para materialização de projetos, a partir da Eletrônica e Impressão 3D. Tem o objetivo de incentivar o pensamento maker e crítico que possibilite a criação de dispositivos inovadores concebidos pelos jovens.

Associa a construção e programação de dispositivos para a execução de tarefas de maneira autônoma; com o suporte das mais novas plataformas de robótica educacional, os jovens são apresentados aos conceitos de Automação, Engenharia e Programação na construção ativa de robôs.

Possibilita o acesso às plataformas de produção de conteúdo digital. Na área de programação web, softwares como o WordPress são usados para criação de sites, contando com o auxílio de linguagens como HTML e CSS.

Fortalece elementos de cultura, de comunicação de um mundo sem fronteiras e, ao mesmo tempo, dialoga com as realidades do mercado de trabalho em tecnologia, empreendedorismo e inovação.

Aprofunda a discussão sobre direito à cidade e os desafios que o jovem percebe na sua comunidade, além de possibilitar conhecer a história, o mercado de tecnologia e inovação, e as oportunidades na Grande Florianópolis.

Coloca em prática as ideias e soluções de problemas apontados pelo próprio jovem na sua comunidade, a partir da sua leitura de mundo usando o ferramental e a tecnologia.

Princpais resultados do projeto em 2021

Números do Pode Crer em 2022

Trilha 1 | Crianças e adolescentes

0
atendidos
0 %
certificados
0 %
são meninas
0 %
de aprovação pelas famílias

Trilhas 2 e 3 | Adolescentes e jovens

0
atendidos
0 %
certificados
0 %
são meninas
0
migrantes da América Latina
0
com auxílio permanência
0
no Pré-vestibular IVG
0
destaques em tecnologia
no mercado de trabalho
R$ 0
investidos per capita/mês por educando

Notícias

Fotos

Vídeos

Depoimentos

plugins premium WordPress