Na noite desta quarta-feira (28), o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), por meio do Programa Pode Crer, realizou uma palestra na Unisul de Capoeiras, em Florianópolis, direcionada a pequenos empreendedores das periferias atendidos pelo Projeto Jornada IVG – Empreender para Transformar.
O evento visou fortalecer as competências dos participantes na gestão de negócios, oferecendo orientações práticas sobre crédito e marketing. A ação contou com a presença do gerente regional da Caixa, Carlos Gevaerd, e do professor e consultor do Sebrae, Igor Pereira.
A Caixa e o Governo Federal, em 2024, são patrocinadores oficiais do Programa Pode Crer; já o SEBRAE é apoiador do programa e de outras iniciativas do IVG na linha do empreendedorismo urbano periférico. Além deles, o Pode Crer também conta do apoio da Fundação Salvador Arena (FSA), o ChildFund Brasil, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e do SEBRAE/SC.
Já no âmbito do projeto Jornada IVG, o Instituto conta com a parceria a Aliança pela Inclusão Produtiva (AIPÊ), que tem como parceiros fundadores: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundação Arymax, Fundação Tide Setubal, Instituto HEINEKEN, Instituto humanize, Instituto Votorantim e Santander. Além disso, tem como parceiros patrocinadores na chamada de Empreendedorismo Urbano Periférico a Ambev e a B3 Social.
Oportunidades de Crédito para Empreendedores com o Gerente da Caixa
Carlos Gevaerd, gerente regional da Caixa, destacou as diversas oportunidades de crédito disponíveis para empreendedores, além de apresentar as novidades específicas para esse público.
Durante sua participação, Gevaerd abriu um espaço para esclarecer dúvidas sobre financiamento e as melhores formas de acessar créditos da Caixa com segurança.
Estratégias de Marketing e Propaganda com Igor Pereira
Complementando o conteúdo da palestra, Igor Pereira, professor e consultor do Sebrae/SC, trouxe a perspectiva do marketing e propaganda para os negócios dos empreendedores atendidos pelo Jornada IVG.
Igor abordou tópicos importantes como a jornada do consumidor, estratégias para impactar e fidelizar clientes, e como elevar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Ele também trouxe exemplos práticos que auxiliaram os participantes a compreenderem como o marketing eficaz pode ser um diferencial competitivo para seus negócios.
Participação dos Jovens do Programa de Bolsas do IVG
Além dos empreendedores, a palestra também contou com a presença de jovens do Programa de Bolsas do IVG, demonstrando o comprometimento do IVG em proporcionar conhecimento e oportunidades para diferentes públicos de interesse.