Pe. Vilson Groh fala sobre inovação social no 12º Inovar SC

Last Updated on 27 de outubro de 2025 by Lucano Brito

Padre Vilson participou, na última quinta-feira (23), do 12º Inovar SC, evento que reuniu representantes do poder público, de empresas privadas e de organizações da sociedade civil para discutir soluções inovadoras para o desenvolvimento social de Santa Catarina.

Em sua fala no Inovar SC, Pe. Vilson destacou que investir na juventude é investir no presente e no futuro do país — especialmente nas juventudes que vivem nas periferias, onde está a base da pirâmide social brasileira. Segundo ele, esses jovens, diversos em suas origens e trajetórias, são portadores de uma potência criativa e transformadora que precisa ser reconhecida e fortalecida.

O fundador do Instituto Pe. Vilson Groh também criticou o assistencialismo, muitas vezes disfarçado de grande caridade, que reforça relações de dependência e não incentiva o protagonismo e a autonomia. Para ele, é preciso construir caminhos de autonomia, cidadania e dignidade, com oportunidades reais que transformem a realidade.

Na visão de Pe. Vilson, a inovação social, aliada à tecnologia, ao empreendedorismo e a políticas públicas eficazes, é a chave para promover inclusão e reduzir desigualdades. Esse é o propósito que move o IVG na construção de pontes entre pessoas, saberes e instituições.

Pe. Vilson Groh fala sobre inovação social no 12º Inovar SC

Encerrando sua fala, Pe. Vilson citou o Centro de Inovação Social no Monte Serrat como um exemplo concreto desse compromisso: um espaço que une forças em prol do desenvolvimento sustentável e justo, impulsionando o direito à cidadania e o protagonismo das juventudes — elementos fundamentais para a construção de uma cidade mais equânime e inclusiva para todos.

Sobre o Inovar SC

O Inovar SC é um evento gratuito que conecta governo, empresas e sociedade civil na construção de soluções de impacto social e estímulo ao empreendedorismo. Em sua 12ª edição, reuniu especialistas e organizações do terceiro setor para fortalecer o ecossistema de inovação social em Santa Catarina, promovendo inclusão, empregabilidade e desenvolvimento sustentável por meio da colaboração entre diferentes setores.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas novidades

Delivery Much - Ação de doação de alimentos 2026 1

Delivery Much entrega 2,3 toneladas de alimentos para a Rede IVG

Delivery Much doa 2,3 toneladas de alimentos à Rede IVG em gincana de 15 anos. Doações já reforçam a alimentação de cerca de 5 mil crianças
Fórum das Juventudes - Rede IVG - Pode Crer - CEDEP 2026 34

3º Fórum das Juventudes do Pode Crer debate direitos e futuro

Encontro realizado no CEDEP reuniu adolescentes e jovens da Rede IVG para discutir educação, discriminação, mundo do trabalho e dignidade
Curso de Panificação Natalina - IFSC IVG 2026 37

IVG e IFSC iniciam curso de panificação natalina no Monte Serrat

IVG e IFSC iniciam curso gratuito de panificação natalina no Monte Serrat, reunindo 15 alunos no preparo de panetones de frutas e chocolate