Pe. Vilson destaca Humanização Urbana no Summit Cidades

No Summit Cidades, Pe. Vilson levantou reflexões acerca das cidades de mercado e questionou o conceito de cidade inteligente.

Padre Vilson Groh marcou presença no primeiro dia do Summit Cidades (nesta quarta, dia 26), um encontro que reuniu centenas de pessoas do setor público, empreendedores e acadêmicos engajados em transformar as cidades em ambientes mais inteligentes, sustentáveis e dinâmicos. 

Compartilhando o Palco NSC com Kerolyn Castanho, Padre Vilson abordou a questão fundamental da humanização urbana, levantando reflexões acerca das cidades de mercado X cidades de direitos e questionou o conceito de cidade inteligente: “Onde fica o ser humano nessa cidade?”.

Pe. Vilson pôde compartilhar sua experiência de quase 45 anos como educador popular nas periferias da Grande Florianópolis e reforçou a importância de se construir uma cidade inteligente, inclusiva e humana a partir dos empobrecidos. 

Na visão de Padre Vilson, uma cidade inteligente é uma cidade de direitos que garanta:

  • Os princípios da reforma urbana e o direito à cidade como a busca por direitos.
  • O direito à construção de outro tipo de cidade menos alienante e mais humanizada.
  • Periferias providas de infraestrutura e serviços, especialmente na mobilidade e moradia.
  • Espaços públicos como lugar de valorização da alteridade e da integração social.
  • O combate aos espaços segregados e gentrificação.
  • Mobilidade ativa, coletiva e inclusiva.
  • A participação popular.

“O direito de ter direito à cidade é realmar a economia e a vida na cidade a partir de uma educação humanizadora e integral, que abraça o sonho que há no olhar de uma criança, de um jovem, de um adolescente que está na periferia, que desenha uma oportunidade de escrever uma bela história de vida para si, sua família e os que vivem ao seu redor. Isso é uma cidade inteligente”.

Vilson Groh

Além disso, compartilhou também as iniciativas da Rede IVG, que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis. Em 2022, foram 22.444 pessoas impactadas, entre elas: 5.685 crianças e jovens, 2.989 famílias. 

O que é o Summit Cidades?

O Summit Cidades, maior encontro de cidades, para cidades e sobre cidades em Santa Catarina, busca capacitar seus participantes e potencializar o desenvolvimento dos nossos municípios. Unindo entidades importantes do setor público, profissionais de referência no empreendedorismo e mentes brilhantes da academia, o megaevento se destaca por sua riqueza de conteúdo. 

Com até 10 experiências simultâneas dentro de um único evento, o Summit Cidades conta com feira de negócios, salas de reunião e coworking, apresentações de cases, workshops, treinamentos e palcos interativos  sobre diversos assuntos, como inovação social, mobilidade urbana, segurança pública, educação, planejamento, sustentabilidade, comunicação política, novas legislações e muito mais. Ao todo serão quatro palcos com programação completa para três dias de evento: Palco NSC, Palco OAB, Palco Compol e o Fepese Experience.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

2024_05_28_Maio Laranja - Childfund Brasil - Conbate à exploração sexual infantil 3
Jogos foram criados durante o Maio Laranja, mês em que se discute a importância de prevenir e combater a exploração sexual infantil
Padre Vilson Groh em lançamento do Relatório Social
Relatório Social traz dados e relatos de crianças, adolescentes e jovens atendidos pelos programas em 2023.
Na foto, há quatro jovens, duas moças no centro e dois rapazes nos cantos. Eles estão sorrindo, vestidos de camiseta azul clara.
Curso é gratuito e faz parte do Laboratório de Inovação Social do IVG, apoiado pela Fundação Salvador Arena.
plugins premium WordPress