Parcerias que transformam: OIA é fruto de parceria entre IVG e empresas catarinenes

Last Updated on 19 de julho de 2024 by Lucano Brito

Entre agosto e dezembro de 2023, o Instituto Pe. Vilson Groh implementou o projeto especial Oficinas de Iniciação Artística (OIA) como parte integrante do Programa Pode Crer.

Este projeto teve como objetivo enriquecer o currículo pedagógico com atividades artísticas, complementando áreas como tecnologia, comunicação, cidadania, direitos humanos e linguagens.

Em colaboração com a produtora cultural Ginga Criativa, aproximadamente 100 adolescentes e jovens participaram de oficinas de canto, dança, teatro, produção audiovisual e organização de eventos.


Assim, além das aulas de programação, robótica, inglês, comunicação e design, os estudantes do Pode Crer passaram a ter, nas sextas-feiras, uma aula adicional focada no desenvolvimento de habilidades e talentos artísticos.

Este enfoque contribuiu de forma significativa para o crescimento pessoal dos participantes, ajudando-os a lidar com a timidez, melhorar a autoestima, aprimorar a expressão vocal e outros aspectos pessoais.

As oficinas ofereceram tanto conteúdos teóricos quanto práticos sobre as diversas linguagens artísticas, permitindo aos alunos compreender a dimensão profissional e a cadeia produtiva da cultura.

Para viabilizar este projeto, o IVG contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Lei de Incentivo à Cultura, na modalidade doação. Este edital público possibilitou atrair o apoio da Teltec Solutions, da Cassol Centerlar/ Cassol Pré-Fabricados e da Dimas, que já são empresas sensíveis às causas defendidas pelo IVG.

O projeto foi concluído em dezembro de 2023 com a Mostra OIA, realizada no teatro do Sesc Prainha, em Florianópolis. O evento contou com uma exposição fotográfica e audiovisual, além de apresentações de dança, canto e teatro, onde os estudantes exibiram os resultados de seu trabalho artístico.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Relatório de Impacto Social IVG 25 - Lançamento 13
IVG lança nesta quinta (21), o novo relatório social, contando trabalho realizado pela Rede IVG em 2025 e celebra 15 anos de fundação
2026_05_06_Foto Reduzida GT de Captação (1)
IVG recebe o Bairro da Juventude, de Criciúma, em encontro sobre captação de recursos, gestão de projetos e sustentabilidade no terceiro setor.
Instituto Pe. Vilson Groh e Maratona Cultural
IVG se junta à Maratona Cultural para exibir o filme Pão e Beleza e dois episódios da websérie Entre Sementes & Sonhos. Domingo (22) no MESC