Entre agosto e dezembro de 2023, o Instituto Pe. Vilson Groh implementou o projeto especial Oficinas de Iniciação Artística (OIA) como parte integrante do Programa Pode Crer.
Este projeto teve como objetivo enriquecer o currículo pedagógico com atividades artísticas, complementando áreas como tecnologia, comunicação, cidadania, direitos humanos e linguagens.
Em colaboração com a produtora cultural Ginga Criativa, aproximadamente 100 adolescentes e jovens participaram de oficinas de canto, dança, teatro, produção audiovisual e organização de eventos.
Assim, além das aulas de programação, robótica, inglês, comunicação e design, os estudantes do Pode Crer passaram a ter, nas sextas-feiras, uma aula adicional focada no desenvolvimento de habilidades e talentos artísticos.
Este enfoque contribuiu de forma significativa para o crescimento pessoal dos participantes, ajudando-os a lidar com a timidez, melhorar a autoestima, aprimorar a expressão vocal e outros aspectos pessoais.
As oficinas ofereceram tanto conteúdos teóricos quanto práticos sobre as diversas linguagens artísticas, permitindo aos alunos compreender a dimensão profissional e a cadeia produtiva da cultura.
Para viabilizar este projeto, o IVG contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Lei de Incentivo à Cultura, na modalidade doação. Este edital público possibilitou atrair o apoio da Teltec Solutions, da Cassol Centerlar/ Cassol Pré-Fabricados e da Dimas, que já são empresas sensíveis às causas defendidas pelo IVG.
O projeto foi concluído em dezembro de 2023 com a Mostra OIA, realizada no teatro do Sesc Prainha, em Florianópolis. O evento contou com uma exposição fotográfica e audiovisual, além de apresentações de dança, canto e teatro, onde os estudantes exibiram os resultados de seu trabalho artístico.