No dia 26 de julho, o Teatro do Centro Educacional Menino Jesus (CEMJ), em Florianópolis, foi palco de um evento marcante para a educação e o desenvolvimento social. O 11º Seminário de Educadores da Rede IVG, organizado pelo Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), reuniu mais de 300 participantes, entre educadores e colaboradores, para um dia inteiro de palestras e talk shows.
Com o tema “Ser, Olhar e Sentir o Mundo em Rede – Tudo Está Interligado”, o seminário destacou a interconexão dos projetos e organizações que compõem a Rede IVG. Esses projetos acompanham o desenvolvimento integral das crianças desde a primeira infância até a graduação universitária e além, incluindo iniciativas de empreendedorismo e fortalecimento comunitário.
Ser, Olhar e Sentir o Mundo em Rede – Tudo Está Interligado
A programação do evento foi rica e diversificada. Houve mesas de conversa, palestras e a grande novidade: o “IVG Talks”, que trouxe pessoas da Rede IVG para apresentar práticas inovadoras em suas organizações.
Entre os destaques, estavam a participação do Pe. Vilson Groh, mestre em Educação pela UFSC e presidente do IVG e de Eduardo Brasileiro, educador e sociólogo pela PUC Minas, que falaram sobre a importância de tecer redes de interdependência que conectam centro e periferia.
Barbara Carine, escritora do livro “Como ser um Educador Antirracista”, doutora em Ensino de Química e idealizadora da primeira escola afro-brasileira do Brasil, a Escola Maria Felipa, também participou como palestrante, abordando a importância de uma educação antirracista.
Além disso, Irene Reis, especialista em Neurociência e Comportamento e idealizadora do Grupo Reinventando a Educação, compartilhou suas ideias sobre as complexidades da educação reinventada.
O evento foi uma oportunidade única para os participantes se conectarem e aprenderem com as diversas experiências apresentadas. O “IVG Talks” trouxe práticas em rede, como o projeto “Vivenciando a Robótica e Construindo Perspectivas de Futuro” da Associação João Paulo II e o “Dia do Cuidar” da Marista Escola Social São José, entre outros.
O seminário foi apoiado por empresas e instituições parceiras, incluindo Gráfica Rocha, K-Platz Hotel, Fami Capital, Restaurante Família Tagliari, ChildFund Brasil e o Centro Educacional Menino Jesus (CEMJ).
Este evento reforçou o compromisso da Rede IVG com uma educação humanizadora, antirracista e interdependente, e destacou a importância da colaboração entre educadores para o fortalecimento das iniciativas sociais e educacionais.