Jovem do Pode Crer representa IVG em encontro na Semana de Educação Integral e Transformadora

Nessa terça-feira (31), a jovem educanda da trilha 3 do Projeto “Caixa Tem – Programa Pode Crer”, Alessandra Zuffo, de 18 anos, representou o Instituto Pe. Vilson Groh e a Jornada X em um encontro virtual organizado pela Ashoka e Programa Escolas2030, na Semana de Educação Integral e Transformadora.

Alessandra contou a professores das mais de 40 escolas que fazem parte do movimento, suas experiências de protagonismo no Projeto Pode Crer, especialmente na oficina que desenvolveu a gincana gamificada Jornada X em parceria com a Livelab. Na Jornada X, os 250 educandos das trilhas 2 e 3 (que acontecem no Centro Cultural Escrava Anastácia) foram desafiados a resolver problemas de suas comunidades e a praticar a empatia, confiança e colaboração a partir do uso da tecnologia.

A ideia do encontro foi mostrar a importância da escola fomentar e desenvolver ações de incentivo e apoio aos estudantes para que sejam protagonistas no processo de aprendizagem. Com o Pode Crer, desenvolvendo projetos e conectando a resolução de desafios ao território e projeto de vida dos educandos, o IVG está contribuindo na formação de juventudes engajadas com seu entorno e vozes potentes como a da Alessandra.

Assista a um trecho da fala do Alessandra durante o encontro:

Sobre o Escolas2030

O Escolas2030 é um programa global de pesquisa-ação que busca criar novos parâmetros para a avaliação da aprendizagem com base na prática da educação integral e transformadora, com vistas a garantir o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU (ODS 4).

Sobre o Programa Pode Crer

O Programa Pode Crer nasce para trazer o potencial da tecnologia para resolver problemas sociais, por meio da formação de crianças, adolescentes e jovens da periferia da Grande Florianópolis, e da integração com o ecossistema de inovação da cidade.

Os Centros de Inovação Social

A proposta do IVG e seus parceiros é a criação de cinco Centros de Inovação Social em comunidades empobrecidas, começando pelo Monte Serrat – com previsão de lançamento para novembro de 2022.

Serão espaços propícios para crianças, adolescentes e jovens desenvolverem seus projetos de vida, ampliarem seus conhecimentos, vislumbrarem futuros promissores em grandes empresas ou iniciarem o próprio negócio, e – principalmente – serem agentes de transformação em suas comunidades.

Investimento que dá retorno

Em 2021 estamos desenvolvendo o projeto-piloto, “Caixa Tem – Programa Pode Crer”, com 320 crianças, adolescentes e jovens, de 11 a 24 anos.

Em cinco meses de projeto, eles ampliaram seu conhecimento tecnológico e repertório cultural, iniciaram o desenho dos seus projetos de vida e próprios negócios, e já começaram a se aproximar do ecossistema de inovação e tecnologia, para que, futuramente, possam acessar esse mercado.

Trilhas formativas

O projeto-piloto prevê três trilhas formativas:

– A Trilha 1 é voltada para crianças e adolescentes, de 11 a 13 anos, focada nas áreas de tecnologia, educação financeira, inglês, arte e sustentabilidade.

– As Trilhas 2 e 3, desenvolvidas para adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, tem o foco na equalização tecnológica, empreendedorismo, inglês, direito e cidadania, programação e design, além de oficinas especiais de desenvolvimento de habilidades socioemocionais e aproximação com o setor de tecnologia.

A participação é totalmente gratuita.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

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