Nesta terça, 25, o Instituto Padre Vilson Groh (IVG) realizará a assinatura de contratos e a entrega dos repasses financeiros do capital semente aos 20 nano e microempreendedores beneficiados pelo projeto Jornada IVG – Empreender para Transformar.
O evento, que ocorrerá na sede do Instituto, localizada no Centro de Florianópolis, marca uma nova etapa no fortalecimento desses negócios nas periferias da Grande Florianópolis.
Os empreendedores contemplados, atuantes nas áreas de Alimentação e Gastronomia, Beleza e Estética, Artesanato e Produtos Personalizados, Moda e Decoração e Tecnologia e Serviços Técnicos, receberão um aporte financeiro de R$ 7.500,00 cada.
Ao longo de 2024, esses empreendedores apresentaram planos de negócios detalhados, justificando a aplicação do investimento. Este aporte não necessita ser devolvido, mas deve ser destinado a compras de equipamentos, reformas e outras melhorias essenciais para o desenvolvimento dos negócios.

Sobre a Jornada IVG – Empreender para Transformar
A Jornada IVG – Empreender para Transformar é uma iniciativa do IVG, direcionada a empreendedores que já possuem um negócio em andamento, mas que necessitam de apoio financeiro, acesso a conhecimento e networking para consolidar seus empreendimentos.
Em parceria com a Aliança pela Inclusão Produtiva (AIPÊ) e com execução da Ousaria Negócios, a Jornada IVG começou em fevereiro de 2024, com uma etapa formativa destinada a aproximadamente 80 empreendedores do Maciço do Morro da Cruz e do Monte Cristo, com foco em pessoas de baixa renda, prioritariamente mulheres, jovens, negros e indígenas.
Ao longo de oito meses, os participantes participaram de oficinas presenciais, abordando temas como autodesenvolvimento, modelo de negócios, gestão financeira, marketing, vendas e estratégias de crescimento. Dos 80 participantes, 43 receberam seus certificados de conclusão em outubro de 2024.

Sobre a Aliança pela Inclusão Produtiva
A AIPÊ visa reduzir as desigualdades sociais apoiando projetos de geração de trabalho e renda conduzidos por associações, organizações da sociedade civil, cooperativas, microempresas e empreendedores individuais. O IVG foi selecionado por meio de uma chamada pública, com foco no empreendedorismo urbano periférico.
A AIPÊ conta com parceiros fundadores como o BNDES, Fundação Arymax, Fundação Tide Setubal, Instituto HEINEKEN, Instituto Humanize, Instituto Votorantim e Santander, além de patrocinadores na chamada de Empreendedorismo Urbano Periférico, como Ambev e B3 Social.

Instituto Pe. Vilson Groh: Investindo no Empreendedorismo desde 2020
Este é o terceiro ano em que o IVG investe na capacitação de empreendedores periféricos. Em 2020, durante a pandemia, 30 empreendedores foram qualificados em parceria com o SEBRAE/SC e o Impact Hub Floripa. Nos anos seguintes, o IVG capacitou 55 empreendedores, dos quais 10 receberam microcréditos de até R$10 mil (diferente do capital semente), com apoio do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT/SC).
Uma resposta