Na noite de segunda-feira, 2 de dezembro, o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) foi um dos destaques da cerimônia de entrega do Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina, promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC).
A honraria, instituída pela Lei 12.918/2004 e em sua 13ª edição, reconhece empresas públicas, privadas e organizações sem fins lucrativos que se destacam por suas práticas de responsabilidade socioambiental e políticas de gestão alinhadas ao desenvolvimento sustentável.
O IVG, que atua em prol da transformação social em Florianópolis e na Grande Florianópolis, foi representado pela Diretora de Relações Institucionais, Adriana Laffin, voluntária na comunicação do Instituto desde sua fundação, em 2011.
Reconhecimento ao impacto social
Durante a solenidade, Adriana Laffin expressou o significado do prêmio para a instituição:
“Com muito orgulho, represento o padre Vilson Groh nesta noite. O comprometimento que ele sempre teve com a sociedade é um exemplo a ser seguido e reverenciado. Esse reconhecimento nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso com a promoção de iniciativas que impactam positivamente a sociedade e que, principalmente, criam oportunidades. Este prêmio é resultado do trabalho incansável de uma grande rede, que busca na indignação a ação. E, parafraseando o Padre Vilson Groh, é mostrar que a beleza, sim, rompe com a bruteza.”
A importância do Certificado de Responsabilidade Social
O Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina não apenas celebra organizações que priorizam práticas sustentáveis, mas também estimula a elaboração de balanços sociais, promove a transparência e incentiva a adesão à Agenda 2030 e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para concorrer, empresas e organizações inscrevem seus projetos, que são avaliados por uma comissão que analisa documentos e indicadores de impacto.
Nesta edição, além do IVG, foram premiadas entidades como a CDL Florianópolis, as APAEs de Blumenau, Florianópolis e Tubarão, e instituições privadas como Portobello e Nexxera.
O IVG reafirma, com este reconhecimento, seu compromisso com a transformação social e o desenvolvimento sustentável em Santa Catarina, celebrando mais um marco em sua trajetória de impacto positivo na vida das pessoas.