IVG mobiliza sociedade e jovens do Pode Crer para elaborar negócios a serem incubados no Centro de Inovação Social Monte Serrat

O CIS Monte Serrat, projetado para ser o primeiro centro de inovação social de periferia na Grande Florianópolis, avança para sua fase de implementação.

Desde 2017, o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), em parceria com a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e outras entidades, têm trabalhado na mobilização de recursos e articulação intersetorial para viabilizar a construção desse equipamento social de referência, situado no Monte Serrat, uma das comunidades do Maciço do Morro da Cruz.

Imagens ilustrativas do CIS Monte Serrat

O edifício será uma infraestrutura estratégica de fortalecimento do capital social e humano da região, com foco na geração de oportunidades e qualificação para o mercado de trabalho da Grande Florianópolis.

Segundo o presidente do IVG, Padre Vilson Groh, o CIS Monte Serrat se baseará em múltiplos pilares de atuação. “Nossa proposta é integrar iniciativas de educação, empreendedorismo e inovação social”, pontua.

Imagens áreas da região central de Florianópolis e onde será construído o CIS Monte Serrat

Segundo o presidente do IVG, Padre Vilson Groh, o CIS Monte Serrat se baseará em múltiplos pilares de atuação. “Nossa proposta é integrar iniciativas de educação, empreendedorismo e inovação social”, pontua.

Arquiteta responsável fala sobre o projeto de construção

A arquiteta e urbanista responsável pelo projeto arquitetônico, Tatiana Filomeno, conta que trata-se de “um edifício moderno, concebido com uma qualidade arquitetônica que vai trazer relevância para o Monte Serrat”.

Filomeno ainda ressalta que ele “poderia ser construído em qualquer lugar da cidade, mas será na comunidade do Monte Serrat porque a gente [a equipe executiva do projeto] acredita que a arquitetura também tem poder de transformação em concordância com o Pode Crer que já está bem consolidado”.

Pode Crer irá expandir seu impacto a partir do CIS Monte Serrat

Um dos pilares do CIS Monte Serrat é a experiência do Pode Crer, programa que conta com o patrocínio do Governo Federal e da Caixa.

Desde 2021, o Pode Crer tem promovido o desenvolvimento de 300 crianças, adolescentes e jovens, anualmente, por meio de formação em diversas áreas.

Uma vez transferido para o CIS, o Pode Crer terá sua capacidade de atendimento expandida para até 500 jovens por ano, potencializando seu impacto.

IVG aposta em hackathons para elaborar negócios

Para definir as diretrizes operacionais e programáticas do CIS Monte Serrat, o IVG vem promovendo uma série de hackathons – maratonas voltadas à elaboração de negócios a serem incubados no edifício.

Profissionais envolvidos no Hackathon CIS Monte Serrat [esq.]; e secretário Marcelo Fett e Pe. Vilson [dir.]

Em junho, o 1º Hackathon CIS Monte Serrat, realizado em parceria com a FIESC, reuniu profissionais de diversas áreas para cocriar soluções que poderão ser implementadas no novo espaço.

O evento contou com a presença do diretor de Inovação e Competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, da arquiteta responsável pelo projeto arquitetônico, Tatiana Filomeno, além de representantes de entidades como ACATE, IFSC e UFSC, especialistas sem ESG, além de jovens atendidos pelos programas do IVG.

Criação de negócios é estendido também aos jovens do Pode Crer

Seguindo essa abordagem metodológica, o IVG trouxe no 3º Hackathon Pode Crer, o desafio “Empreendedorismo no CIS Monte Serrat” a cerca de 40 jovens da turma avançada do Programa Pode Crer. A maratona começou no último dia 20.

A coordenadora de programas do IVG, Tainara Lemos, explica que “são jovens que já possuem desenvoltura na pesquisa, prototipação e apresentação de projetos e que, a partir de uma análise crítica das potencialidades e vulnerabilidades locais, eles já têm repertório e capacidade para elaborar seus próprios negócios”.

Profissionais envolvidos no Hackathon CIS Monte Serrat [esq.]; e secretário Marcelo Fett e Pe. Vilson [dir.]

No dia 28, eles realizaram pitches preliminares de suas soluções para uma banca de feedback composta por representantes do IVG e da Fundação Salvador Arena (FSA), parceira do Laboratório de Inovação Social.

As ideias abordam questões que tocam as necessidades da população idosa e migrante, que valorizam a cultura local e que tratam de problemas sérios concernentes ao meio ambiente.

A fase final da competição será nesta quinta-feira (5), quando os participantes apresentarão a última versão de duas suas ideias. As propostas com maior viabilidade técnica e aderência aos objetivos do CIS serão aprimoradas com apoio IVG para implementação no futuro.

IVG explica o motivo de apostar nos hackathons

Segundo Tainara Lemos, o uso dos hackathons reflete o compromisso do IVG com processo participativo e inovador, por incorporar a criatividade e as vivências das juventudes na construção das soluções.

“A metodologia de hackathon nos permite uma abordagem ágil, colaborativa e moderna para o desenvolvimento de programas, garantindo que as atividades do CIS sejam relevantes, sustentáveis e capazes de gerar impacto real na comunidade”, ressalta Tainara.

CIS Monte Serrat irá concentrar iniciativas de empreendedorismo

Além do Pode Crer, o IVG quer concentrar e aprimorar suas iniciativas na área do empreendedorismo urbano periférico.

Em 2020, com a Chamada de Impacto, realizada em parceria com o Sebrae/SC e o Impact Hub, o Instituto passou também a investir na qualificação dos empreendedores de pequenos negócios na região.

Empreendedora recebe benefício do Microcrédito no IVG [esq.] e empreendedora participa de qualificação do Jornada IVG [dir.]

“Desde então, o IVG já beneficiou aproximadamente 170 empreendedores a partir do Projeto Microcrédito, em parceria com Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT/SC) e a Jornada IVG, projeto em parceria com a Aliança pela Inclusão Produtiva (AIPÊ), que está em andamento”, contou Pe. Vilson Groh.

IVG conta com sólida rede de parceiros

A construção do CIS Monte Serrat é apoiada por uma ampla rede de parceiros institucionais e doadores, incluindo a FIESC, que atua como idealizadora e articuladora do projeto, além de SEBRAE/SC, WOA, Floripa Sustentável, Teltec Solutions, Imperatriz Supermercados, Methafora Arquitetos, Grupo Guga Kuerten, Engie Brasil, Empresas Dimas, D/Araújo Comunicação, e Cassol Pré-Fabricados.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Filme sobre a vida de Pe. Vilson será exibido nos dias 10 e 17, na Capela Nossa Senhora do Carmo
Pão e Beleza será exibido no dia 21 de novembro, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Sra. da Lapa, no bairro Ribeirão da Ilha. Entrada gratuita.
RetroSC acontece neste sábado (16) em Florianópolis. Doe 1 kg de alimento para meia-entrada e ajude famílias atendidas pela Rede IVG.
14ª RetroSC acontece neste sábado (16) em Florianópolis. Doe 1 kg de alimento para meia-entrada e ajude famílias atendidas pela Rede IVG.
IVG 2_Campanha Dia de Doar
Dia de Doar acontece em 3 de dezembro, com parte das vendas de comércios locais destinada aos projetos sociais do Instituto.