O Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Florianópolis realizaram, nesta segunda-feira (8), o 1º Torneio de Robótica Pode Crer/IFSC, com estudantes do Programa Pode Crer.
Cerca de 60 adolescentes e jovens participaram da primeira edição do torneio, que é uma realização dos estudantes do IFSC que compõem a Equipe de Robótica FRC5800, e que também são educadores no Pode Crer.
O objetivo do evento foi permitir que os estudantes tivessem a primeira experiência em uma competição de robótica e também aproximá-los do ambiente estudantil, incentivando o interesse pelo Ensino Superior.
Nas aulas de robótica, o Pode Crer estimula o desenvolvimento não apenas da compreensão de assuntos técnicos que envolvem matemática e física, mas também do senso de responsabilidade, trabalho em equipe, concentração, bem como proatividade, tomada de decisão e liderança.
O Torneio de Robótica teve como tema o cotidiano das pessoas que vivem em Florianópolis, envolvendo questões de sustentabilidade, mobilidade urbana, entre outros assuntos.
Ao todo, foram dois tapetes de prova, onde 12 equipes executaram aproximadamente 9 missões. As melhores, ou seja, as que alcançaram maior pontuação, foram premiadas.
O Programa Pode Crer é uma iniciativa do Instituto Pe. Vilson Groh, correalizado pela Associação João Paulo II, que conta com patrocínio da Caixa e do Governo Federal, da Fundação Salvador Arena (FSA), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) e do ChildFund Brasil. Além disso, o programa recebe também apoio dos parceiros FIESC e SEBRAE.