O Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) recebeu, nesta sexta-feira (30), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, para uma conversa com estudantes na Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, localizada na comunidade do Monte Serrat, em Florianópolis.
A presença do ministro faz parte de uma série de palestras promovidas em diversas escolas pelo Brasil, abordando temas como cidadania, democracia e inclusão social.
A visita do ministro foi marcada pela recepção calorosa da diretora geral da escola Marista, Fraya da Cunha, do fundador e presidente do IVG, Pe. Vilson Groh, e por educadores e estudantes do ensino médio, além de jovens participantes do Programa Pode Crer, que conta, em 2024, com o patrocínio da Caixa e do Governo Federal.
Durante o evento, o ministro foi impactado pelas apresentações musicais e pelos relatos emocionantes dos estudantes, que compartilharam suas trajetórias de superação.
Ministro conheceu jovens impactados pelo Pode Crer
No encontro, a coordenadora de programas e projetos do IVG, Tainara Lemos, juntamente com o Pe. Vilson Groh, apresentou o trabalho transformador realizado pela Rede IVG, com foco especial no Programa Pode Crer.
O projeto visa oferecer oportunidades educacionais e de formação cidadã para jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social, impactando diretamente suas vidas e abrindo portas para o futuro.
As histórias inspiradoras de José Sousa e Sharoll Laguna, ex-participantes do programa que hoje são, respectivamente, empresário e estudante de Direito, foram um dos pontos altos do encontro, reforçando o impacto positivo da iniciativa.
Além disso, Pe. Vilson Groh destacou o projeto do Centro de Inovação Social Monte Serrat (CIS Monte Serrat), que será o primeiro centro de inovação social de periferia da Grande Florianópolis.
A iniciativa busca promover um espaço de desenvolvimento e empoderamento comunitário, ampliando as oportunidades para os jovens da região.
Palestra do presidente do STF é voltada para jovens estudantes
A palestra do ministro Luís Roberto Barroso, com o tema “Como fazer diferença por si próprio, para o Brasil e para o mundo”, foi voltada aos jovens presentes no auditório e abordou temas como estudos, trabalho, cidadania, democracia, antirracismo, proteção da mulher e respeito à diversidade de religião e opinião. A mensagem do ministro foi de incentivo ao engajamento cívico e à construção de um futuro mais justo e inclusivo.