Florianópolis 351 anos: construir uma cidade inteligente é compreendê-la no caminho da justiça social

Pe. Vilson traz uma mensagem sobre a Florianópolis que estamos construindo.
Pe. Vilson Groh - Instituto Pe. Vilson Groh - Crédito Lucano Brito

DE PADRE VILSON GROH – Neste sábado, dia 23 de março, comemoramos o aniversário de 351 anos da cidade de Florianópolis. Só se projeta uma cidade quando somos capazes de compreender a sua memória histórica e os fios que teceram essa cidade até então. Isto é, compreender os fios estruturantes da vida dessa cidade, como a população indígena, população negra, população açoriana e as populações imigrantes, que foram chegando ao longo desses 351 anos. Isso significa compreender, tecer e trazer à memória presente para poder pensar uma perspectiva de futuro.

A nossa presença enquanto Instituto Pe. Vilson Groh e Rede IVG, nesses 42 anos de vida e de trabalho, sempre foi focada em três grandes questões:

  1. Focamos na formação educativa. Temos 6 mil jovens, adolescentes e crianças diariamente ligados aos nossos projetos em nossa rede. Temos centenas de jovens formados por aí afora em faculdades, inseridos no mercado de trabalho.
  1. Olhamos para esses territórios e o potencial que eles têm. É sobre investir nos territórios, não de forma assistencialista, mas de forma que possamos gerar oportunidades e instrumentos de trabalho. E fazer isso diariamente é fundamental do ponto de vista de gerar uma cidade com equilíbrio social, com justiça social e o seu bem comum.
  1. Desenvolvemos um trabalho em rede: rede de relações entre o centro e a periferia, na construção cada vez mais de um trabalho que possa ser focado na cultura do encontro, do diálogo, da pluralidade. Ou seja, construir essa perspectiva de olhar, sentir e caminhar em rede.

É isso que nós queremos para o futuro dessa cidade, para incluir aqueles e aquelas que mais produzem e muitas vezes ficam fora do processo produtivo. E desencadear esse caminho de equilíbrio social, cultural, político e econômico é fundamental. Ou seja, construirmos uma cidade inteligente é compreender a cidade no caminho da justiça social.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Casa da Memória - Pão e Beleza Caminhos de Padre Vilson - Instituto Pe. Vilson Groh
Pão e Beleza faz um recorte da jornada de Padre Vilson Groh desde a sua infância em Brusque até Florianópolis
plugins premium WordPress