Entre Sementes & Sonhos: IVG lança websérie que dá voz às periferias de Florianópolis

Florianópolis, cidade muitas vezes lembrada por seus índices de qualidade de vida, também convive com uma dura realidade: mais de 57 mil famílias estão registradas no CadÚnico e quase metade dos moradores em situação de favela vive no Maciço do Morro da Cruz. É nesse território de contrastes que surge a websérie documental Entre Sementes & Sonhos, primeira produção seriada do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), que estreia no dia 22 de setembro.

Composta por seis episódios de até dez minutos, a produção será exibida gratuitamente no canal oficial do IVG no YouTube, às 20h, e terá uma premiére exclusiva para doadores, parceiros, voluntários e jornalistas convidados, às 18h, no Paradigma Cine Arte, em Santo Antônio de Lisboa.

Produzida pela Bituin Filmes e dirigida por Kiko Goifman e Cristian de Ciancio, a obra dá continuidade ao documentário Pão e Beleza: Caminhos de Padre Vilson (2023) e agora coloca em primeiro plano as histórias de jovens que cruzaram seus caminhos com os projetos sociais da Rede IVG nas últimas duas décadas.

Histórias que inspiram e rompem estereótipos

A cada episódio, uma trajetória singular:
Ep 1. Igor Santos – https://youtu.be/nP-7BxaCvJY
Ep 2. Ana Caroline Machado – https://youtu.be/BTIw5CLxuPs
Ep 3. José Souza – https://youtu.be/vGMvr3ThwT4
Ep 4. Maiara Padilha dos Santos – https://youtu.be/Zgzbm4c91DI
Ep 5. Mario Davi Barbosa – https://youtu.be/M2jdXdI5BK4
Ep 6. Alina e Sharoll Fernandez Laguna – https://youtu.be/5wkbl1xEAwU

São narrativas de coragem, estudo, cultura e pertencimento que funcionam como registros contemporâneos da vida em comunidades como Monte Serrat, Morro do Mocotó, Monte Cristo e Vila União. Mais do que biografias pessoais, os episódios revelam o legado coletivo semeado por Pe. Vilson Groh: transformar a esperança em possibilidade concreta.

A websérie confronta a “história única”, conceito da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, ao mostrar que territórios populares não são definidos por escassez, mas por potência, criatividade e futuro.

Produção com identidade local e acessibilidade

Gravada integralmente em Florianópolis, a série reúne entrevistas, imagens de arquivo e registros atuais, em uma linguagem audiovisual concebida para múltiplas plataformas. O Instituto buscou ampliar o alcance do conteúdo, disponibilizando-o gratuitamente em seu canal no Youtube, com versões com legendas em português e inglês, além de tradução em Libras.

Todo o processo envolveu profissionais do audiovisual e lideranças comunitárias, da pesquisa ao roteiro, da fotografia à finalização, evidenciando uma produção feita na e para a cidade.

Patrocínio e apoios

Entre Sementes & Sonhos é um produto cultural totalmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), com apoio cultural da J.A. Locações, Cassol Centerlar, Beiramar Shopping e WOA, além do incentivo das pessoas físicas Carlos Lindomar Andrade e Luiz Eduardo Moreira da Silva.

Serviço

O quê: Lançamento da websérie Entre Sementes & Sonhos
Data: 22 de setembro, segunda-feira
Horários: 18h (premiere no Paradigma Cine Arte) e 20h (estreia online no YouTube)
Local: Paradigma Cine Arte – Rod. José Carlos Daux (SC-401), nº 8600 – Santo Exibição online: YouTube: youtube.com/institutopevilsongroh
Site: redeivg.org.br/entre-sementes-e-sonhos

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Postblog - Websérie Entre Sementes e Sonhos-04 (1)
O IVG lança ‘Entre Sementes & Sonhos’, websérie que retrata histórias de jovens das periferias de Florianópolis, com estreia no dia 22 de setembro
Um grupo de cerca de 15 a 20 jovens, alguns de pé e outros agachados, posam para uma foto em frente a um grande painel colorido com o logotipo do evento. Eles usam camisetas e crachás de identificação.
Educandos do Pode Crer participaram do Startup Summit 2025 em Florianópolis, com hackathons, palestras e prêmios em inovação social.