Programa Pode Crer: IVG reúne empresários e presidente da Caixa

Na última quinta-feira (26), o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) se reuniu com empresários de Florianópolis e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, para o lançamento do plano de construção do primeiro Centro de Inovação Social (CIS) do Programa Pode Crer. O encontro aconteceu no WK Design Hotel, no Centro da capital, com apoio do empresário Waltinho Koerich, também diretor voluntário do Instituto.

Segundo o presidente do Instituto, Pe. Vilson Groh, o objetivo do Centro de Inovação Social é construir uma perspectiva para que jovens resolvem os problemas das suas comunidades através da tecnologia. E complementa: “Ao mesmo tempo, vamos formar essas juventudes para o mercado de trabalho.”

Na ocasião, diversos empresários manifestaram apoio ao Programa e se comprometeram em investir na construção. O primeiro Centro de Inovação Social será no Monte Serrat, no maciço do Morro da Cruz, no Centro da cidade. A previsão de inauguração é para novembro de 2022.

Os CIS serão espaços propícios para crianças, adolescentes e jovens desenvolverem seus projetos de vida, ampliarem seus conhecimentos, vislumbrarem futuros promissores em grandes empresas ou iniciarem o próprio negócio, e – principalmente – serem agentes de transformação em suas comunidades.

Sobre o Programa Pode Crer

O Programa Pode Crer nasce para trazer o potencial da tecnologia para resolver problemas sociais, por meio da formação de crianças, adolescentes e jovens da periferia da Grande Florianópolis, e da integração com o ecossistema de inovação da cidade.

Em 2021 o Instituto está desenvolvendo o projeto-piloto, “Caixa Tem – Programa Pode Crer”, com 320 crianças, adolescentes e jovens, de 11 a 24 anos.

Em cinco meses de projeto, eles ampliaram seu conhecimento tecnológico e repertório cultural, iniciaram o desenho dos seus projetos de vida e próprios negócios, e já começaram a se aproximar do ecossistema de inovação e tecnologia, para que, futuramente, possam acessar esse mercado.

O projeto-piloto prevê três trilhas formativas:

  • A Trilha 1 é voltada para crianças e adolescentes, de 11 a 13 anos, focada nas áreas de tecnologia, educação financeira, inglês, arte e sustentabilidade.
  • As Trilhas 2 e 3, desenvolvidas para adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, tem o foco na equalização tecnológica, empreendedorismo, inglês, direito e cidadania, programação e design, além de oficinas especiais de desenvolvimento de habilidades socioemocionais e aproximação com o setor de tecnologia.

A participação é totalmente gratuita.

Com informações da Coluna de Estela Benetti, divulgada no dia 28 de agosto. Link.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Torneio de Robótica - 089A5458
The second edition of the Robotics Tournament will take place next Monday at the IFSC Florianópolis Campus, with young people from Pode Crer and organizations from the IVG Network.
Banner - Site LP
Benefest, CEDEP's charity party that brings together gastronomy, music and solidarity, takes place in September and tickets are already on sale.
EnsaioPadreVilson-9417
Father Vilson Groh has written an article about hunger, the loneliness of the streets and the urgent need for a more humane approach.
en_US