Ir para o conteúdo

Jovens do Pode Crer criam jogos para prevenir exploração sexual infantil

Durante o mês de maio, o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) desafiou cerca de 100 jovens do programa Pode Crer, a trabalhar com tecnologia para contribuir com a prevenção e o combate à exploração sexual infantil.

Em alusão à campanha Maio Laranja, esses jovens usaram impressoras 3D, Arduinos e linguagens de programação para prototipar jogos que conseguissem tornar esse assunto mais didático e acessível para crianças e adolescentes.

Fazendo os primeiros testes dos jovens

Na última terça-feira (28), um grupo deles apresentou as primeiras versões dos jogos criados para estudantes de uma escola da rede pública de ensino em Florianópolis. Um deles é um jogo de tabuleiro, com peças feitas na impressora 3D, que segue a lógica de perguntas e respostas.

Outro jogo cria uma relação entre o corpo da criança e as luzes do semáforo. Ele ensina que há partes do corpo que não devem ser tocadas e, quando isso acontece, o sinal vermelho é acendido.

Dados nacionais alertam para a importância de prevenir a exploração sexual infantil

No Brasil, 320 crianças e adolescentes sofrem situações de exploração sexual a cada 24 horas. O número pode ser ainda maior, já que apenas 7 a cada 100 casos são denunciados. Os dados, da Organização Mundial da Saúde (OMS), causam espanto principalmente quando relacionados ao fato de o país ter registrado mais de 11 mil denúncias de violência sexual, só em 2024, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

Iniciativa do IVG em parceria com o ChildFund Brasil

Essa é uma iniciativa do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), desenvolvida dentro do Projeto Legacy, em parceria com o ChildFund Brasil. O objetivo é conscientizar a juventude sobre como a tecnologia e a inovação podem ser usadas para defender os direitos da criança e do adolescente.

O Pode Crer é um programa social para crianças, adolescentes e jovens de comunidades periféricas, que querem seguir carreira profissional nas áreas tecnológicas e criativas, especialmente nas empresas de tecnologia e inovação da Grande Florianópolis.

O propósito do Instituto Pe. Vilson Groh é preparar esse público para acessar essas oportunidades, oferecendo um curso gratuito, prático, abrangente e que combina o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais.

Em 2024, o Pode Crer é correalizado pela Associação João Paulo II e conta com patrocínio da Caixa e do Governo Federal, do Ministério dos Direitos Humanos, da Fundação Salvador Arena (FSA), ChildFund Brasil, além do apoio dos parceiros FIESC e SEBRAE.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Torneio de Robótica - 089A5458
The second edition of the Robotics Tournament will take place next Monday at the IFSC Florianópolis Campus, with young people from Pode Crer and organizations from the IVG Network.
Banner - Site LP
Benefest, CEDEP's charity party that brings together gastronomy, music and solidarity, takes place in September and tickets are already on sale.
EnsaioPadreVilson-9417
Father Vilson Groh has written an article about hunger, the loneliness of the streets and the urgent need for a more humane approach.
en_US