De 26 a 29 de agosto, 15 jovens do Programa Pode Crer participaram do Startup Summit 2025, em Florianópolis — um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina. Muito além de espectadores, esses jovens, com idade entre 15 e 18 anos, protagonizaram hackathons, apresentações, feiras de negócios e espaços de criação coletiva.




Hackathon: inovação e saúde mental no Startup Summit
No primeiro dia, os estudantes se uniram a colegas de outras instituições no Hackathon Summit, que desafiou os participantes a desenvolver soluções no cruzamento entre tecnologia e saúde mental. Em equipes mescladas, surgiram sete propostas criativas, três delas com estudantes do Pode Crer. As ideias avançaram para a final e foram apresentadas no palco principal do Sebrae.



Luminárias Inteligentes no Palco Sebrae Delas
No segundo dia, foi a vez das estudantes Emanuelly e Karen levarem ao palco o projeto das Luminárias Inteligentes da Rede IVG, desenvolvido na oficina de Robótica e Empreendedorismo Social. Além da inovação técnica, cada luminária carregava o logotipo das organizações da Rede, valorizando histórias e trajetórias locais.



Premiação e reconhecimento Startup Summit
No terceiro dia, a conquista foi marcante: três equipes com participação de jovens do Pode Crer ficaram em 1º, 2º e 3º lugares no Hackathon, com as soluções Previse, Huge e DevPath. Um feito que reforça a capacidade de inovação, disciplina e senso de pertencimento desses estudantes.

Innovation Camp e Feira de Negócios
O último dia foi de imersão no Innovation Camp, onde os educandos criaram novas soluções e apresentaram pitches a um júri especializado. A programação se encerrou com uma visita à Feira de Negócios, conectando os jovens a startups, investidores e empresas de referência.
Muito além do mercado de trabalho
A coordenadora pedagógica do Programa Pode Crer, Melissa Figueiredo, compartilha que cada experiência vivida no Startup Summit reforça a missão do Pode Crer: “formar jovens críticos, criativos e protagonistas de seu futuro. Para muitos deles, estar nesse ambiente é um divisor de águas, que inspira escolhas de cursos técnicos, graduações e até empreendimentos próprios”.
Sobre o Pode Crer
O Pode Crer é um programa do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), patrocinado pela Caixa e pelo Governo Federal. A iniciativa oferece formação gratuita em tecnologia, cidadania e empreendedorismo para adolescentes e jovens da periferia da Grande Florianópolis, fortalecendo o protagonismo juvenil. Além do patrocínio, o programa conta com o apoio do Criança Esperança (Globo/Unesco), do Poder Judiciário de Santa Catarina (TJSC) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS).