Ir para o conteúdo

IVG lança novo relatório de impacto social com versão totalmente digital e mais indicadores

Na última quarta-feira, 28 de maio, o Instituto Pe. Vilson Groh apresentou à sociedade o seu Relatório de Impacto Social da Rede IVG – Ano 2024, em evento realizado no Auditório Walter Osli Koerich, no K-Platz, em São José (SC). A cerimônia contou com a presença de diretores, colaboradores, voluntários, parceiros, investidores e autoridades, que celebraram os resultados e avanços de mais um ano de atuação da Rede em prol das periferias da Grande Florianópolis.

O lançamento trouxe uma importante novidade: pela primeira vez, o Relatório de Impacto Social da Rede IVG está totalmente digital, disponível no site oficial da instituição, com recursos de acessibilidade e uma apresentação ampliada dos indicadores e das iniciativas realizadas em 2024.

Há 14 anos, o Relatório de Impacto Social do IVG é mais que um documento — é um compromisso com a transparência e com todos que apoiam a causa. Nesta 14ª edição, o crescimento das ações e desafios levou à criação do primeiro relatório 100% digital e interativo. 

A nova versão busca otimizar recursos, ampliar o acesso global, garantir acessibilidade e dar mais visibilidade às organizações da Rede IVG. O lançamento reafirma o compromisso de prestar contas, preservar a memória e inspirar novas conexões. O relatório conta com o apoio do Beiramar Shopping, Freedom AI, WKoerich e WOA.

“Mais do que modernizar o formato, o relatório digital é um símbolo do nosso compromisso com a transparência, a inovação e o fortalecimento das conexões que sustentam a Rede IVG”, explica o analista de comunicação do Instituto, Lucano Brito.

Indicadores que expressam transformação

Em 2024, a Rede IVG impactou diretamente 19.298 pessoas na Grande Florianópolis, beneficiando 5.859 crianças, jovens e adultos e oferecendo suporte a 2.367 famílias em áreas como educação, alimentação, formação empreendedora e fortalecimento comunitário.

Os números reforçam o compromisso da Rede com ações integradas e transformadoras, que visam não apenas atender demandas imediatas, mas construir bases sólidas para mudanças estruturais.

Entre os principais destaques do ano, estão:

  • 675.041 refeições servidas, garantindo segurança alimentar e dignidade.
  • 260 jovens inseridos no mercado de trabalho, promovendo autonomia e geração de renda.
    42 jovens no curso Pré-vestibular, com expressiva taxa de sucesso: 37 aprovações.
  • 54 universitários apoiados financeiramente até a conclusão do ensino superior.
  • Investimento social: R$ 33.180.179,00 destinados a projetos, alimentação, transporte, apoio pedagógico e acompanhamento constante.

Atuação que integra educação, trabalho e fortalecimento comunitário

O impacto da Rede IVG se dá por meio de suas organizações e programas que atuam de forma articulada:

  • A Associação João Paulo II garantiu educação infantil e projetos de fortalecimento comunitário para mais de 221 crianças e adolescentes.
  • A ACAM, no Morro do Mocotó, acolheu 190 crianças e adolescentes, proporcionando vivências culturais e educativas fora do território.
  • As Maristas Escolas Sociais Lúcia Mayvorne e São José atenderam, juntas, mais de 1.500 estudantes, com destaque para projetos premiados de ciência, tecnologia e meio ambiente.
  • O CEDEP acolheu 674 participantes, promovendo educação, cultura, esporte e preparação para o mundo do trabalho.
  • O Centro Cultural Anastácia impulsionou a inserção de 99 jovens no mercado formal, dentro de um total de 537 atendidos.
  • A ação internacional dos Amigos da Guiné-Bissau impactou 1.300 crianças e jovens, assegurando educação e alimentação.
  • O Centro Social Elizabeth Sarkamp fortaleceu laços comunitários e ações socioambientais com 500 participantes no Alto da Caieira.

No campo dos programas estratégicos, a Rede IVG acompanhou 542 crianças e jovens em programas socioeducativos como Redescoberta, Pode Crer e Bolsas de Estudo. Na área de empreendedorismo, 108 empreendedores receberam suporte técnico e financeiro, incluindo 20 com capital semente e 9 com microcrédito.

As ações comunitárias também geraram impacto relevante: 59 famílias beneficiadas pela moeda social, 43 mulheres formadas como salgadeiras no Maciço do Morro da Cruz e uma vitória política importante com a eleição da ACAM como titular no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Fortalecimento da Rede: mais formações e oportunidades

O Instituto Pe. Vilson Groh também investiu no fortalecimento institucional, realizando: 39 encontros formativos, somando mais de 100 horas de capacitação através dos grupos de trabalho, recebendo a participação de 70 colaboradores que estão à frente das equipes nas organizações.

Do impacto ao legado: o futuro coletivo da Rede IVG

O lançamento do Relatório também marca o início de um novo ciclo de realizações. Com o apoio de 14 parceiros institucionais e dezenas de doadores, o IVG caminha para a concretização do Centro de Inovação Social do Monte Serrat. O espaço será dedicado a potencializar vocações, impulsionar negócios sociais, fortalecer a empregabilidade e ampliar oportunidades para jovens e adultos do Maciço do Morro da Cruz.

“O Relatório de Impacto Social é mais do que um documento: é memória viva da nossa trajetória, expressão da transparência que nos orienta e, acima de tudo, uma homenagem a quem caminha conosco. Nossa credibilidade está nos vínculos que criamos, nas vidas que tocamos e nas pontes que construímos. Seguimos celebrando e caminhando, com a certeza de que a transformação se dá no encontro e que a solidariedade não tem fronteiras.” — afirmou o presidente do IVG, padre Vilson Groh, durante o evento.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Torneio de Robótica - 089A5458
The second edition of the Robotics Tournament will take place next Monday at the IFSC Florianópolis Campus, with young people from Pode Crer and organizations from the IVG Network.
Banner - Site LP
Benefest, CEDEP's charity party that brings together gastronomy, music and solidarity, takes place in September and tickets are already on sale.
EnsaioPadreVilson-9417
Father Vilson Groh has written an article about hunger, the loneliness of the streets and the urgent need for a more humane approach.
en_US