Organizações da Rede IVG se juntam ao MPT para promover a inclusão de jovens negros no mercado de trabalho

Representantes de sete entidades que trabalham diretamente com comunidades negras de Santa Catarina em defesa dos seus direitos, eliminação das discriminações e plena inserção na vida socioeconômica, política e cultural, reuniram-se na última terça-feira (04), na sede do Ministério Público do Trabalho, em Florianópolis, com o Procurador Piero Menegazzi, Coordenador da COORDIGUALDADE no MPT -SC. Também participou da reunião o Procurador do Trabalho Luciano Arlindo Carlesso.

O encontro oportunizou a exposição das atividades desenvolvidas pelas instituições e pelo MPT, proporcionando uma troca de experiência entre os participantes, sendo o início das tratativas para a construção de uma rede e futuras parcerias no Estado, para a  execução do  Projeto Nacional de Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho, da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (COORDIGUALDADE ), que vem sendo desenvolvido pelo MPT em todo o país.

Encontro do MPT com entidades que trabalham com comunidades negras

O Projeto visa a inclusão da população negra no mercado de trabalho, preferencialmente, jovens negras e negros, egressos do sistema de cotas raciais, universitários negros e negras beneficiários de bolsas ou programas sociais de acesso ou permanência na universidade e estudantes negros e negras universitários da graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, nas áreas da advocacia, da publicidade e empresarial, considerando a baixa representatividade étnico-racial nesses seguimentos da economia brasileira.

Estiveram presentes representantes do Núcleo de Estudo Afro-Brasileiros da UDESC, do Centro Cultural Escrava Anastácia, da  Rede Instituto Vilson Groh (IVG), da Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (ACAM), do Centro de Educação Popular(CEDEP), da Marista Escola Social e do Instituto Reverbera.

Divulgação do Projeto Nacional de Inclusão Social de Jovens Negras e Negros no Mercado de Trabalho

Foram debatidas algumas das dificuldades existentes para o ingresso e ascensão de cidadãos e cidadãs negras no mercado de trabalho, bem como os mecanismos legais para superar os obstáculos existentes.

Segundo o Procurador do Trabalho Piero Menegazzi, com este projeto, o Ministério Público do Trabalho busca a efetivação das políticas públicas já previstas no direito brasileiro, que têm como objetivo assegurar à população negra o ingresso e o desenvolvimento no mercado de trabalho em uma efetiva igualdade de condições com os demais cidadãos, de modo que as relações de trabalho espelhem a estrutura da composição ética nacional.

Procurador Piero Menegazzi (à esquerda) e Procurador Luciano Carlesso (à direita)

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Torneio de Robótica - 089A5458
The second edition of the Robotics Tournament will take place next Monday at the IFSC Florianópolis Campus, with young people from Pode Crer and organizations from the IVG Network.
Banner - Site LP
Benefest, CEDEP's charity party that brings together gastronomy, music and solidarity, takes place in September and tickets are already on sale.
EnsaioPadreVilson-9417
Father Vilson Groh has written an article about hunger, the loneliness of the streets and the urgent need for a more humane approach.
en_US