Rede IVG incentiva inserção de meninas no mundo da tecnologia e ciência

O Instituto Pe. Vilson Groh está comprometido com a promoção da equidade de gênero na tecnologia e ciência, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Social – os ODS, definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), na Agenda 2030.

Como Signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina (6 estrelas), o IVG assume o compromisso de impactar em nove dos 17 ODS. Dentre eles, dois (ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 10 – Redução das Desigualdades) têm ligação direta com o Programa de Bolsas e Program Pode Crer. O segundo traz o potencial da tecnologia para resolver problemas sociais, por meio da formação de crianças, adolescentes e jovens da periferia, e da integração com o ecossistema de tecnologia e inovação de Florianópolis.

Em 2021, das 320 crianças, adolescentes e jovens no projeto-piloto, 46% eram meninas, inclusive negras. No decorrer das trilhas formativas, elas foram apresentadas ao universo da tecnologia e inovação, dando os primeiros passos na robótica, participando de oficinas de Webdesign, programação, Figma e Impressão 3D.

Jovens do Pode Crer se interessam pela tecnologia e ciência

Projeto Caixa Tem - Programa Pode Crer

Widza Marcellus é uma jovem negra e migrante que participou das trilhas 2 e 3. Ela conta como vê o Pode Crer: “Com ele (o Pode Crer), a vida das pessoas da cidade, especificamente as da periferia, no futuro, pode mudar; baseando-se no conhecimento da área de tecnologia”.

A jovem sempre sonhou em ser médica, mas revela que, com o passar do tempo e algumas reflexões, descobri que tem interesse no mundo digital, na costura e também em outras áreas. “Por isso, nunca parei de aprender mais. Para mim, o conhecimento pode mudar o mundo”, comenta.

Marista no Monte Serrat lança projeto de inclusão digital

Dentro da Rede IVG, outras organizações têm se lançado no desafio de aproximar seu público do mundo da tecnologia e da ciência. O Marista Escola Social Lucia Mayvorne, situado no Monte Serrat, oferece ensino fundamental e médio, além da Jornada Ampliada, onde os estudantes participam de oficinas de robótica e iniciação científica, entre outras.

Para 2022, a escola pretende iniciar o Se Liga na Escola, um projeto de inclusão digital para cerca de 250 estudantes, como forma de combater a evasão escolar, um dos efeitos da pandemia da Covid-19.

O projeto possibilitará a criação de espaços makers, oficinas no contraturno escolar com foco no universo da tecnologia, formação para docentes e famílias, além de ações conectadas aos projetos de vida dos estudantes.

Doação do imposto de renda pode ajudar a Rede IVG

Uma forma de ajudar os projetos das organizações da Rede IVG é destinando até 3% do Imposto de Renda de Pessoa Física para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Em 2022, seis projetos da Rede IVG estão aptos para receber este tipo de recurso. Ou seja, as organizações estão autorizadas a receber doações via Imposto de Renda para projetos voltados especificamente para crianças e adolescentes.

Para saber mais, clique aqui.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Torneio de Robótica - 089A5458
The second edition of the Robotics Tournament will take place next Monday at the IFSC Florianópolis Campus, with young people from Pode Crer and organizations from the IVG Network.
Banner - Site LP
Benefest, CEDEP's charity party that brings together gastronomy, music and solidarity, takes place in September and tickets are already on sale.
EnsaioPadreVilson-9417
Father Vilson Groh has written an article about hunger, the loneliness of the streets and the urgent need for a more humane approach.
en_US