Ir para o conteúdo

Adolescentes do Programa Pode Crer participam do Torneio Sesi de Robótica pela terceira vez

Nos dias 02 e 03 de dezembro, adolescentes do Programa Pode Crer participaram do Torneio Sesi de Robótica, em Joinville. Esta foi a terceira vez que o programa esteve presente no evento, que reúne estudantes de diferentes regiões para desafios técnicos e inovadores.

Neste ano, seis equipes representaram o Pode Crer, incluindo duas novas formações: Cavalo Marinho e Pantera Negra. As equipes Octopustech, Crabtech, Turtletech e Dolphintech, já veteranas na competição, também marcaram presença. Pela primeira vez, o torneio contou com a participação dos estudantes da Trilha 2, ampliando a inclusão de mais jovens no projeto.

A preparação das equipes envolveu atividades práticas e visitas relacionadas ao tema do torneio, “Submerged” (Submersos). Os adolescentes exploraram temas ligados ao fundo do mar em visitas ao projeto R3 Animais, no Rio Vermelho, aos laboratórios LabMar e LapMar/UFSC, e ao Museu do Naufrágio. Essas experiências fortaleceram habilidades como trabalho em equipe, uso consciente de recursos, senso de responsabilidade e criatividade.

Durante a competição, as equipes foram avaliadas em três categorias principais:

  • Projeto de Inovação: desenvolvimento e apresentação de soluções para explorar o oceano.
  • Core Values: avaliação dos valores fundamentais, como colaboração e trabalho em equipe.
  • Designer Robô: análise do processo de engenharia e construção do robô.

A equipe Crabtech, em seu terceiro ano consecutivo de participação, recebeu o Prêmio Parcerias (Peers Award). O reconhecimento foi dado por sua destacada colaboração, apoio e espírito de cooperação com outras equipes do torneio.

A participação no Torneio Sesi de Robótica reafirma o compromisso do Programa Pode Crer em promover o desenvolvimento integral dos jovens, unindo educação, tecnologia e práticas sustentáveis.

Sobre o Programa Pode Crer

O Programa Pode Crer é uma iniciativa educativa do Instituto Pe. Vilson Groh que, há quatro anos, oferece educação complementar (no contraturno escolar) para crianças, adolescentes e jovens de áreas periféricas da Grande Florianópolis. Seu principal objetivo é despertar a curiosidade, fortalecer habilidades existentes e desenvolver novos talentos nesse público, promovendo um futuro com mais oportunidades na área dos estudos e do trabalho.

Em 2024, mais de 300 crianças e jovens participaram do Pode Crer e concluíram o ano formativo. Com o patrocínio da Caixa e do Governo Federal, o Instituto Pe. Vilson Groh desenvolveu uma trilha formativa voltada para as crianças e adolescentes da Comunidade da Praia, em parceria com a Associação João Paulo II, organização social que atua nessa região de Palhoça.

Para saber mais, acesse: redeivg.org.br/podecrer.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Torneio de Robótica - 089A5458
The second edition of the Robotics Tournament will take place next Monday at the IFSC Florianópolis Campus, with young people from Pode Crer and organizations from the IVG Network.
Banner - Site LP
Benefest, CEDEP's charity party that brings together gastronomy, music and solidarity, takes place in September and tickets are already on sale.
EnsaioPadreVilson-9417
Father Vilson Groh has written an article about hunger, the loneliness of the streets and the urgent need for a more humane approach.
en_US