Carolina Martins Pedro, jovem catarinense de 20 anos, foi eleita uma das melhores mentoras de robótica no Brasil. Estudante de Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e educadora do Pode Crer, programa social do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), Carol – como é conhecida – tem se destacado em competições de robótica desde 2015 e vem conquistando espaço e reconhecimento numa área majoritariamente ocupada por homens.
Educadora do Pode Crer iniciou no IFSC
O primeiro contato de Carol com a robótica foi ainda na adolescência quando fazia o curso técnico integrado em Saneamento. Dali em diante não parou mais. Em 2015 entrou para a equipe de robótica FRC 5800 Magic Island Robotics, o que já lhe rendeu oportunidades de disputar torneios ao redor do mundo, sendo o mais recente nos Estados Unidos.
Impacto social
Mas neste currículo, algo chama a atenção: a dedicação da jovem em ensinar aquilo que tem aprendido para crianças e adolescentes que moram nas periferias da Grande Florianópolis.
É no Programa Pode Crer, do Instituto Pe. Vilson Groh, que Carol apresenta o mundo da tecnologia para quase 300 crianças e jovens, de 11 a 17 anos, do nível básico ao avançado.
Esse empenho, ao lado de outros colegas educadores, já rendeu frutos, com vários adolescentes conseguindo ingressar em cursos técnicos, graduações e programas de jovem aprendiz.
A colombiana Alina Lucero (17) é ex-aluna de Carol e está seguindo os mesmos passos como universitária de Engenharia de Controle e Automação. “O Pode Crer foi um segundo lar para mim como imigrante. Além dos conhecimentos, desenvolvi minha autoconfiança e tive oportunidades incríveis que nunca imaginava que pudesse ter. Posso descrever esse projeto como um salva-vidas que marcou o início do meu futuro”, compartilha Alina.
Outros jovens seguem o mesmo caminho: Guilherme Pedrozo (20), no curso de Ciências da Computação na UFSC, Ágata Cavalheiro (18) em Matemática na UFSC e Raoni Amaral (18) que é jovem aprendiz numa empresa de tecnologia em Florianópolis.
Prêmio é um dos mais prestigiados no mundo
Carolina foi vencedora Prêmio Woodie Flowers Finalist Award 2024 na etapa regional do Brasil, um dos mais prestigiados campeonatos no mundo da robótica educacional.
A premiação foi entregue durante a FIRST Robotics Competition (FRC), considerada a Olimpíadas dos Robôs, que aconteceu em Brasília, no mês de março.
O prêmio reconhece mentores por liderança, comportamento ético e habilidades de comunicação. Carolina foi escolhida entre 55 mentores da etapa regional.
“É muito gratificante ver o reconhecimento de todo trabalho até aqui e mais emocionante ainda comemorar essa conquista ao lado da equipe que sempre sonhei em ter”, conta Carolina.
Sobre o Programa Pode Crer
O Pode Crer é um programa social para crianças, adolescentes e jovens de comunidades periféricas, que querem seguir carreira profissional nas áreas tecnológicas e criativas, especialmente nas empresas de tecnologia e inovação da Grande Florianópolis.
Em 2024, Pode Crer é correalizado pela Associação João Paulo II e conta com patrocínio da Caixa e do Governo Federal, do Ministério dos Direitos Humanos, da Fundação Salvador Arena (FSA), ChildFund Brasil, além do apoio dos parceiros FIESC e SEBRAE.
—
Mais informações: Lucano Brito (48) 99109-3918.