Combate à fome: Frei Damião recebe unidade do Banco Comunitário

O Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) e o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM) , em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT/SC) e o UNOPS, agência da ONU especializada em gestão de projetos, lançam a unidade do Banco Comunitário ICOM na comunidade Frei Damião, em Palhoça, considerada uma das mais vulneráveis do Estado. 

Este trabalho em rede permitirá o apoio financeiro a 344 famílias, que receberão R$ 600 cada uma em moedas sociais, divididos em três parcelas de R$ 200 cada. Comércios e empreendedores da comunidade são cadastrados para receber os pagamentos em moedas sociais digitais por produtos de alimentação, itens de higiene e de limpeza. Isso faz com que o recurso financeiro circule dentro da Frei Damião, impulsionando a economia local e potencializando os recursos da comunidade.

A Frei Damião é uma área de interesse social. A estimativa da Associação de Moradores é de que mais de 4.600 famílias morem no local. São pessoas que vivem principalmente do trabalho informal, o mais impactado por esse momento de crise decorrente da pandemia. Muitas famílias são chefiadas por mulheres e compostas por idosos e por crianças. 

Com esta nova unidade – a quinta do Banco Comunitário –, 1.376 pessoas da Frei Damião serão impactadas diretamente, além dos comércios e empreendedores, que estão sendo cadastrados.

Para Mariane Maier, gerente-executiva do ICOM, é o trabalho em rede com outras organizações que permite que o Banco atenda as necessidades mais urgentes das famílias e também promova o desenvolvimento do território. “Estamos muito felizes em poder correalizar essa unidade do Banco Comunitário da comunidade Frei Damião. Sabemos que cada unidade tem suas particularidades, cada território tem características únicas, e estamos atentos a isso para que as moedas sociais promovam, de fato, transformação social”.

O padre Vilson Groh analisa: “É impossível viver bem e em paz com fome. Ela não espera e, por isso, fere um dos direitos mais básicos e sagrados da vida humana: o direito de se alimentar. Portanto, ampliar o Banco Comunitário para essas 344 famílias da comunidade de Frei Damião tem o poder de gerar um impacto tremendo na saúde, na autoestima e na convivência dessas pessoas dentro da própria casa. E esse impacto reflete, sem dúvidas, também nas pessoas doadoras, ao saberem que estão contribuindo, independe do valor, no combate à fome”.

Como funciona o Banco Comunitário?

O Banco Comunitário ICOM é uma das estratégias criadas dentro da Linha de Apoio Emergencial Coronavírus, lançada em março de 2020 com o objetivo de apoiar pessoas em vulnerabilidade social. Os recursos que são convertidos em moedas sociais são mobilizados por meio de doações financeiras às organizações realizadoras, ICOM e IVG.

Por meio do Banco, moedas sociais digitais são doadas a famílias em vulnerabilidade social, que adquirem itens de alimentação, higiene e limpeza nos comércios de suas comunidades. Para a moeda social circular, o Banco Comunitário ICOM faz parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) locais, que participam da tomada de decisão e da operacionalização do Banco. No caso da Frei Damião, são correalizadoras as organizações locais Aebas e Associação Laura dos Santos.

A moeda social foi criada para ser usada por determinado grupo e circular em regiões específicas. No caso do Banco Comunitário ICOM, ela é virtual e é depositada na conta de cada família cadastrada. Esta conta pode ser acessada por meio de um aplicativo específico, em que a família pode consultar o saldo e saber onde utilizar aquele valor, caso conte com essa tecnologia. Outra opção é a compra de produtos com o CPF, sem necessidade do uso do celular. A moeda é aceita somente por estabelecimentos cadastrados pelo ICOM e pela OSC correalizadora.

Com a emissão da moeda social digital, o Banco Comunitário cumpre com os objetivos de garantir alimentação e itens de higiene e de limpeza a famílias vulneráveis, proporcionando a elas autonomia; fortalece pequenos comércios de periferia; oportuniza que Organizações da Sociedade Civil e movimentos sociais aprendam novas formas de atuação; fortalece vínculos comunitários; e incentiva a cultura de doação na Grande Florianópolis.

Imagem extraída do teaser de lançamento do Banco Comunitário Frei Damião

Unidades do Banco Comunitário

Em 2020, foram abertas 5 unidades do Banco Comunitário ICOM. A primeira foi na comunidade da Serrinha, no Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, correalizada pela Casa São José. Depois, veio a unidade Chico Mendes, correalizada pela Revolução dos Baldinhos e Associação de Mulheres do Monte Cristo. Em seguida, foram criadas três unidades ao lado do Instituto Pe. Vilson Groh: Monte Cristo, correalizada pelo Cedep, Morro do Mocotó, com a ACAM, e Comunidade da Praia, em Palhoça, correalizada pela Associação João Paulo II.

No total, foram apoiadas mais de 800 famílias em vulnerabilidade social e 32 comércios locais de abril a dezembro de 2020. Em 2021, os apoios continuaram em 4 unidades para 617 famílias, e agora, com a implementação na Frei Damião, o Banco chega à quinta unidade, com mais 344 famílias atendidas.

Moeda Social: Tecnologia reconhecida nacionalmente

Os bancos comunitários são uma tecnologia social inovadora e reconhecida nacionalmente pelo desenvolvimento, empoderamento e transformação social nas áreas vulneráveis em que atuam. O Banco Comunitário ICOM faz parte da Rede Brasileira de Bancos Comunitários e utiliza a tecnologia e-Dinheiro. Em 2020, a Rede foi considerada a iniciativa destaque do Prêmio Empreendedor Social do Ano, da Folha de S.Paulo. O foco dos bancos comunitários é o desenvolvimento de áreas de baixa renda.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Filme sobre a vida de Pe. Vilson será exibido nos dias 10 e 17, na Capela Nossa Senhora do Carmo
Pão e Beleza será exibido no dia 21 de novembro, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Sra. da Lapa, no bairro Ribeirão da Ilha. Entrada gratuita.
RetroSC acontece neste sábado (16) em Florianópolis. Doe 1 kg de alimento para meia-entrada e ajude famílias atendidas pela Rede IVG.
14ª RetroSC acontece neste sábado (16) em Florianópolis. Doe 1 kg de alimento para meia-entrada e ajude famílias atendidas pela Rede IVG.
IVG 2_Campanha Dia de Doar
Dia de Doar acontece em 3 de dezembro, com parte das vendas de comércios locais destinada aos projetos sociais do Instituto.