Centro de Cultura e Inovação Social – CIS Monte Serrat

O 1º Centro de Cultura e Inovação Social de Periferia da Grande Florianópolis – o CIS Monte Serrat, que será construído na comunidade do Monte Serrat no Maciço do Morro da Cruz, reunirá em um único espaço iniciativas voltadas para a qualificação das juventudes e promoção cultural, atendendo sempre as demandas e necessidades da comunidade. Será um ambiente para conectar as juventudes com empresas de tecnologia e outros setores de atividades relevantes da região como o cultural e o turismo.

O propósito do CIS é promover o desenvolvimento sustentável da Grande Florianópolis. Será uma infraestrutura que contemple um espaço de transformação, que promova, para todos os participantes do projeto, de forma transversal, a cultura, a educação, o empreendedorismo e a inovação, por meio de ações lúdicas, criativas e colaborativas de impacto social e sustentáveis. 

Para além das ações de capacitação o objetivo é, também, promover a colaboração entre empresas, instituições de ensino, organizações, setor público e comunidade em um espaço propício para desenvolver soluções inovadoras para os problemas sociais enfrentados nos territórios periféricos. Cabe destacar que o acesso às atividades no espaço para a população das comunidades será gratuito.

A proposta de trabalho se baseia em quatro pilares:

Educação

Educação integral por meio de atividades que fortalecem aspectos acadêmicos, sociais, emocionais e culturais com incentivo à pesquisa e inovação.

Cultura

Cultura por meio de produções audiovisuais, intervenções, exposições, e espaços formativos que valorizem a cultura local e incentivem o aprendizado e a capacitação.

Trabalho

Conexão entre estudantes e empresas, oferecendo experiências formativas, acesso ao mercado de tecnologia e economia criativa e incentivo à inovação.

Integração Intersetorial

Integração entre sociedade, setor público e privado, com projetos de empreendedorismo, educativos e tecnológicos.

O Centro de Inovação Social no Monte Serrat foi projetado em 4 módulos integrados e complementares, contendo espaços adequados para a formação e convivência da comunidade. 

A região onde o CIS será erguido é composta por 16 comunidades, tendo aproximadamente 40 mil pessoas (cerca de 7,44% da população total de Florianópolis) vivendo em territórios de vulnerabilidade social. No Maciço vivem cerca de 45% dos moradores de favela da cidade, em sua maioria negros e no perfil de renda de até 1.5 salário mínimo percapita. 

Pilar Educação

Programa Pode Crer

O pilar Educação vem sendo testado e aprimorado desde 2021, concomitantemente a evolução da proposta do CIS Monte Serrat, com o Programa Pode Crer.

O programa pensa o futuro de uma geração potente – crianças, adolescentes e jovens com idades entre 11 e 24 anos das comunidades marginalizadas e que tem, a partir das oficinas, acesso à formação de qualidade e que possa materializar pontes, na construção de um ecossistema para um futuro com mais oportunidades, um futuro concreto que possa gerar mobilidade e transformação social a partir da educação.

1.164

crianças, adolescentes e jovens atendidos

25%

acessaram o mercado de trabalho

42

ingressaram nas universidades e cursos técnicos

O Pode Crer é um projeto educativo e social que consiste na oferta gratuita de formação complementar em tecnologia e o que chamamos de future skills – as competências socioemocionais para um mundo em transformação digital. A ideia é um laboratório com oficinas no contraturno escolar, para crianças, adolescentes e jovens de periferia e em situação de vulnerabilidade social da Grande Florianópolis.

O problema social que o Pode Crer busca solucionar é a falta de acesso das adolescências de periferia às oportunidades de capacitação que possibilitem a sua inserção no mercado de tecnologia, na economia do conhecimento ou a desenvolverem seus negócios de empreendedorismo na região, uma das mais renomadas no Brasil. A solução que criamos é um caminho formativo inovador e atualizado, a partir de três trilhas que preparam e apoiam os educandos em seus projetos de vida para que possam empreender a transformação de suas realidades.

Impacto Social do Instituto Pe. Vilson Groh - IVG - Programa Pode Crer

Pilar Cultura

O CIS tem como objetivo oferecer às crianças, adolescentes e jovens moradores do Maciço do Morro da Cruz uma estrutura física onde se promovam iniciativas culturais e artísticas, ações educativas, espaços de lazer e de integração social, capazes de fomentar e de valorizar as manifestações culturais das comunidades locais, promover o intercâmbio cultural, estimulando a convivência social, a cidadania, o pensamento crítico, o protagonismo e a autonomia. 

 

Para além da ampliação de repertório cultural, troca de conhecimento, aprendizado, novas tecnologias e valorização e fortalecimento da cultura local, pretende-se atuar na qualificação profissional e criação artística do público atendido, estimulando novas formas de expressão e novos negócios que resgatem a história e tradições da comunidade.

Ao conectar a cultura e o desenvolvimento local, o CIS será um ambiente singular e organizado para acolher diversas formas de expressão, trazendo visibilidade da comunidade e sua produção cultural, afirmando sua condição de pertencente à cidade e criando alternativas para inserção da comunidade no meio artístico, educacional e profissional, assim como trazendo o olhar dos moradores e turistas para a riqueza cultural do Maciço do Morro da Cruz.

Atualmente o IVG é registrado como Ponto de Cultura na Rede Cultura Viva de Reconhecimento, Incentivo e Disseminação de Iniciativas Culturais, com a Praça Monte Serrat, e atua na valorização e incentivo aos empreendedores das comunidades atendidas pela Rede IVG, sempre na perspectiva do enaltecimento da história e cultura das pessoas que ali habitam, através de eventos culturais e artísticos, feiras de empreendedores periféricos, atividades e coletivos como o Turismo de Base Comunitária.

Pilar Trabalho

Este pilar tem por objetivo principal promover a conexão entre os estudantes e empresas ligadas ao Centro de Inovação Social, propiciando experiências formativas, aproximação com o mercado de tecnologia e rearranjos econômicos de formas individuais e/ou coletivas, oportunizando o desenvolvimento de novos negócios e a resolução de problemas pertencentes ao território ao qual o CIS estará inserido.

As trilhas formativas desenvolvidas pelo Pode Crer têm o potencial de oportunizar aos jovens um caminho de qualificação profissional com trabalhos alinhados ao desenvolvimento de soluções sociais tecnológicas para a resolutividade de situações problemas pertencentes ao Maciço do Morro da Cruz.

Nessa perspectiva, o CIS atuará como incubadora e aceleradora de empreendimentos sociais, tanto de forma individual quanto coletiva, alavancando ecossistemas de soluções e serviços voltados ao território local e empresas da Grande Florianópolis.

No viés do fomento ao empreendedorismo social, o CIS se propõe a construir linhas de Microcrédito e Fundos Rotativos Solidários que deem as condições para os jovens operacionalizarem suas ideias e desenvolvê-las possibilitando todo o arcabouço de investimento que seu empreendimento necessite para ser efetivado.

Assim, o CIS pretende ser um elo entre os jovens da periferia e as lideranças empresariais locais, conectando pessoas e ideias. Isso acontecerá através de feiras de trocas de negócios, eventos corporativos, amostras empreendedoras, plataformas de serviços e oportunidades, projetos integradores desenvolvidos em parcerias com empresas e instituições de ensino.

Pilar Integração Intersetorial

O CIS atuará como um catalisador de cooperação intersetorial, criando um espaço dedicado à colaboração e participação de diferentes atores – sociedade civil, setor público e privado, instituições educacionais, organizações sociais, comunidades e suas lideranças.

Esse ambiente integrador busca conectar o centro e as periferias, promovendo uma rede de iniciativas educacionais, tecnológicas e de empreendedorismo social, com foco no fortalecimento do desenvolvimento territorial do Maciço do Morro da Cruz. Por meio de projetos inclusivos e inovadores, o CIS pretende transformar desafios urbanos em oportunidades, promovendo o bem-estar social, a valorização cultural e o crescimento econômico sustentável para toda o Maciço.

Nas ações previstas para fortalecer o CIS intersetorialmente propõe-se a criação de um comitê de pesquisa e laboratório de monitoramento de políticas públicas; fortalecimento de fóruns; criação de uma plataforma de serviços; a inserção do CIS nos eventos da Grande Florianópolis e a formação de um “Bureau de Informação” para conectar a comunidade à cidadania digital e para o acompanhamento de empreendedores. Também estão previstas parcerias para fomentar o desenvolvimento regional sustentável com convênios com instituições de ensino para produção científica, integração com empresas e universidades nacionais e internacionais propiciando intercâmbios culturais e de pesquisa, além de metodologias compartilhadas com outras organizações e centros de inovação.

Desde sua concepção, o CIS vem articulando os seguintes parceiros:

Investindo no futuro

A Construção do CIS Monte Serrat

A construção do CIS representa não apenas um avanço significativo para o Instituto Pe. Vilson Groh, mas também um passo crucial em direção a um futuro mais inovador e sustentável para a Grande Florianópolis.

Desde a idealização do CIS Monte Serrat, o Instituto iniciou a captação de recursos que totalizam atualmente o valor de R$5.133.432,10 arrecadado envolvendo recursos próprios e de empresas parceiras como WOA, Cassol, Grupo Guga Kuerten, Engie S/A, DIMAS, Teltec Solutions, Supermercados Imperatriz, D/Araújo Comunicação, além de FIESC e Sebrae SC que também estão juntos no compromisso de viabilizar a construção do CIS e as duas últimas instituições citadas também comprometidos com a sustentabilidade do equipamento após a conclusão da obra.

O investimento total na obra é de R$ 10.385.635,90, e a previsão de conclusão é para 2025. O custo de operacionalização/ano é de R$ 2.500.000,00 atendendo até 500 beneficiários diariamente.

Participe dessa causa e, juntos, vamos construir um presente mais justo e um futuro mais inovador para toda a Grande Florianópolis.

Basta preencher o formulário abaixo e a nossa equipe irá entrar em contato com você:

Depoimentos