
Um das melhores ONGs do Brasil, o CEDEP (Centro de Educação Popular) é mais do que um espaço de aprendizado – é um símbolo de esperança e oportunidades para um futuro melhor.
Há 38 anos, a organização tem transformado a realidade de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias no Monte Cristo, região continental de Florianópolis. Através de seus programas, a organização social promove educação, acesso à cultura e esporte, inclusão social e fortalecimento de vínculos comunitários, impactando milhares de vidas.
O CEDEP atua com dois programas principais: Semeando Conhecimento e Cultivando Comunidade. O primeiro é voltado para o desenvolvimento integral de crianças e jovens, com projetos como Oficinas do Saber, Fênix e Avançar, que estimulam aprendizado e cidadania. Já o segundo busca fortalecer o desenvolvimento territorial e a justiça social, por meio de iniciativas como Mulheres Empreendedoras, Movimentar e Culturar, que geram oportunidades e ampliam horizontes na comunidade.



![[:pt-br]CEDEP - Instituto Pe. Vilson Groh.[:]](https://redeivg.org.br/wp-content/uploads/2022/08/IMG-9384-1024x650.jpeg)
Impacto do CEDEP em números desde 2011
Desde 2011, o CEDEP abriu mais de 6.500 matrículas para crianças, adolescentes e jovens das comunidades do entorno, proporcionando acesso gratuito a oficinas que ampliam oportunidades e elevam sua qualidade de vida.
Além disso, o impacto da organização se estende às famílias: mais de 4.800 atendimentos às famílias da região, entre 2011 e 2023 (dados mais recentes levantados pelo Instituto Pe. Vilson Groh), fortalecendo laços comunitários e promovendo mais qualidade de vida.
O CEDEP também desempenha um papel fundamental na inserção de jovens no mercado de trabalho. Desde 2015, 462 jovens foram preparados e encaminhados para vagas de emprego (nas modalidades jovem aprendiz, estágio e efetivo) na Grande Florianópolis.
Abrangência em CEDEP
Além de Monte Cristo, o CEDEP estende suas ações para os bairros Coloninha, Jardim Atlântico, Vila São João e Capoeiras, oferecendo serviços de educação complementar, inserção social e laboral e fortalecimento de vínculos.
O mais populoso deles, Monte Cristo, apresenta indicadores socioeconômicos que atestam a existência de desafios como desemprego, famílias com baixos rendimentos mensais, elevados índices de criminalidade e a carência de áreas de lazer. Monte Cristo também carrega um forte histórico de lutas por moradia e direitos sociais, sendo palco de movimentos que reivindicam cidadania em um contexto de exclusão. Diversos movimentos sociais se fizeram ali atuantes, tendo papel fundamental na formação do bairro.

Se você acredita na transformação social e deseja contribuir para esse impacto positivo, conheça mais sobre o CEDEP acessando o relatório social mais recente da organização e siga @cedeponline nas redes sociais.