Nos dias 02 e 03 de dezembro, adolescentes do Programa Pode Crer participaram do Torneio Sesi de Robótica, em Joinville. Esta foi a terceira vez que o programa esteve presente no evento, que reúne estudantes de diferentes regiões para desafios técnicos e inovadores.
Neste ano, seis equipes representaram o Pode Crer, incluindo duas novas formações: Cavalo Marinho e Pantera Negra. As equipes Octopustech, Crabtech, Turtletech e Dolphintech, já veteranas na competição, também marcaram presença. Pela primeira vez, o torneio contou com a participação dos estudantes da Trilha 2, ampliando a inclusão de mais jovens no projeto.
A preparação das equipes envolveu atividades práticas e visitas relacionadas ao tema do torneio, “Submerged” (Submersos). Os adolescentes exploraram temas ligados ao fundo do mar em visitas ao projeto R3 Animais, no Rio Vermelho, aos laboratórios LabMar e LapMar/UFSC, e ao Museu do Naufrágio. Essas experiências fortaleceram habilidades como trabalho em equipe, uso consciente de recursos, senso de responsabilidade e criatividade.
Durante a competição, as equipes foram avaliadas em três categorias principais:
- Projeto de Inovação: desenvolvimento e apresentação de soluções para explorar o oceano.
- Core Values: avaliação dos valores fundamentais, como colaboração e trabalho em equipe.
- Designer Robô: análise do processo de engenharia e construção do robô.
A equipe Crabtech, em seu terceiro ano consecutivo de participação, recebeu o Prêmio Parcerias (Peers Award). O reconhecimento foi dado por sua destacada colaboração, apoio e espírito de cooperação com outras equipes do torneio.
A participação no Torneio Sesi de Robótica reafirma o compromisso do Programa Pode Crer em promover o desenvolvimento integral dos jovens, unindo educação, tecnologia e práticas sustentáveis.
Sobre o Programa Pode Crer
O Programa Pode Crer é uma iniciativa educativa do Instituto Pe. Vilson Groh que, há quatro anos, oferece educação complementar (no contraturno escolar) para crianças, adolescentes e jovens de áreas periféricas da Grande Florianópolis. Seu principal objetivo é despertar a curiosidade, fortalecer habilidades existentes e desenvolver novos talentos nesse público, promovendo um futuro com mais oportunidades na área dos estudos e do trabalho.
Em 2024, mais de 300 crianças e jovens participaram do Pode Crer e concluíram o ano formativo. Com o patrocínio da Caixa e do Governo Federal, o Instituto Pe. Vilson Groh desenvolveu uma trilha formativa voltada para as crianças e adolescentes da Comunidade da Praia, em parceria com a Associação João Paulo II, organização social que atua nessa região de Palhoça.
Para saber mais, acesse: redeivg.org.br/podecrer.