O Centro Cultural Anastácia desenvolve programas e projetos de assistência social com a juventude das comunidades das periferias da Grande Florianópolis, visando o desenvolvimento educacional e pessoal, a iniciação profissional e a construção de habilidades de vida. Através do Serviço de Acolhimento Institucional, a Casa Darcy Vitória de Brito acolhe crianças e adolescentes encaminhados pelos Conselhos Tutelares e Varas da Infância e da Juventude, prestando todo o cuidado e assistência àqueles que tiveram seus direitos violados e vínculos familiares fragilizados ou rompidos.
Grande Florianópolis.
Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes em situação de violência, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Inserção Social e Laboral
famílias atendidas.
jovens inseridos no mercado de trabalho
crianças, adolescentes e jovens (0 a 22 anos)
migrantes.
colaboradores.
voluntários
investimento médio mensal por beneficiário.
refeições servidas.
Casa de Acolhimento.
investidos em ações em 2022.
Autorizado pelo Ministério do Trabalho, o CCEA executa a formação teórica no curso “Rotinas Administrativas” e insere jovens de 14 a 22 anos no mercado formal de trabalho através do Programa de Aprendizagem. A formação se dá em grupos, com foco no fortalecimento de vínculos e no desenvolvimento de atitudes e habilidades que garantem maiores chances de efetivação após o período de atuação como jovem aprendiz.
Oferece a jovens em situação de vulnerabilidade social uma preparação para o mundo do trabalho, incluindo comunicação oral e escrita, informática, tecnologia, arte e cultura, mediando suas dificuldades e desenvolvendo o protagonismo juvenil e a percepção do potencial individual e coletivo de cada um, aumentando as chances de empregabilidade.