Last Updated on 6 de maio de 2026 by Luiz Viana
Nesta quarta-feira, o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) recebeu, no GT de Captação de Recursos da Rede IVG, os colegas Neto Nunes, Gabriela Carmo, Fernanda Vargas e Daniela Ferreira, da equipe de projetos da organização social Bairro da Juventude, de Criciúma, para uma troca de experiências sobre sustentabilidade institucional, gestão de projetos e estratégias de captação de recursos no terceiro setor.
O encontro foi marcado por reflexões práticas sobre como fortalecer a área de captação de forma estruturada, conectando prospecção, relacionamento com apoiadores, contratos, comunicação, monitoramento e prestação de contas. Mais do que discutir ferramentas, a conversa destacou a importância de alinhar cada etapa do processo à missão institucional de cada organização.
Ao compartilhar sua experiência, o Bairro da Juventude trouxe contribuições importantes sobre fidelização de parceiros, organização de fluxos internos, uso da comunicação como ferramenta de transparência e construção de confiança com investidores. Também foram debatidos os desafios de sistematizar informações, integrar equipes e transformar a prestação de contas em um processo contínuo, e não apenas final.
Para o IVG, momentos como esse reforçam o valor da aprendizagem em rede e da troca entre organizações que conhecem, na prática, os desafios e as potências do campo social. Aprender com quem também atua no terceiro setor amplia horizontes, inspira caminhos e fortalece estratégias mais consistentes de impacto.
A presença do Bairro da Juventude tornou o encontro ainda mais significativo. Reconhecida como a Melhor ONG do Brasil em 2025, a organização é referência nacional em atuação social e gestão comprometida com resultados e transformação.

