Jornada IVG – Empreender para Transformar
A Jornada IVG – Empreender para Transformar representou um avanço significativo para o IVG na promoção do empreendedorismo urbano periférico. Em 2023, o Instituto foi aprovado para integrar a AIPÊ – Aliança pela Inclusão Produtiva –, possibilitando a implementação de um projeto inédito entre 2024 e 2025, com foco na geração de trabalho e renda e na redução das desigualdades sociais.
A Jornada foi dividida em duas etapas principais: a primeira dedicada à formação de nano e microempreendedores; a segunda, ao investimento financeiro direto nos seus empreendimentos, na forma de capital semente. O objetivo é impulsionar o crescimento de negócios ainda em fase inicial, ampliando suas chances de sustentabilidade e impacto comunitário.
Diferentemente de outras iniciativas promovidas anteriormente pelo IVG, como a Chamada de Impacto Monte Serrat (voltada exclusivamente para a formação) e o Microcrédito (que ofereceu formação e acesso a empréstimos), a Jornada IVG traz uma abordagem mais integrada. Ao unir capacitação e aporte financeiro não reembolsável, aposta no potencial transformador do empreendedorismo de base comunitária, fortalecendo soluções locais e ampliando oportunidades.
Quem são os participantes da Jornada IVG?
Total de atendimentos diretos em 2024
- 99 nano e microempreendedores atendidos
- 43 deles concluíram a etapa formativa
- 20 deles foram selecionados para receber o capital semente
Impacto indireto
- 396 pessoas impactadas indiretamente
(considerando média familiar de 4 integrantes).
Perfil socioeconômico
- A grande maioria dos participantes são mulheres (82,2%)
- A maioria é preta e parda
- A maioria está em uma fase da vida em que busca estabilidade financeira (53,5%)
- 35% está abaixo dos 30 anos, buscando no empreendedorismo uma renda alternativa
- A maioria (61,3%) tem ensino médio (incompleto ou completo)
- 89% dos participantes têm uma renda familiar de até um salário mínimo
- A maioria (59%) iniciou o projeto na informalidade
Diversidade, faixa etária, renda e outros dados
Distribuição de gênero
No Data Found
Faixa etária
No Data Found
Renda familiar
No Data Found
Condição profissional
No Data Found
Escolaridade
No Data Found
De onde vêm os participantes?
No Data Found
Resultados alcançados
- 43 participantes concluíram a etapa formativa e foram certificados
- 50 horas de formações, mentorias e rodas de conversa
- 90% dos concluintes tiveram de aumento no faturamento
- Para 60% dos atendidos, o aumento foi de até 30% no faturamento
- 100% conquistou novos clientes durante após o projeto
- 100% concluiu a etapa formativa formalizado
- 90 % ampliou o seus canais de vendas
- 60% desenvolveram habilidades em gestão financeira e desenvolvimento de produtos
Principais atividades realizadas em 2024
A etapa formativa da Jornada IVG, realizada ao longo de aproximadamente oito meses, foi estruturada em quatro módulos, com foco na qualificação e fortalecimento de empreendedores da periferia. Cada módulo foi planejado para proporcionar uma imersão em temas essenciais para o desenvolvimento de negócios, por meio de aulas, rodas de conversa e mentorias em grupo. O principal objetivo, mais do que oferecer o capital semente, foi qualificar indivíduos que, em sua maioria, empreendem por necessidade devido à dificuldade de inserção no mercado formal de trabalho. Esse processo de capacitação é fundamental para estruturar negócios sustentáveis, com o potencial de se tornarem, no futuro, fontes de renda estáveis para suas famílias.
Os quatro módulos abordaram as seguintes temáticas centrais: Autodesenvolvimento, Negócios, Acesso a Mercado e Mentorias Coletivas. Juntas, essas temáticas foram distribuídas em 19 oficinas de formação, nas quais os participantes puderam aprender sobre matrizes de análise do empreendedor, os desafios e as oportunidades de empreender nas periferias, fundamentos de marketing e vendas, modelos de negócios, gestão financeira, formalização de empresas, além de técnicas de apresentação e negociação, como pitchs e giros de networking.
Além da formação teórica e prática, os empreendedores participaram de festivais da Rede IVG, encontros com suas famílias e ações de relacionamento do Programa Pode Crer. Essas atividades foram fundamentais para reforçar o aprendizado, promovendo discussões sobre empreendedorismo, estratégias de marketing, e o acesso a linhas de crédito. Tudo isso com o intuito de garantir a sustentabilidade e o crescimento contínuo dos negócios, contribuindo para a transformação econômica e social nas comunidades atendidas.
Depoimentos e relatos
Parcerias estratégicas
O projeto Jornada IVG foi viabilizado por meio do financiamento integral do edital Chamada de Impacto de Empreendedorismo Urbano Periférico do Instituto Votorantim. A execução da jornada contou com a colaboração de parceiros estratégicos, destacando-se a Aliança pela Inclusão Produtiva – AIPÊ, uma união de instituições com vasta experiência e reconhecimento na geração de trabalho e renda. O objetivo da AIPÊ é promover a inclusão produtiva e impactar positivamente as populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A aliança reuniu importantes entidades, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fundação Arymax, Fundação Tide Setubal, Instituto Humanize, Instituto HEINEKEN, Instituto Votorantim e Santander. Esses parceiros aportaram recursos não reembolsáveis, direcionados a chamadas públicas com foco em gerar trabalho e renda em contextos específicos. No caso da Chamada de Empreendedorismo Urbano Periférico, o IVG contou ainda com a colaboração de Ambev e B3 Social.
A execução da etapa formativa da jornada foi realizada pela Ousaria Negócios, que se encarregou de estruturar e aplicar os módulos de capacitação para os empreendedores. Além disso, a Unisul fez uma valiosa contribuição ao ceder o espaço físico para a turma de empreendedores da zona continental de Florianópolis, São José e Palhoça. Já a Maria Escola Social Lucia Mayvorne, pertencente à Rede IVG, também se destacou ao oferecer o espaço de sala de aula para os participantes da zona insular de Florianópolis.
Conteúdo escrito por:
Compartilhe: