Educadora do Pode Crer é eleita uma das melhores mentoras de robótica no Brasil

Last Updated on 26 de agosto de 2024 by Lucano Brito

Carolina Martins Pedro, jovem catarinense de 20 anos, foi eleita uma das melhores mentoras de robótica no Brasil. Estudante de Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e educadora do Pode Crer, programa social do Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), Carol – como é conhecida – tem se destacado em competições de robótica desde 2015 e vem conquistando espaço e reconhecimento numa área majoritariamente ocupada por homens.

Educadora do Pode Crer iniciou no IFSC

O primeiro contato de Carol com a robótica foi ainda na adolescência quando fazia o curso técnico integrado em Saneamento. Dali em diante não parou mais. Em 2015 entrou para a equipe de robótica FRC 5800 Magic Island Robotics, o que já lhe rendeu oportunidades de disputar torneios ao redor do mundo, sendo o mais recente nos Estados Unidos.

Impacto social

Mas neste currículo, algo chama a atenção: a dedicação da jovem em ensinar aquilo que tem aprendido para crianças e adolescentes que moram nas periferias da Grande Florianópolis. 

É no Programa Pode Crer, do Instituto Pe. Vilson Groh, que Carol apresenta o mundo da tecnologia para quase 300 crianças e jovens, de 11 a 17 anos, do nível básico ao avançado. 

Esse empenho, ao lado de outros colegas educadores, já rendeu frutos, com vários adolescentes conseguindo ingressar em cursos técnicos, graduações e programas de jovem aprendiz.

A colombiana Alina Lucero (17) é ex-aluna de Carol e está seguindo os mesmos passos como universitária de Engenharia de Controle e Automação. “O Pode Crer foi um segundo lar para mim como imigrante. Além dos conhecimentos, desenvolvi minha autoconfiança e tive oportunidades incríveis que nunca imaginava que pudesse ter. Posso descrever esse projeto como um salva-vidas que marcou o início do meu futuro”, compartilha Alina.

Outros jovens seguem o mesmo caminho: Guilherme Pedrozo (20), no curso de Ciências da Computação na UFSC, Ágata Cavalheiro (18) em Matemática na UFSC e Raoni Amaral (18)  que é jovem aprendiz numa empresa de tecnologia em Florianópolis.

Prêmio é um dos mais prestigiados no mundo

Carolina foi vencedora Prêmio Woodie Flowers Finalist Award 2024 na etapa regional do Brasil, um dos mais prestigiados campeonatos no mundo da robótica educacional. 

A premiação foi entregue durante a FIRST Robotics Competition (FRC), considerada a Olimpíadas dos Robôs, que aconteceu em Brasília, no mês de março.

O prêmio reconhece mentores por liderança, comportamento ético e habilidades de comunicação. Carolina foi escolhida entre 55 mentores da etapa regional. 

“É muito gratificante ver o reconhecimento de todo trabalho até aqui e mais emocionante ainda comemorar essa conquista ao lado da equipe que sempre sonhei em ter”, conta Carolina. 

Sobre o Programa Pode Crer

O Pode Crer é um programa social para crianças, adolescentes e jovens de comunidades periféricas, que querem seguir carreira profissional nas áreas tecnológicas e criativas, especialmente nas empresas de tecnologia e inovação da Grande Florianópolis.

Em 2024, Pode Crer é correalizado pela Associação João Paulo II e conta com patrocínio da Caixa e do Governo Federal, do Ministério dos Direitos Humanos, da  Fundação Salvador Arena (FSA), ChildFund Brasil, além do apoio dos parceiros FIESC e SEBRAE.

Mais informações: Lucano Brito (48) 99109-3918.

Mais informações:
Lucieni Braun (Gerência Executiva): lbraun@redeivg.org.br / (48) 3039-1828
Lucano Brito (Comunicação e Marketing): lucano@redeivg.org.br / (48) 99109-3918
Adriana Laffin (Assessoria de Imprensa): adriana@apoiocomunicacao.com.br / (48) 99998-7675

Fique por dentro das novidades da Rede IVG!

Últimas notícias

Padre Vilson Groh _ Uma mão sustenta a outra e, assim, as pontes vão sendo erguidas
No artigo "Uma mão sustenta a outra e, assim, as pontes vão sendo erguidas", pe Vilson nos convida a refletir sobre o direito à moradia digna
Instituto Pe. Vilson Groh é uma das 100 melhores ONGs no Brasil
Pela terceira vez, Instituto Pe Vilson Groh é eleito uma das 100 Melhores ONGs no Brasil – reconhecimento nacional pela excelência e impacto
Pe. Vilson fala sobre solidariedade em encontro no TCE:SC 2
Encontro no TCE/SC discute o coração solidário no controle público, destacando gestão eficiente orientada ao bem comum e compromisso social.